Previdência Sócios e Autônomos - Valores Complementares
Veja também os Itens:
- Tabela de INSS
- Previdência Sócios e Autônomos - Valores Complementares
- Previdência - Valores Complementares de Funcionários
Para que você informe ao Sistema os Valores Base e de Impostos recolhidos em Outra Empresa, para que o Sistema considere no cálculo do INSS esses valores e não desconte um valor acima do teto estipulado pela legislação será necessário acessar o menu Manutenção>Funcionários ou Sócio/Autônomos>Previdência - Valores Complementares.
Os cálculos serão realizados sempre que os valores ultrapassarem o valor Teto para o INSS.
Quando você informar para o Sistema o valor Base de INSS e INSS recolhido em uma outra Empresa, o Sistema irá somar todas as Bases de INSS (incluindo a definida no Sistema), chegando no valor total de todas as empresas onde aconteceu cálculo de INSS e aplicará sobre esse valor a Tabela de INSS.
Caso o valor atinja o teto da Previdência Social, o Sistema irá realizar o desconto apenas da diferença de INSS (até chegar ao valor do teto de desconto).
Cálculo da Previdência utilizando Cálculo Proporcional:
Se for assinalado o campo Cálculo da Previdência utilizando Cálculo Proporcional
- O sistema irá somar os valores para Base do INSS,
- Os valores da Base do INSS de Rendimento de Autônomo nesse caso, não serão considerados para o cálculo.
- Em seguida, aplicará esse valor na tabela de INSS, onde aplicará a taxa de 11% ou 20%. Somente nesse caso considerará o cálculo proporcional.
- Em seguida, o sistema dividirá o INSS encontrado, pela Base de INSS encontrada, multiplicando pela Base do INSS do salário, ou, desse resultado será subtraído o valor do INSS do autônomo,
Se NÃO for assinalado o campo Cálculo da Previdência utilizando Cálculo Proporcional
- O sistema calculará o valor do INSS considerando o definido no pró-labore da empresa,
- somando também a base do INSS definida em Outros Vínculos, ou seja, no item Retenção realizada por outros estabelecimentos - Base do INSS.
- Em seguida, aplicará na tabela do INSS em vigor no período de referência, e subtrairá o valor do INSS informado no item Retenção realizada por outros estabelecimentos.
Exemplo:
Supondo que o valor pago no Pro labore para o sócio seja de $ 1.800,00, e que a retenção realizada por outros estabelecimentos seja de $ 1500,00 como base do INSS e $ 165,00 como Valor do INSS.
Quando você informar para o Sistema o valor Base de INSS e INSS recolhido em uma outra empresa, o Sistema irá somar todas as bases do INSS (incluindo a definida no Sistema), chegando no valor total de de todas as empresas onde aconteceu cálculo de INSS e aplicará sobre esse valor a Tabela de INSS.
Caso o valor atinja o teto da Previdência Social, o Sistema irá realizar o desconto apenas da diferença de INSS (até chegar ao valor do teto de desconto).
Na tela apresentada pelo sistema você deverá informar:
- Código do Sócio/Autônomo
- Mês e Ano de Competência
- Valor da Previdência Privada (se houver)
- Mês e Ano fim da validade
Clique no Botão Novo para informar os valores recolhidos em Outra Empresa
- Informe se o recolhimento na outra empresa foi Antes da Empresa definida no Sistema ou Depois da Empresa definida no Sistema
- Tipo de Inscrição do Empregador (CNPJ ou CPF)
- Número da Inscrição do Empregador
- Base de Calculo do INSS da outra Empresa
- INSS Recolhido através da outra Empresa