Exportando informações do Contas a Receber para Bancos
Veja também os Itens:
- Exportando informações do Contas a Receber para Bancos
- Exportando informações do Contas a pagar para Bancos
- Importando dados de Bancos (Contas a Receber)
- Importando dados de Bancos (Contas a Pagar)
- Cadastro de Bancos
- Relação das informações necessárias para os registros Contas a Receber CNAB 240 e 400 de Exportação para Banco
- Relação das informações necessárias para os HEADERS Contas a Receber
- Relação das informações necessárias do Contas a Pagar na linha de Registro CNAB 240
- Relação das informações necessárias do Contas a Pagar para HEADERS Modelo CNAB 240
- Relação das informações necessárias do Contas a Pagar pra Modelo CNAB 400
Você poderá enviar informações de Contas a Receber para cobrança bancária diretamente do Sistema Financeiro, evitando que você tenha que digitar os títulos no software disponibilizado pelo seu banco. Essa rotina está disponível para os Bancos Bradesco, Banespa, Banco do Brasil, HSBC, Safra, Itau, Sicredi, Siccob. CEF, Credisan, Banco do Nordeste, Santander, Citibank
Para utilizar esta funcionalidade, acesse o menu menu Utilitários/Exportação de Dados/Bancos/Geração Contas a Receber
Acessando a opção Parâmetros para incluir as informações referentes ao banco que irá recepcionar as contas a receber.
Essa parametrização é de fundamental importância para o sucesso de sua exportação para o banco. Porém algumas das informações apenas poderão ser obtidas diretamente com o seu banco e de acordo com o contrato de prestação de serviço que você possui.
Qualquer informação errada cadastrada aqui, terá efeito sobre a validação do arquivo de remessa para o banco.
Apenas uma exigência do Sistema Financeiro é que você acessando o menu Manutenções/Bancos cadastre o Banco com o mesmo número dele, ou seja:
- o Banco do Brasil deve receber o código "001",
- o Banco Banespa o código "033" e assim por diante. Além da conta corrente e agência de cobrança que também devem estar cadastradas no sistema.
Exportando Informações do Banco
A única informação desta tela que não depende do seu banco é o campo Identificação de Cobrança, que indica apenas um número de ordem para o parâmetro do banco, caso você possua tipos de cobrança diferentes para um mesmo banco. Quem define esse tipo de cobrança é o campo campo Carteira de Cobrança (Simples, Caucionada, etc).
No campo campo Histórico para Mov. Bancário - Contas a Receber, você deverá informar o código do histórico que será utilizado para a geração automática do lançamento bancário referente as liquidações de cobrança. Será gerado no valor total das liquidações importadas no dia referente ao arquivo de retorno de cobrança do banco.
Este lançamento manterá vínculo com todas as movimentações de baixa geradas no contas a receber pela importação do arquivo de retorno do banco.
Alguns campos também ficarão em branco dependendo do layout de cobrança de cada banco, além disso uma segunda aba com informações adicionais será apresentada dependendo do banco que sua empresa trabalha.
Exportar como sequencia da empresa Matriz : Se a empresa que estiver sendo parametrizada aqui for filial, e a cobrança é centralizada na conta corrente da matriz, você deverá configurar o banco da mesma forma que fez na empresa Matriz, porém deverá assinalar esta opção para que a "Sequencia do campo Nosso Número" (se você emitir os boletos na própria empresa) e o campo "Ultimo arquivo enviado de contas a Receber" sigam a sequencia de envio da empresa matriz, do contrário o banco poderá rejeitar o arquivo de remessa por estes números não terem uma sequencia numérica esperada.
O Campo Campo Seq. Nosso Número, apenas deverá ser preenchido se você emitir os boletos bancários. Caso o banco faça essa emissão, esse campo deverá ficar em branco. Se você iniciar a a emissão dos boletos na empresa, deverá antes proceder com testes de validação do código de barras junto ao banco, pois qualquer informação errada registrada nesta tela de parâmetros irá gerar códigos de barras inválidos e consequentemente o crédito dos recebimentos poderá até ser extraviado.
Importante : As informações relativas aos códigos bancários como Conta, Agência, Código do cedente, etc, nunca deverão ser preenchidos com zeros a esquerda, pois o sistema no momento da geração ou geração do código de barras se encarrega de fazer esta checagem e preencher o campo com a quantidade de dígitos se for necessário.
A seguir, entre na opção o Geração Contas a Receber, onde você informará o Banco de Destino e escolherá as contas a serem enviadas. Se ao cadastrar as contas a receber você não definiu o banco e o tipo de cobrança, para que as contas sejam selecionadas você deverá deixar esses campos em branco, caso contrário o sistema apenas selecionará as contas cujos conteúdos coincidirem com o informado nesta tela.
Atenção:
Antes da exportação das informações para o Banco você deverá realizar a emissão do do Boleto Bancário, pois o cliente só irá quitar a conta a receber quando estiver de posse do boleto bancário.
Informe o diretório onde o arquivo será salvo
Após a geração do arquivo, você deverá transmiti-lo através de software próprio disponível pelo próprio banco. As primeiras transmissões deverão ser feitas a título de TESTES para certificar de que as informações dos parâmetros do banco estão de acordo com o contrato de cobrança e também, para verificar caso alguma informação esteja fora do layout do banco.
Importante Importante :
Os testes do arquivo gerado devem ser feitos por você uma vez que, será necessário o software próprio do banco para transmissão. Sendo assim, a exportação passará a funcionar corretamente em conjunto com as informações de validação do arquivo pelo banco, pela sua transmissão e nosso suporte caso exista alguma dúvida. Apesar das exportações estarem prontas, a parametrização faz toda a diferença no momento desta integração.
As duplicatas com lançamentos de cheques pendentes serão demonstradas destacadas na visualização, mas somente serão levadas para o arquivo do banco as que tiverem valor a quitar, lembrando que o cheque fica pendente quando a empresa está parametrizada para utilizar o Modo Vinculado de Cheques Pré-Datados, com baixa no dia do vencimento do cheque.
Para a exportação do contas a receber, foram desenvolvidas duas tabelas para auxiliá-lo na geração do arquivo a enviar para o banco. Visando diminuir o número de inconsistências gerado pelo sistema de validação do banco, disponibilizamos estas tabelas onde mostram todas as informações (com suas respectivas localizações dentro do sistema a serem exportadas e onde serão utilizadas, quando e para quais bancos elas serão necessárias. Para isso, consulte nas tabelas abaixo todas as informações necessárias para cada tipo de arquivo a ser gerado: