Reajustando os Salários
Veja também os itens:
Procedimento pra o cálculo do Dissídio Coletivo - vinculado a data de assinatura do dissídio
Gerando Folha de Pagamento Complementar
Para reajustar os salários dos funcionários você tem três opções:
A primeira, que deve ser feita individualmente, consiste em alterar o salário do funcionário diretamente em seu cadastro, no menu Manutenção/Funcionários/Manutenção de Funcionários/Manutenção - Aba informações Contratuais>Informações para Cálculo.
Deve-se ter o cuidado de informar o valor anterior no campo salário anterior. Isto é necessário para que o sistema registre a alteração na tabela de alterações salariais do funcionário. Esta tabela pode ver acessada em Manutenção/Funcionários/Atualização de Carteira.
Importante: É necessário que ao se efetuar o reajuste salarial o mês definido seja o mês do reajuste.
A segunda maneira de reajustar o salário de seus funcionários é utilizando o módulo de cálculo de dissídio acessando o menu Movimentação/Rotinas Mensais/Cálculo de Dissídio.
Neste módulo você pode reajustar o salário ou eliminar um reajuste feito anteriormente. Você poderá atribuir um reajuste a uma faixa de funcionários, cargo ou sindicato. Indicará também se o reajuste é uma porcentagem, um valor a ser acumulado ao salário atual ou um valor pronto para substituir o atual e além disso, deverá informar a data que ocorrerá o reajuste. Este módulo também atualizará a tabela de alterações salariais, no menu Manutenção/Funcionários/Atualização de Carteira.
A terceira é acessando o menu Movimentação>Rotinas Mensais>Alteração Salarial
Clique em Gera, informe os funcionários, qual será o tipo de alteração, no campo valor informe a porcentagem, valor a acrescentar ou valor a substituir o atual e a data do Reajuste Salarial, na parte inferior da tela informe o Motivo da Alteração Salarial e clique em OK
Será gerada uma alteração salarial no menu Manutenção>Funcionários>Alteração Salarial