Skip to main content

Apuração do PIS/COFINS no Regime Misto

Apuração do PIS/COFINS no Regime Misto

Para que você consiga realizar o cadastro de PIS e COFINS em Regime de Apuração Misto, e realizar corretamente a Exportação do Arquivo EFD Contribuições para a Escrituração de operações com incidência nos regimes não-cumulativo e cumulativo.

Parametrização para as Empresas que Apuram no REGIME MISTO

Acesse o menu Manutenção>Empresas>Parâmetros Adicionais da Empresa

image.png

Inclua um novo Parâmetro informando o mês e ano para iniciar apuração no Regime Misto no Sistema.

image.png

Na aba Identificação defina que a Tributação da Empresa é Lucro Real

Imagem_1.png

Na aba Impostos sub aba PIS/COFINS/CSLL/IRPJ selecione os check box Regime Misto para apuração do PIS e para Apuração do COFINS.

Observação

Sempre que a Empresa alterar sua forma de Tributação um novo Parâmetro deverá ser Criado. Alterar a Forma de Tributação em um parâmetro poderá ocasionar erros.

O Sistema trará a DLG de pesquisa dos Códigos cadastrados na tabela de Impostos Federais. Não deverá ser informado o mesmo código para tipos de Apuração diferentes. Indicar nos campos Código do Imposto para PIS Cumulativo e outro para PIS Não Cumulativo, indicar também para o COFINS Cumulativo e outro para o COFINS Não Cumulativo.

Informar o mês a ano para início da Apuração no Regime Misto.

Imagem_2.png

É Importante verificar no menu Manutenção>Tabelas>Impostos Federais/Estaduais se o cadastro do código do Imposto está completo com informação da alíquota e do código de recolhimento do Imposto.

PIS Cumulativo 

Imagem_3.png

PIS Não Cumulativo

Imagem_4.png

COFINS Cumulativo

Imagem_5.png

COFINS Não Cumulativo

Imagem_6.png

Campo Código Receita sem preenchimento também gera erro no EFD Contribuições nos Registro M205 e M605.

Imagem_7.png

Cadastro do Produto

No menu Manutenção>Produtos

image.png

Edite o cadastro dos Produtos e informar o Tipo de Apuração a que o produto pertence. Cumulativo ou Não cumulativo.

É Importante os campos Situação Tributária (CST) de PIS e COFINS estejam preenchidas.

CST PIS Saída e CST COFINS Saída será utilizada para a importação dos arquivos das notas de serviços prestados.

Para a Apuração o Sistema utilizará os valores de base, alíquotas e valor do imposto informado na Escrituração do documento fiscal. Porém utilizará o Tipo de Regime Misto selecionado no Cadastro do Produto.

Imagem_8.png

Plano Fiscal 

Para todas as Operações os tipos de indicador de incidência tributária para Apuração de débitos e créditos de PIS/COFINS são configuradas no Plano Fiscal.

No menu Manutenção>Tabelas>Plano Fiscal

image.png

Selecione os check box quando há incidência de PIS, COFINS para as Saídas que geram débitos e check box Crédito de PIS Não Cumulativo e Crédito de COFINS Não Cumulativo para as Entradas que geram créditos.

O Campo íntegra as vendas e íntegra as compras serão utilizados para parametrizar os CFOP que devem compor a totalização do Faturamento e Relatório de Compras. 

Na mesma tela porém na Aba Classificação da Operação para DIPJ/DACON/SPED/DEFIS será informado o tipo de Operação, campo obrigatório para a Exportação do EFD Contribuições.

Para as Operações de Saídas que geram um débito então há incidência de Impostos deve ser selecionados os campos PIS/COFINS.

Para as Operações de Entradas que geram um crédito então deve ser selecionados os campos Crédito PIS Não – Cumulativo e COFINS Não – Cumulativo.

Operações de Saída

Imagem_9.png

Imagem_10.png

Operações de Entradas

Imagem_11.png

Observação

O preenchimento correto das configurações no Plano Fiscal evita erros na geração do Arquivo EFD Contribuições. Porque as informações destes campos serão exportados para os Registros M100 e M105 do EFD Contribuições.

Imagem_13.png

Apuração do PIS/COFINS Retido na Fonte.

Para as Empresas que destacam impostos de PIS/COFINS Retido na Fonte na escrituração dos documentos o Sistema continuará considerando os valores lançados no Livro Caixa. Foi incluído um campo que será preenchido automaticamente utilizando dados do cadastro do produto referente ao Regime Apuração Cumulativo e Não Cumulativo.

Imagem_14.png

Observação]

A Escrituração dos Campos Cumulativo e Não Cumulativo para o Livro Caixa será preenchida após a escrituração do Item de Serviço quando o usuário informar o código de produto com a configuração para o Regime Misto.

Imagem_15.png

Observação

Esta informação será utilizada para o Controle de saldos do PIS/COFINS Retido na Fonte nas tabelas PIS Retido na Fonte a Compensar – Detalhamento e COFINS Retido na Fonte a Compensar – Detalhamento.

Acesse o menu Manutenção>Acumulados Anteriores>PIS Retido na Fonte a Compensar – Detalhamento 

image.png

Imagem_16.png

Imagem_17.png

No menu Manutenção>Acumulados Anteriores>COFINS Retido na Fonte a Compensar – Detalhamento

image.png

Imagem_18.png

Em seguida será necessário realizar a Escrituração dos Livros de Saídas e dos itens das notas.

image.png

Imagem_19.png

Imagem_20.png

image.png

Imagem_21.png

Escrituração dos Livros de Serviços

image.png

Imagem_22.png

image.png

Imagem_23.png

Escrituração dos Livros de entradas

Escrituração do Livro de Entrada – Escrituração das notas de compras e notas de devolução de vendas

Para as notas de devolução de vendas somente quando há escrituração de produtos que apuram o PIS/COFINS no Regime cumulativo o usuário deverá informar o código de ajuste na aba Validadores.

image.png

Imagem_24.png

Imagem_25.png

image.png

Imagem_26.png

Para as notas de Compras que constar aquisição de produtos que apuram no regime cumulativo e não cumulativo o usuário fará a escrituração no Livro de Entradas indicando uma linha para cada alíquota e na escrituração do item será informado detalhado por produto, o sistema somente exportará para o EFD contribuições os produtos configurados no regime não cumulativo que geram direito a crédito.

Observação

Se na nota de compra houver aquisição de produtos cumulativo e não cumulativo para o Registro M100 somente será exportado os itens cujo o produto indicado configurado como Não Cumulativo.

Imagem_27.png

Imagem_28.png

Apuração do PIS/COFINS Regime Misto

Acesse o menu Relatórios>Relatórios Auxiliares Mensais → Apuração do PIS/COFINS Regime Misto

Imagem_29.png

Realize a conferência dos Relatórios de Apuração do PIS/COFINS

Para a Apuração do PIS/COFINS neste relatório o Sistema buscará todas as informações Escrituradas nos itens das Notas dos Livros de Entradas, Saídas, Serviços e dados das Retenções no Livro Caixa.

No Relatório será demonstrado Apuração do Regime Não cumulativo em seguida Apuração do Regime Cumulativo e para Finalizar trará os Totais para conferência do Registro M200 do EFD Contribuições.

Imagem_30.png

Imagem_31.png

Imagem_32.png

Imagem_33.png

Imagem_34.png

Finalizando o Relatório consta um Espelho do Registro M200/M600 do EFD Contribuições que trará as Totalizações dos valores dos impostos Apurados a Recolher do período Informado.

Imagem_35.png

Imagem_36.png

Geração das Guias de Recolhimento 

Para a Geração das Guias de Recolhimentos dos Impostos, acesse o menu Relatórios>Guia de Recolhimento>Demais Impostos Federais 

image.png

Para a Apuração do Regime Misto o Recolhimento do Imposto deve ser realizada com as guias separadas de acordo com o código de recolhimento uma para o PIS Cumulativo e outra para o PIS Não Cumulativo e assim também para o COFINS.

Deverá ser selecionado o Imposto Apurado conferir o Cód. Receita informar o vencimento e gerar a guia.

Obs.: O código da Receita o Sistema buscará em Manutenção>Tabelas>Impostos Federais/Estaduais conforme o código informado no Parâmetro da Empresa.

Imagem_37.png

Imagem_38.png

Geração do Arquivo EFD Contribuições 

A Exportação do Arquivo EFD Contribuições para a Escrituração de operações com incidência nos regimes não-cumulativo e cumulativo.

O Sistema exportará os valores por registros conforme o apurado no Relatório Apuração do PIS/COFINS Regime Misto.

O Sistema deverá considerar as informações do cadastro do produto se Cumulativo ou Não Cumulativo e a configuração do CFOP no Plano Fiscal para gerar os valores para os registros do EFD.

Na Escrituração dos Livro de Entradas, Serviços Tomados, Saídas e Serviços Prestados devem constar a escrituração dos itens das notas e o código do produto informado. Será obrigatório para que os valores apurados e exportados para o EFD Contribuições fiquem corretos.

Registro M100/500: Crédito de PIS/COFINS Relativo ao Período

Neste Registro o sistema exportará somente o crédito apurado no próprio período da Escrituração. Os valores da Tabela detalhamento de acumulados de PIS/COFINS será utilizado nos Registros M200 no campo 04 Valor do Crédito Descontado, Apurado em Período de Apuração Anterior. E recuperado do campo 13 do Registro 1100.

Registro M200/M600 

Para este registro será exportado a totalização dos débitos e créditos do Período Apurados no Sistema e demonstrados no relatório de Apuração Total do Regime Misto.

Tabela de Acumulados Registro 1100 e 1500 

Manutenção>Acumulados Anteriores>PIS a Compensar>Detalhamento

Manutenção>Acumulados Anteriores>COFINS a Compensar>Detalhamento

Tabela de Acumulados Registro 1300 e 1700

Manutenção>Acumulados Anteriores>PIS Retido na fonte a Compensar>Detalhamento

Manutenção>Acumulados Anteriores>COFINS Retido na fonte a Compensar>Detalhamento

Todos estes valores deverão ser conferidos utilizando o Relatório de Apuração do PIS/COFINS Regime Misto

Relatórios>Relatórios Auxiliares Mensais>Apuração do PIS/COFINS Regime Misto

Obs.: Se houver diferença de valores poderá ser utilizado a ferramenta para recalculo das Apurações do PIS/COFINS. 

Imagem_39.png