Emissão de Nota Fiscal Eletrônica
Veja também os itens:
Emissão de Nota Fiscal Eletrônica
Cadastrando Nota Fiscal para Entrega Futura
Cadastrando Notas Fiscais de Retorno de Mercadorias
Cadastrando Notas Fiscais de Crédito do Ativo Permanente
Cadastrando Notas Fiscais de Retorno de Industrialização
Emitindo Notas Fiscais Eletrônicas
Emitindo Notas Fiscais de Conta e Ordem
Emitindo Carta de Correção Eletrônica
Parametrizando o Gerenciador de Nota Fiscal Eletrônica
Cadastrando Carta de Correção Eletrônica
Cadastro de NFe (Nota Fiscal Eletrônica)
Gerenciamento de Transmissão e Inutilização de numeração de NFe
Emissão de Nota Fiscal Eletrônica
Emissão de Carta de Correção Eletrônica
Cancelamento de Nota Fiscal Eletrônica
Inutilização de Nota Fiscal Eletrônica
Envio do XML para a Transportadora
Nota Fiscal de Complemento de ICMS
Venda com pagamento através de Cartão de Crédito (Integração com Financeiro)
Venda de Produto em Consignação
Nota de Devolução (Empresa enquadrada no Simples Nacional para Empresa não enquadrada)
Nota Fiscal de Importação de Produtos
Transmissão de Nota Fiscal Eletrônica em Contingência
Envio do XML/DANFe/Boleto Bancário para o Destinatário da NFe
xPed e nltemped na Nota Fiscal Eletrônica
Cancelamento da Nota Fiscal Eletrônica
Venda de Mercadoria com Cartão de Crédito
Venda Interestadual de Produto com Origem Estrangeira
Para que o Sistema autorize a nota fiscal eletrônica é necessário que o menu Manutenção/Empresas/Dados Cadastrais estejam corretamente preenchidos de acordo com as informações do Certificado Digital.
Em seguida é necessário que no menu Manutenção/Empresas/Parâmetros Adicionais da Empresa – aba Principal esteja definido a utilização da Nfe, série, CFOP mais utilizado, Placa do veículo e UF mais utilizada.
O cadastro do cliente também deverá estar totalmente preenchido pois as informações serão validadas pela SEFAZ no momento da autorização da Nfe.
Em seguida será necessário o cadastro dos Produtos, para isso acesse o menu Manutenção/Produtos/Cadastra e preencha as informações de acordo com a atividade de sua empresa, as informações cadastradas serão validadas pela SEFAZ, desta forma se houver erros no cadastro, a Nota Fiscal Eletrônica não será autorizada.
Em seguida é necessário configurar o Gerenciador da Nota Fiscal Eletrônica, para isso é necessário que no Diretório onde foi instalado o Sistema seja criada algumas novas pastas:
Pasta NFe
Dentro da Pasta NFE, criar 4 novas pastas: ASSINADAS, CCE, RECIBOS, SCHEMAS.
Dentro da pasta SCHEMAS deverá ser salvo o arquivo Schemas disponibilizado pela SEFAZ.
Em seguida deverá ser acessado o menu Manutenção/Empresas/Parâmetros do Gerenciador da Nfe, na aba Principal deverão ser inseridas as pastas criadas anteriormente.
Na aba Mensagem de e-mail padrão clicando no botão “P” será configurada uma mensagem padrão para o envio do XML para os clientes, essa mensagem poderá ser alterada a qualquer momento.
Na aba Endereços Sefaz deverão ser inseridos os Endereços da SEFAZ, clicando no botão “P” esses endereços são configurados automaticamente podendo ser editados a qualquer momento.
Para o cadastro, assinatura e autorização da Nfe automaticamente é necessário acessar o menu Movimentação/Nota Fiscal Eletrônica/Cadastra, na aba Identificação defina o cliente, data e CFOP.
Na aba Itens, defina o produto da venda, quantidade e valor.
Salve a Nota Fiscal Eletrônica e, caso seja a primeira nota fiscal emitida pelo Sistema você deverá informar o número da mesma.
Em seguida o Sistema questionará se Deseja gerar o arquivo XML para transmissão, clique em SIM e será apresentada a tela de Geração/Validação/Assinatura do Arquivo XML.
Em seguida, caso todas as informações estejam corretamente cadastradas o Sistema apresentará a mensagem informando que a NF-e foi assinada e validada com sucesso.
Em seguida, se nos parâmetros do Gerenciador da Nfe foi configurado para realizar a transmissão da NFE automaticamente após a geração do XML o Sistema abrirá a tela do Gerenciador, já com a nota selecionada, clique em OK.
Após a transmissão o Sistema apresentará a mensagem Nota Fiscal autorizada com Sucesso, nesse momento essa Nfe já consta na base de dados da Sefaz, clique em OK.
Se foi definido nos Parâmetros do Gerenciador da Nfe o Sistema apresentará a tela para a impressão do DANFE, clique em Imprimir, Visualizar, Gerar Arquivo ou Enviar por e-mail.
Ao sair da tela de impressão do DANFe, se foi definido nos Parâmetros do Gerenciador da Nfe, o Sistema apresentará a tela para envio do arquivo XML e DANFE para o cliente (caso no cadastro do cliente o e-mail já esteja corretamente informado ele virá preenchido automaticamente), clique em OK e o e-mail será enviado.