Skip to main content

Cadastrando Centros de Custo

Verifique junto a sua equipe de Contabilidade antes de realizar a parametrização na Folha de Pagamento, inclusive sobre o preenchimento dos níveis, pois uma vez que marcado e salvo não é possível reverter a parametrização!

Para que você consiga cadastrar e trabalhar com Centro de Custo, primeiramente deverá acessar o menu  Manutenção>Empresas>Parâmetros Adicionais da Empresa

image.png

Aba Parâmetros 3

Defina que Utiliza Centro de Custo

Defina também quantos níveis terá o Centro de Custo utilizado e quantos caracteres terá cada nível

  • O Sistema permitirá a utilização de até 3 níveis de Centro de Custo
  • O total de caracteres dos Centro de Custo poderá ser até 7, incluindo o ponto que divide um nível do outro

image.png

Em seguida deverá ser feito o  Cadastro do Centro de Custo

Após a alteração nos Parâmetros 3, será habilitado o menu Manutenção>Funcionários>Tabelas>Centro de Custo para cadastra-los.

image-1685191995419.png

Informe o Código, Descrição e Local:

No campo Imprime pro-labore e remuneração de autônomo para este Centro de Custo: Você deve assinalar esta opção apenas para o centro de custo ao qual deverá ser atribuídos os valores dos sócios e dos autônomos.

Por exemplo, os valores de pró-labore e remuneração de sócios só são integrados à Contabilidade pelo centro de custo que estiver com esta opção assinalada. Para evitar duplicidade de valores nos cálculos da GPS e na integração com o Sistema de Contabilidade é necessário que apenas um centro de custo esteja com esta opção assinalada.

image-1682441587934.png

IMPORTANTE:  Caso você tenha informado que trabalhará com centro de custo em níveis,  isto é, com mais de um nível, no momento da seleção do parâmetro "utiliza centro de custo" nos parâmetros adicionais da empresa, o cadastro do centro de custo no sistema obedecerá a estrutura definida de acordo com os níveis que você especificou.  Além disso bloqueará o cadastro de centro de custo que não tem o nível anterior cadastrado.

Por exemplo:  Se a estrutura do centro de custo foi definida em 3 níveis, sendo que o primeiro nível tem 1 dígito, o segundo nível tem 1 dígito e o terceiro nível tem 3 dígitos, o cadastro ficaria da seguinte forma:

A) 1. .
B) 1.1.
C) 1.1.001
D) 1.1.002

E você não conseguirá cadastrar a estrutura do centro de custo C antes do centro de custo B, e assim sucessivamente.

Caso você tenha optado por trabalhar com apenas um nível de centro de custo, não utilize qualquer separação entre os dígitos no momento do cadastro (como "/", "-", ".", etc), pois se for necessário, o correto é você optar pela utilização de níveis e cadastrá-los de acordo com a "máscara" que o sistema montará em função dos níveis informados nos parâmetros da empresa, como no exemplo acima.

Em seguida será necessário realizar o vínculo dos Funcionários aos Códigos de Centro de Custo cadastrados cadastrados 

Acesse o menu Manutenção>Funcionários>Manutenção de Funcionários>Manutenção

image.png

Edite o cadastro dos funcionários e na aba Informações Contratuais>Informações para Cálculo, informe o código do centro de custo ao qual o Funcionário pertence.

image-1682627311842.png

Obs: Ao incluir ou alterar um Centro de Custo para o Funcionário, será criado automaticamente um registro na tabela de Alterações Cadastrais, registrando assim um histórico de Centro de Custo para o Funcionário.

image-1682627363125.png

image-1682627381560.png

Veja também os itens: