Importando dados de Bancos (Contas a Receber)
IMPORTANDO DADOS DE BANCOS (CONTAS A RECEBER)
O sistema importará informações do arquivo de retorno do banco que contém baixas das Contas a Receber que foram enviadas para cobrança. Este processo gerará, automaticamente, as baixas das Contas a Receber.
Além da baixa, no momento da leitura do arquivo de retorno para o banco, será gerado no contas a receber uma Ocorrência com a data e o código da situação do título no banco que é informado no arquivo de retorno (Por exemplo : Entrada Confirmada, Título em Cartório, etc.). Para tanto, é necessário que você inclua os códigos de ocorrência disponíveis no Layout de Geração de Arquivo de Cobrança que é disponibilizado pelo banco. Esse cadastro deverá ser feito acessando o menu menu Manutenção/Tabelas/Ocorrências para Bancos.
Se você informou nos parâmetros do Banco o código do histórico para Movimento Bancário, será gerado também um lançamento no movimento bancário com o valor total das baixas importadas para a movimentação do contas a receber.
E este lançamento manterá vínculo com todos os documentos baixados, lembrando que, caso você exclua este lançamento do movimento bancário, todas as baixas geradas para os documentos também serão excluídas.
Duplicatas transferidas para Desconto (Transferência de carteira).
Se você trabalha com com duplicatas descontadas e utiliza este recurso no banco mediante transferência de carteira, o sistema tem condições de cadastrar esta duplicata automaticamente no cadastro de Duplicatas Descontadas. Esse recurso apenas está disponível para o Banco Itaú e Banco do Brasil sendo que existem particularidades para cada um dos bancos:
1) Você deverá cadastrar um ocorrência bancária de acordo com o layout do banco que indica a transferência para desconto (Veja maiores informações em em Cadastrando Ocorrências Bancárias).
2) Nos Nos Parâmetros Adicionais da Empresa você deverá informar os históricos bancários que indicam o recebimento do valor do desconto e o histórico para o valor das despesas a serem lançadas no movimento bancário automaticamente quando a duplicata descontada for registrada. Isso é opcional.
3) O sistema não exporta os títulos diretamente para a carteira de desconto em nenhum dos Bancos. O processo apenas funciona se você após enviar os títulos para cobrança normal, solicitar ao banco que que transfira os títulos para a Carteira de Cobrança.
4) No No Banco do Brasil, o mesmo layout de Cobrança é quem controla os descontos de duplicatas, então ao importar o arquivo de retorno o sistema identificará dentro dele se existe algum título com a ocorrência de desconto que você informou, assim ele registrará esta duplicata no cadastro de Duplicatas Descontadas e também irá gerar o movimento bancário se for o caso. Na movimentação da conta a receber não será registrado nenhum movimento neste momento.
A conta a receber apenas terá uma movimentação quando este título for liquidado e esta informação estiver contida no arquivo de retorno. Se você integra as baixas de contas a receber com o movimento bancário, neste momento não será registrado nenhum lançamento bancário pois, a entrada dos valores já ocorreu anteriormente no desconto deste título.
5) Para o o Banco Itaú o processo é parecido, porém ele possui layouts diferenciados para Cobrança e Desconto. Então você deverá se atentar para o seguinte:
5.1) Primeiramente os títulos transferidos para Desconto são informados no arquivo de retorno de de Cobrança com a ocorrência de desconto de duplicata que você cadastrou nas ocorrências bancárias.
5.2) Você receberá também um segundo arquivo de retorno, mas desta vez de Retorno de de "Empréstimo" (é dessa forma que o banco identifica o layout de desconto). Nesse arquivo as duplicatas transferidas para desconto vem com a ocorrência de "Entrada Aceita", indicando que o banco registrou as duplicatas como desconto. É neste arquivo que estão informadas as despesas ocorridas por conta do desconto da duplicata.
Mediante estas informações você deverá ficar atento a importar primeiramente o arquivo de de Retorno de Cobrança e depois o arquivo de de Retorno de Empréstimo para que o sistema consiga registrar corretamente as duplicatas como descontadas.
Dessa forma então, ao importar o arquivo o sistema irá registrar esta duplicata no cadastro de Duplicatas Descontadas e também irá gerar o movimento bancário se for o caso.. Na movimentação da conta a receber não será registrado nenhum movimento neste momento.
A conta a receber apenas terá uma movimentação quando este título for liquidado e esta informação estiver contida no arquivo de retorno. Se você integra as baixas de contas a receber com o movimento bancário, neste momento não será registrado nenhum lançamento bancário, pois a entrada dos valores já ocorreu anteriormente no desconto deste título.