Valores retidos do Fiscal para DIRF
Para Exportar os valores Retidos do Fiscal para DIRF deverá seguir as seguintes instruções:
Nos Parâmetros Adicionais da Empresa deverá estar habilitado que escritura o Livro de Serviços Tomados e o Livro Caixa. clique aqui
Na aba “Impostos” e sub aba “Impostos Retidos” deverão constar os códigos para cada imposto retido.
Observação: caso o recolhimento ocorra de forma unificada os códigos separados não deverão ser preenchidos, somente o parâmetro do recolhimento unificado para o PCC.
Na aba “Integrações” e sub aba “Livros/Sistemas/Validadores” selecionar que “Integra ao Livro Caixa”.
Posteriormente acessar o Menu Manutenção> Tabelas> Impostos Federais/Estaduais> Manutenção> Avançar.
Localize os registros dos impostos retidos: Pis Retido Na Fonte, COFINS Retido, Contribuição Social e IRRF e informe o Código da Receita e alíquota para o recolhimento individual ou se optou pelo recolhimento unificado.
Feito esse processo cadastre o Fornecedor no Menu Manutenção> Fornecedores> Cadastra.
Após cadastre as notas de serviços tomados no Menu Movimentação> Escrituração dos Livros Fiscais> Escrituração do Livro de Serviços Tomados.
Caso a retenção ocorra em processos que não sejam serviços tomados os mesmos poderão ser escriturados no Menu Movimentação> Escrituração dos Livros Fiscais>Demais Documentos e Operações> Cadastra.
Anote as informações do documento como o nº, a data de entrada e o valor do imposto Retido para possíveis conferências.
Na sequência deverá ser cadastrado o CFOP para a integração com o Livro Caixa no Menu Manutenção> Integrações> Contas Contábeis> Códigos Fiscais e Vínculo com o Livro Caixa> Cadastra.
Para fazer a geração do Livro Caixa acessar o Menu Movimentação> Gera Dados p/ Livro Caixa> Geração onde o sistema irá fazer o registro automático das informações das retenções no Livro Caixa.
Folha de Pagamento:
Para exportar a DIRF acessar o Menu Utilitários> Exportação de Dados> DIRF e informar os mesmos códigos da Receita dos Impostos retidos escriturados no sistema Fiscal. Após salvar o arquivo o valor das retenções será exportado para a DIRF.