Remetendo Matéria Prima para Ordens de Produção
REMETENDO MATÉRIA-PRIMA PARA ORDENS DE PRODUÇÃO
Para que os custos de sua produção estejam corretos, o custo da matéria-prima empregada em sua fabricação também deve ser considerado no cálculo do Custo Médio.
Para isso, você deve "remeter" a matéria-prima para a produção utilizando um Tipo de Documento de Saída para Produção/Serviço (ver ítem Definindo Tipos de Documento), o qual deve ser valorizável. Você deverá informar para qual Ordem de Produção está remetendo o material e informar quais as matérias-primas que estão sendo enviadas para mais detalhes, veja Cadastrando Movimentações Simples).
Lembre-se: o Custeio de Produtos é realizado cronologicamente. Portanto, é fundamental que as datas das movimentações estejam corretas para que o custo final da sua produção seja coerente.
Pode acontecer de haver uma "sobra" de matéria-prima na produção . Esses produtos deverão ser remetidos de volta ao estoque através de uma movimentação de devolução da produção. Os tipos de documento de devolução da produção serão todos aqueles cadastrados como Entrada da Produção/Serviço (veja item Definindo os Tipos de Documentos).
Quando você estiver lançando uma Devolução, deverá informar a qual remessa ela se refere, pois, na valorização dos documentos, as devoluções devem possuir o mesmo custo de suas respectivas remessas
Você somente pode realizar movimentações para Ordens de Produção que ainda não estejam totalmente encerradas.