Skip to main content

Gerando Pagamento de Férias

Para gerar férias é importante que você verifique no menu Movimentação>Rotinas Mensais>Altera Arquivo de Férias se o período aquisitivo para o qual você deseja gerar férias para o funcionário está registrado e se está tudo correto.

ATENÇÃO:

a) Para férias que, ainda serão gozadas, nunca insira o período nesse cadastro. Essas datas serão preenchidas pelo sistema depois que você pedir a geração das férias correspondentes ao período aquisitivo em aberto;

image-1682595136781.png

b) É importante que você verifique, no menu Manutenção/Sindicatos, se foi definido o critério para média de eventos do funcionário e o período que deve ser considerado:  com base nos meses do período aquisitivo ou  ou com base nos meses anteriores ao gozo. Essas informações são fundamentais para o correto cálculo dos valores.

image-1682595352053.png

c) O mês de referência deve ser aquele em que se iniciarão as férias.
d) Caso a sua empresa estiver parametrizada que Rateia as Férias e o 13º Salário, e se o funcionário prestar serviço em obra, será possível (ou obrigatório, caso não esteja informada uma obra padrão no cadastro do funcionário) a entrada de informações referentes ao rateio deste modo. Para maiores informações sobre o rateio dos funcionário veja o item Rateando Eventos para Diversos Tomadores.

Feita a conferência, acesse o menu menu Movimentação/Rotinas Mensais/Holleriths Funcionários,  selecione o modo de Geração  Férias,  e em seguida clique no botão  Geração.

image-1682595543670.png

image-1682595562606.png

image-1682595598368.png

Informe o funcionário ou a faixa de funcionários para os quais deseja gerar as férias.

Veja que você tem opção de informar se são férias coletivas. Assinalando esta opção o sistema irá gerar férias coletivas para os funcionários e, aqueles admitidos durante o ano de geração, o sistema irá calcular o número de dias das férias coletivas de acordo com o que o funcionário tem direito conforme sua data de admissão. Para os funcionários enquadrados nesta situação, o sistema irá gerar um novo período aquisitivo a contar da data final de gozo das férias coletivas. Já os funcionários com mais de um ano de tempo de serviço, o sistema apenas irá gerar um registro com os dias restantes de férias a serem gozadas pelo funcionário dentro do período aquisitivo que ele tem direito.
Informada Informada as opções desejadas, clique em “OK”

image-1682595733033.png

Observe que, na tela que se abre, o sistema traz o número de faltas do período se houver, a média de horas extras no período e valores acumulados no período se houver. Isso significa que todos os eventos para os quais você informou que seriam acumulados e incorporados para férias estão sendo considerados no cálculo; tanto os eventos em horas como em valores. A média de horas trabalhadas é calculada e se torna disponível para alteração se o funcionário for horista e o sistema estiver parametrizado para considerar a média de horas trabalhadas no cálculo das férias, 13º salário e salário maternidade dos funcionários horistas.
Informe, então, o início do período de gozo, o final do período de gozo e a data de pagamento das férias. Informe também o número de dias de gozo de férias e o número de dias de abono pecuniário, se necessário.
Caso esteja gerando férias coletivas, observe que o sistema irá mostrar as informação do sindicato do funcionário, como o nome e os dias a serem desconsiderados na contagem dos dias de férias coletivas.

image-1682595964892.png

OBS: Para desconsiderar os atrasos como Falta em horas no período, acesse o menu Manutenção > Eventos > Manutenção e desmarque a opção Considera para cálculo dos dias de Férias. Após desmarcar, elimine as férias e gere novamente.

image.png

Ao clicar em “OK”, na tela que se abrir, informe o hollerith que o sistema deverá utilizar para gerar as férias.

Informe o hollerith de acordo com as formas de pagamento de férias:

image-1682596028823.png

 

Férias normais:  Para gerar férias normais, ou seja, férias de 30 dias acrescentando o pagamento de 1/3 do salário, existe no sistema o hollerith FÉRIAS1 que contém os eventos: e013 (férias normais), e044 (1/3 de férias), e301 (INSS), e306 (retenção de IR sobre férias) e e601 (depósito do FGTS).


Férias com abono pecuniário:  Você escolherá o hollerith FÉRIAS2 para gerar 20 dias de férias (descansadas) e pagar 10 dias de abono pecuniário. Esse hollerith contém os eventos e023 (abono pecuniário) , e061(férias com abono pecuniário), e064 (1/3 de férias), e078 (1/3 de abono pecuniário), e 301 (INSS), e 306 (retenção de IR sobre férias) e e601 (depósito de FGTS);


Férias normais com antecipação do pagamento do 13º salário:  Nesse caso você utilizará o hollerith FÉRIAS3. Esse hollerith contém, além dos eventos do hollerith FÉRIAS1, os eventos e012 (adiantamento 13º salário) e o evento e302 (retenção de IR sobre 13º salário) e e609 (depósito de FGTS sobre 13º salário).


Esses holleriths são os já existentes no sistema mas você pode criar outros holleriths de acordo com a sua necessidade. Para visualizar como cadastrar Hollerith Padrão clique aqui.


Uma vez definido qual o hollerith que o sistema utilizará para gerar as férias basta clicar em “OK”.

image-1682596250643.png

É importante salientar que, se as férias geradas tiverem o período dividido em meses de competência diferentes, por exemplo de 15/11 a 14/12, quando você gerar o hollerith mensal do funcionário, o sistema fará, automaticamente, a divisão dos períodos das férias. O hollerith referente ao mês de novembro conterá 16 dias de férias e o hollerith referente ao mês de dezembro conterá os últimos 14 dias. Portanto, você não precisa se preocupar em fazer o rateio para que o hollerith seja gerado corretamente e os seus encargos calculados de acordo com a competência dos valores pagos.