Importação da NFC-e (Modelo 65)
Nos Parâmetros Adicionais da Empresa verificar se está habilitado o Livro de Saídas.
Para que a importação fique correta será necessário configurar os códigos fiscais utilizados, relacionando a uma situação tributária do ICMS e ainda será informando onde será lançada a diferença entre base de cálculo e valor contábil para IPI e ICMS no Menu Manutenção> Empresas> Configurações de Importação de NF-e/NFC-e, CT-e/CT-eOS, CF-e> Cadastra.
Durante a importação o sistema ira verificar o Código Fiscal e a situação tributária do ICMS para atribuir o valor da diferença para o campo isentas ou outras de ICMS e IPI.
Para que a Importação da NFC-e (modelo 65) seja realizada com sucesso é necessário acessar o Menu Utilitários> Importação de Dados> Arquivos no padrão do Emissor NF-e/NFC-e.
No campo Diretório do Arquivo Origem, informe a pasta onde estão salvos os arquivos XML.
Também será verificado durante a importação se o cliente/fornecedor da nota fiscal do Consumidor já possui cadastro. Se esse cadastro não existir, ele será feito automaticamente durante a importação.
Para os XMLs que não possuem Cliente cadastrado, será considerado o cliente do campo Cliente para notas modelo 65 sem Destinatário.
Indicar um CFOP para notas canceladas.
Informar também o Tipo de item dos produtos.
Ao clicar em Ok o sistema iniciará a importação do XML da Nota Fiscal do Consumidor.
Depois de todas as notas fiscais importadas o Sistema dará mensagem “Importação concluída com sucesso”.
Para verificar a importação realizada, acesse o Menu Movimentação> Escrituração dos Livros Fiscais> Escrituração do Livro de Saídas> Manutenção.
Faça a pesquisa pelo Modelo da Nota (65).
Clique na Seta Avança.
O Sistema abrirá a tela com a Nota Fiscal do Consumidor que foi importada anteriormente, peça a visualização ou edição da mesma.