Configurando o Sistema
CONFIGURANDO O SISTEMA
Nessa parte você definirá o funcionamento do sistema com relação a diversos aspectos. Essas informações serão válidas para todas as empresas. Para isso, acesse o menu Utilitários/Configurações do Sistema e informe:
Estruturação das Despesas: você informará quantos níveis deseja utilizar no código das despesas e quantos dígitos cada nível terá. Essa informação será utilizada no sistema se você desejar desdobrar as Contas a Pagar ou Movimento Bancário em Despesas.
Considerando uma estrutura onde o nível 1 tem 1 dígito, o nível 2 tem 2 dígitos e o nível 3 tem 3 dígitos, o cadastro de uma despesa seria a seguinte:
Despesa “A” -- 1. .
Despesa “B” -- 1.11.
Despesa “C” -- 1.11.111
O sistema não permitirá que você exclua a despesa “B” sem que a despesa “C” seja excluída primeiro.
Importante: Caso você tenha optado por trabalhar com apenas um nível de despesa, não utilize qualquer separação entre os dígitos no momento do cadastro (como "/", "-", ".", etc), pois, se for necessário, o correto é você optar pela utilização de níveis e cadastrá-las de acordo com a "máscara" que o sistema montará em função dos níveis informados aqui, como no exemplo acima.
Valor da Moeda Brasileira: Singular e Plural.
Utilizará restrição de usuário por empresa: Isso permite determinar a cada usuário a empresa a qual terá acesso. Veja mais informações sobre restrições em Controlando Usuários do Sistema.
Utiliza definição automática de empresas: Se essa opção estiver assinalada, quando você inicializar o sistema de Compras, a empresa que você estava utilizando da última vez será definida, automaticamente, de acordo com o usuário. Por exemplo:
Usuário Empresa DefinidaJosé MODELSS1 Maria MODELSS2
Quando Maria acessar o sistema, a empresa MODELSS2 será definida, automaticamente. Quando José acessar, será a MODELSS1.
Caso essa opção não esteja assinalada, ao entrar no sistema você deverá definir a empresa a ser utilizada manualmente.