Utilizando o Gerador de Relatórios - Selecionando Tabelas e Campos
SELECIONANDO TABELAS E CAMPOS
Clicando no botão novo, o sistema irá apresentar a tela para que você comece selecionando as tabelas que irão fazer parte do relatório através do botão (tabelas). No exemplo abaixo, selecionamos as tabelas CLIENTES (Cadastro de Clientes), REGIAO (Cadastro de Regiões) e CONTAREC (Contas a Receber).
Veja que a tabela de Funcionários tem o campo CodFunc que é o código do funcionário que também está na tabela de Holleriths Gerados (campo Codigo). Isto significa que as duas tem relacionamento entre si.
Quanto a tabela de Holleriths Gerados e Eventos existe o mesmo campo CodEvent que é o código do evento. O sistema permitiu a seleção destas tabelas, visto que, existem relacionamentos das informações entre elas.
Portanto podemos utilizar campos das 3 tabelas, mesmo que o relacionamento não seja comum entre todas elas, mas ao menos exista o relacionamento na sequência da seleção. Pois se olharmos a tabela de Funcionários com a tabela de eventos, não existe nenhum campo que relacione, ligue uma com a outra. E se ao selecionarmos as tabelas, escolhêssemos a tabela Funcio e logo em seguida a de Eventos o sistema iria exibir a mensagem que as tabelas não possuem relacionamentos entre si.
Veja que a tabela de Clientes tem o campo CodReg que é o código da região que também está na tabela de regiões (campo Cod). Isto significa que as duas tem relacionamento entre si.
Quanto as tabelas de Clientes e Contas a Receber o relacionamento ocorre através do campo NumeroCli (tabela CONTAREC) e Numero (tabela CLIENTES), estes campos armazenam o número do cliente. O sistema permitiu a seleção destas tabelas, visto que, existem relacionamentos das informações entre elas.
Portanto podemos utilizar campos das 3 tabelas, mesmo que o relacionamento não seja comum entre todas elas, mas ao menos exista o relacionamento na sequência da seleção. Pois se olharmos a tabela de Regiões com a tabela de Contas a Receber, não existe nenhum campo que relacione, ligue uma com a outra. E se ao selecionarmos as tabelas, escolhêssemos a tabela Região e logo em seguida a de Contas a Receber o sistema iria exibir a mensagem que as tabelas não possuem relacionamentos entre si.
Na tela acima já selecionamos também os campos que serão impressos no relatório e que estão na aba Campos. A seleção pode ser feita arrastando o campo para esta aba ou simplesmente com o duplo clique do mouse sobre o campo escolhido.
Vamos alterar também o Cabeçalho dos campos. Veja que, a linha Cabeçalho recebe o mesmo conteúdo do nome do Campo na tabela. Então vamos alterar a RazSoc para Nome por exemplo, para que o relatório fique mais apresentável. Para isto, basta clicar na coluna da grade e digitar o novo conteúdo.
Também está disponível as linhas Totalizado (S/N) e Casas (Int, Dec). A linha Totalizado indica que o campo sendo um valor, será totalizado ao final do relatório ou da quebra e a linha Casas indicam as casas decimais utilizadas nos campos de valor, para indicar um valor com 2 casas decimais você descreveria 10,2, isto significa que a parte inteira teria 10 posições e 2 casas decimais. No caso do campo quantidade, poderia estar parametrizado 5,4.