Importação de Dados do Arquivo REDF
IMPORTAÇÃO DE DADOS DO ARQUIVO REDF
.
Para que a Importação de Arquivos Redf possa ser realizada, ir primeiramente no menu Manutenção/Empresas/Parâmetros Adicionais da Empresa.
.
.
.
Na aba Livros Saída, deverá estar informado que a empresa escritura o livro de saídas e que possui escrituração de CUPOM FISCAL.
.
.
.
Após estar parametrizado, deverá ser acessado o menu Utilitários/Importação de Dados/Arquivo TXT no padrão REDF.
.
.
.
O Sistema apresentará a tela para definição do modelo a ser importado e o CST – ICMS.
.
.
.
Em seguida deverá ser informado o local onde estão salvos os arquivos.
.
.
.
Caso a máquina emissora não esteja ainda cadastrada no sistema, vai ocorrer a seguinte mensagem de erro durante a importação. Nesse caso será necessário cadastrar a máquina emissora.
.
.
.
Para cadastrar a máquina emissora de cupom fiscal, deverá ser acessado o menu Manutenção/Tabelas/Emissor de Cupom Fiscal.
.
.
.
Informe no campo série a mesma série apresentada na Inconsistência.
.
.
.
Após ter sido cadastrada a máquina, deverá voltar no menu e importar o arquivo novamente.
.
.
.
Na tela seguinte informe da data dos arquivos que foram importados.
.
.
.
INSTRUÇÕES PARA REDF no Sistema (Nota Fiscal Paulista)
.
.
A Nota Fiscal Paulista é basicamente uma “cópia” da NF, portanto deverá ser escriturada “Todas” as NF de saída, com todos os ítens de produtos informados nela.
.
1 – Deverá ter os produtos contidos nas NF cadastrados no Sistema, no menu MANUTENÇÃO/PRODUTOS
– Aba “Identificação” preencher código produto, e descrição.
– Aba “Unidade Medida” selecionar a unidade de medida correspondente ao produto (CX, KG, UN, LT etc)
– Aba “Informações Fiscais” selecionar para “Incidência Fiscal” e “Código de Tributação” as tabelas A e B da tabela de Situação Tributária respectivamente:
.
.
Fonte: site http://www.praticacontabil.com.br (necessário verificar se existe atualização na legislação para as tabelas)
2 – Deverá também habilitar nos parâmetros da Empresa as opções para escriturar os ítens das NF e para habilitar o campo de CNPJ/CPF na escrituração das NF, para isso, acesse o menu MANUTENÇÃO/EMPRESAS/PARÂMETROS ADICIONAIS DA EMPRESA – Aba “Livros Entradas” habilitar a opção Escritura ítens – De todas as Notas.
.
.
Aba “Exportações” habilitar a opção que Integra a Contabilidade com fornecedores e clientes analítico.
.
.
OBS: Ao cadastrar as NF a partir dessa opção, o Sistema exigirá o cadastro dos CFOP´s na tabela de Integrações Contábeis; Pela finalidade dessa parametrização ser transmissão da REDF e não integração contábil, basta acessar o menu MANUTENÇÃO/INTEGRAÇÕES/CONTAS CONTÁBEIS/COD FISCAIS E HIST LV CX e cadastrar todos os CFOP´s utilizados na escrituração da Empresa, ou ir cadastrando-os a medida que o Sistema for pedindo.
.
.
Caso você faça integração entre o Sistema de Livros Fiscais com o Sistema de Contabilidade, deverá além de preencher o CFOP, selecionar integração com Contabilidade, Conta de Débito, Conta de Crédito e Histórico para o lançamento da opção selecionada no campo Integração com a Contabilidade.
.
Feita essa parametrização, basta cadastrar as NF, observando:
– No caso da NF modelo 2, observar a série da NF que deverá ser necessariamente D, D1 ou D2
– No caso da NFmodelo 2, caso não fornecido o CPF/CNPJ do destinatário, basta deixar o campo “em branco”
– No caso da NF modelo 1, é obrigatório o preenchimento dos dados do destinatário, envolvendo CPF/CNPJ, nome, endereço válidos
.
.
Após a gravação da NF, o Sistema perguntará “Deseja escriturar os ítens das NF”? optando por “Sim”, o Sistema trará a tela de ítens devendo então ser preenchido o código do produto, quantidade e valor total.
.
.
.
.
OBS: Caso já tenha escriturado a NF anteriormente, ou necessite fazer alguma alteração, basta acessar o menu MOVIMENTAÇÃO/ESCRITURAÇÃO DOS ITENS DAS NOTAS FISCAIS.