Parametrizando a Empresa - Integrações
Essas informações são referentes somente à empresa que você está inicializando agora. Preste muita atenção porque são elas que determinarão a forma que o sistema funcionará com relação a essa empresa, inclusive, disponibilizando, ou não, alguns campos e recursos do sistema. Portanto, se você observar que determinada opção não está disponível é porque, de acordo com suas informações, a empresa não precisará dela. A tela para você fornecer essas informações é subdividida em abas.
Para realizar a parametrização da Empresa, acesse o menu menu Manutenção>Empresas>Parâmetros Adicionais da Empresa
CONTABILIDADE
Informe se a empresa fará a a integração com a Contabilidade, e também:
- a) Se haverá desdobramento
dosdos códigos fiscais. O desdobramento lhe permitirá, por exemplo, separar as compras e vendas em à vista e a prazo. Você fará isso nomenumenu Manutenção/Integrações/Contas Contábeis/Códigos Fiscais e Vínculo com Livro Caixa/Cadastra. - b) Se fará a contabilização
porpor centro de custo. - c) Informe se contabilizará Trimestralmente o valor do IRPJ e Contr. Social
- d) Informe se
seusseus clientesee fornecedoresserão Sintéticos (apenas uma conta contábil paraosos clientesouou fornecedores) ou Analíticos (clienteseefornecedoresfornecedores com contas contábeis individualizadas) e, nesse caso, marcar a opção “ Cadastra nova conta no plano de contas ao inserir um novo cliente ou fornecedor” e indiqueosos grupos de contas de clientes(NACIONAL, EXTERIOR) e fornecedor (NACIONAL, EXTERIOR)onde o Sistema deverá cadastrar as contas novas.Obs:As contas analíticas também poderão ser cadastradas de forma manual diretamentenono Plano deContasContas da empresa. - e) Se tratando
dede filial,informe qual o destino da exportação:matriz ou a própria filial. - f) Informe se inclui como complemento do histórico para a contabilidade,
aa razão socialdos emitentes dos documentos fiscais, e ainda se preferir, pode assinalar para substituir a razão social pelo nome fantasia do emitente. - Informe se a integração com o Sistema de Contabilidade será feito através de vínculo, neste caso ao realizar a escrituração dos livros, automaticamente o Sistema irá gerar
oo Lançamento Contábil.
LIVROS/SISTEMAS/VALIDADORES
GIA
Informe se a empresa empresa entregará a a GIA e se a empresa tem tem Substituição Tributária. Indique também o o regime tributário. No caso de Regime de Estimativa o sistema abre, em seguida o campo para que você informe o o valor fixado para o período. A exportação para o sistema da da GIA você faz no menu menu Utilitários/Exportação de Dados/Gia Eletrônica.
Livro Caixa
As opções de integração com o o livro caixa estarão disponíveis apenas se a opção de de Escrituração do Livro Caixa estiver assinalada.
Integra Livro Caixa: essa opção permitirá que a partir da escrituração do do livro de Entradas, Saídas e e Serviços sejam gerados lançamentos para o o Livro Caixa automaticamente. Veja mais informações em em Integrando o Livro Caixa.
Utiliza Vínculo: a a cada lançamento inserido nos livros de Entradas, Saídas e Serviços, será gerado um lançamento para o livro caixa. Do contrário, você deverá executar a geração dos dados para o livro caixa, de um determinado período. Veja mais informações em em Integrando o Livro Caixa
Financeiro
A opção de de Integração com o Financeiro estará disponível apenas se utilizar o o Sistema Financeiro. Assinalando esta opção no menu menu Manutenção/Integrações/Contas Contábeis/Financeiro será permitido permitido configurar os códigos dos impostos para que, ao ao gerar as guias, sejam cadastrados no Sistema Financeiro uma uma duplicata como conta a pagar.
Centro de Custo
Se fará a contabilização por por centro de custo, logo abaixo estará disponível os campos para você informar os os níveis do Centro de Custo que deseja utilizar, se apenas um, ou como num plano de contas, você poderá estabelecer até 3 níveis de detalhe. Lembre-se de cadastrar os seus "centros de custo" no menu menu Manutenção/Tabelas/Centros de Custo (ver item item Cadastrando Centros de Custo).
IMPORTAÇÃO DE NFE E XML
Configurações padrão da importação de XML no padrão do emissor NF-e, onde é possível determinar determinar onde estarão os arquivos a importar, para onde serão o movidos os arquivos importados e se a a tela de importação de arquivos XML será aberta sempre que a empresa for definida.
PGDAS
Essa aba será utilizada apenas por empresas com com tributação Simples Nacional, onde através do Código de acesso ou Certificado digital da empresa, o sistema conseguirá fazer uma uma integração com o PGDAS.
Utilizando uma das duas opções o sistema será direcionado à página do PGDAS/Ecac Ecac a fim de se fazer a comparação com a apuração demonstrada no Sistema.
Ao finalizar os sistema gerará alguns alguns PDFs do mês (Recibo/Guia/Extrato/Declaração)
Veja também os Itens:
- Cadastrando Empresas
- Parametrizando a Empresa
- Realizando Operações por Grupo de Empresas
- Criando Empresas Modelo
- Inscrições Estaduais (da Empresa definida, para Outros Estados)
- Cadastro da Participação no Capital Total da Empresa
- Definindo Empresa
- Parametrizando Empresa - Integrações
- Trabalhando com Micro Empresa
- Parametrizando Empresa - Responsável
- Empresas Prestadoras de Serviços (Lucro Presumido) obrigadas a entrega da EFD Contribuições
- Calculando a Receita Bruta Acumulada de uma Empresa Enquadrada no Regime Simples Nacional
- Parâmetros para Empresa Optante pelo Lucro Presumido
- Parâmetros para Empresa Optante pelo Lucro Real
- Configuração de Empresa Prestadora de Serviço, Lucro Presumido, para entrega da EFD
- Cadastro e Parametrização de Empresas Imune/Isenta
- Parametrizando Empresa Indústria




