Trabalhando com Arquivo Morto
O ideal é que você antes de enviar as informações para o Arquivo Morto, faça uma cópia de segurança de todas as informações do Sistema, para isso acesse o menu Utilitários>Ferramentas do Sistema>Copia de Segurança.
Com o passar do tempo os arquivos de movimentação do sistema tornam-se sobrecarregados de informações, o que poderá ocasionar lentidão no sistema. Para evitar este tipo de problema, os dados de anos anteriores podem ser enviados para o Arquivo Morto, liberando o arquivo principal destas informações que não são frequentemente acessadas.
Para isso, acesse o menu Utilitários>Arquivo Morto
1) TRANSFERÊNCIA
Defina se você irá realizar o Fechamento Mensal ou Anual
Lembrando que a data definida é a data final, desta forma será enviado para o Arquivo Morto as informações cadastradas e movimentadas até a data informada.
- Mensal defina o mês e ano que será enviado para o arquivo morto
- Anual defina o ano que será enviado para o Arquivo Morto
Quando o sistema finalizar a transferência do período definido para o Arquivo morto será apresentada a mensagem que a Transferência foi Concluída.
2) RESTAURAÇÃO
Se for necessário fazer a restauração do Arquivo Morto, acesse o menu Utilitários>Arquivo Morto>Restauração
Defina o período que será restaurado
Lembrando que esse período é o período inicial, o sistema irá restaurar todas as informações do período informado até a data final do arquivo morto
3) MANUTENÇÃO>CONTAS A RECEBER
4) MANUTENÇÃO>CONTAS A PAGAR
5) MOVIMENTAÇÃO BANCÁRIA
6) DUPLICATAS DESCONTADAS
7) CHEQUE
8) CHEQUE POR CONTA A PAGAR/RECEBER
9) CHEQUE DESCONTADO
10) AUTORIZAÇÃO DE PAGAMENTO
4) ELIMINA
Se for necessário você poderá eliminar todo arquivo morto do Banco de Dados da Empresa
SEMPRE FAÇA CÓPIA DE SEGURANÇA DO SISTEMA ANTES DE REALIZAR ESSE PROCEDIMENTO, POIS ATRAVÉS DO SISTEMA NÃO SERÁ POSSÍVEL RECUPERAR ESSAS INFORMAÇÕES.
Sempre que você fizer Cópia de Segurança ou Restauração de Dados, peça para que seja incluído os arquivos existentes no Arquivo Morto da Empresa.