Cadastrando Agentes Nocivos
Veja também os Itens:
- Cadastro de Equipamentos de Proteção Individual (EPI)
- Cadastrando Agentes Nocivos
- Cadastrando Itens da NR 06 e NR 09 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
- Vínculo da NR 06 e NR 09 com os Funcionários
- Cadastro da NR número 06 e NR número 09
- Vinculando Funcionários as NR 06 e NR 09
- Cadastro das Condições Ambientais do Trabalho/Agentes Nocivos
- Inconsistências e Erros ao Enviar o S2240 (Condições Ambientais do Trabalho-Agentes Nocivos) para o Portal do eSocial
Agentes nocivos são substâncias, organismos ou condições que podem causar danos à saúde humana, ao meio ambiente ou a outros organismos vivos. Eles podem ser classificados em várias categorias, dependendo de sua natureza e dos efeitos que provocam. Aqui estão algumas das principais categorias de agentes nocivos:
-
Agentes Químicos: Incluem substâncias tóxicas, como pesticidas, metais pesados (mercúrio, chumbo), solventes industriais, entre outros produtos químicos que podem causar envenenamento, câncer, danos aos órgãos e outros problemas de saúde.
-
Agentes Biológicos: Envolvem organismos vivos, como bactérias, vírus, fungos e parasitas, que podem causar infecções, doenças e outras condições prejudiciais à saúde.
-
Agentes Físicos: Incluem fatores como radiação (ionizante e não ionizante), ruído excessivo, temperaturas extremas (calor ou frio), vibração, entre outros, que podem causar lesões físicas ou doenças ocupacionais.
-
Agentes Ergonômicos: Envolvem condições de trabalho que podem causar estresse físico ou lesões devido a movimentos repetitivos, posturas inadequadas, levantamento de peso, entre outros.
-
Agentes Psicológicos: Fatores como estresse, assédio, sobrecarga de trabalho e outras condições que podem afetar a saúde mental e emocional das pessoas.
-
Agentes Mecânicos: Relacionados a equipamentos e máquinas que podem causar acidentes e lesões físicas, como cortes, esmagamentos, quedas e outros tipos de acidentes de trabalho.
Controlar a exposição a esses agentes é fundamental para a promoção da saúde e segurança no trabalho e na comunidade em geral.
Os laudos que identificam agentes nocivos no contexto da Saúde e Segurança do Trabalho (SST) são documentos técnicos elaborados por profissionais qualificados, como engenheiros de segurança do trabalho, médicos do trabalho e outros especialistas. Esses laudos têm o objetivo de avaliar, identificar e quantificar os riscos ocupacionais a que os trabalhadores estão expostos. Alguns dos principais laudos utilizados para identificar agentes nocivos incluem: PPRA, PCMSO, LTCAT, AET, etc.
Informações sobre a exposição do trabalhador a fatores de riscos ambientais, por período, ainda que estejam neutralizados, atenuados ou exista proteção eficaz. Facultativamente, também poderão ser indicados os fatores de riscos ergonômicos e mecânicos.
OBS.: Após a implantação da migração dos dados do PPP em meio magnético pela Previdência Social, as informações relativas aos fatores de riscos ergonômicos e mecânicos passarão a ser obrigatórias
Os Agentes Nocivos devem ser cadastrados de acordo com as informações do O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) da sua Empresa.
Para cadastrar os Agentes Nocivos da Empresa, acesse o menu Manutenção>Tabelas>Agentes Nocivos>Cadastra;
Na aba Detalhes do Agente Nocivo informe:
Código
Código para o eSocial - Para informar esse código, clique no DLG (...) existente ao lado direito do campo e o Sistema irá apresentar todos os Códigos existente, Defina o código de sua Empresa.
Critério de Avaliação: Defina se o critério é Quantitativo ou Qualitativo.
Os termos "quantitativo" e "qualitativo" são frequentemente utilizados em pesquisas e análises para descrever diferentes abordagens na coleta e interpretação de dados.
Descrição de Agente Nocivo: campo digitável conforme seus critérios
Intensidade da Exposição - Este campo só ficará disponível se o Critério de Avaliação for Quantitativo
Limite de Tolerância - Para que este campo seja habilitado será necessário que o Critério de Avaliação seja Quantitativo e dependerá também do Código (eSocial) informado, pois existem códigos que não possuem Limite de Tolerância.
Tipo - informe se o Tipo do Agente Nocivo é Químico, Físico, Biológico, Ergonômico ou Mecânico
Unidade de Medida - Este campo só estará habilitado quando o Critério de Avaliação for Quantitativo
Pesquise pela Unidade de Medida para medição do Agente Nocivo
Técnica utilizada para medição - Este campo só estará habilitado quando o Critério de Avaliação for Quantitativo
Na Aba EPC/EPI informe:
Se utiliza EPC (Equipamento de Proteção Coletiva)
EPC Eficaz na neutralização dos riscos ao trabalhador - Este campo só estará disponível se o campo Utiliza EPC for definido com código 2 (Implementa)
Se utiliza EPI (Equipamento de Proteção Individual)
EPI Eficaz na neutralização dos riscos ao trabalhador - Este campo só estará disponível se o campo EPI for definido com código 2 (Utilizado)
Em seguida informe o campo Detalhes, clique no botão Novo para pesquisar os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual que foram cadastrados no menu Manutenção>Tabelas>EPIs
Digite a Descrição do EPI e Salve o cadastro;
Observação: Se a empresa possui um mesmo Agente Nocivo com características diferenciadas de acordo com o Departamento da Empresa, será necessário cadastrar um agente nocivo para cada departamento.
Por Exemplo, Ruído com intensidade maior em um departamento e menor em outro.
Cada funcionário terá o cadastro das Condições Ambientais ao qual está exposto, ao cadastrar alimentará os campos necessários para envio do s2240.