Beneficiamento Interno (Industrialização sob encomenda)
Veja também os itens:
- Cadastrando Tipos de Ordem de Produção/Serviços
- Cadastrando Ordens de Produção
- Requisitando Materiais para Ordens de produção/serviços
- Cadastrando Situações da Ordem de Produção
- Cadastrando Engenharia de Produto
- Agregando Custo às Ordens de Produção
- Realizando Apontamento de Mão de Obra Direta
- Encerramento de Ordens de Produção
- Emitindo Relatório de Engenharia de Produtos
- Emitindo Relatórios de Ordem de Produção
- Relatório de Acompanhamento de Ordem de Produção
- Emitindo Relatório de Extrato de Ordem de Produção
- Geração de Ordem de Encomenda Automaticamente ao cadastrar o Pedido (Produto sob encomenda)
- Beneficiamento Interno (Industrialização Sob Encomenda)
Beneficiamento Interno (Industrialização sob encomenda), a empresa recebe matéria prima de terceiros para industrialização.
A característica marcante deste recurso é poder consumir durante o processo de produção a matéria prima que vem de clientes sem perder o controle do saldo da matéria-prima que pertence ao seu cliente e a quantidade de material que será devolvido, simbolicamente ou efetivamente.
Beneficiamento Interno, também conhecido como Industrialização sob Encomenda, é o processo onde uma empresa recebe matéria-prima de terceiros para industrialização. Esse procedimento permite utilizar a matéria-prima do cliente durante a produção, mantendo o controle sobre o saldo e a quantidade de material que será devolvido ao cliente.
A característica marcante deste recurso é poder consumir durante o processo de produção a matéria prima que vem de clientes sem perder o controle do saldo da matéria-prima que pertence ao seu cliente e a quantidade de material que será devolvido, simbolicamente ou efetivamente.
Beneficiados: Produtos resultantes da industrialização, classificados como "Manufaturados" no cadastro de produtos. Esses produtos utilizam matéria-prima fornecida pelo cliente, a qual não agrega custo ao produto final, uma vez que não foi adquirida pela empresa.
Configurações Iniciais no Sistema:
Manutenção/Empresas/Parâmetros Adicionais da Empresa – Controle de Produção: Marcar "Controla Ordens de Produção". Definir as ordens para "Encomenda", "Beneficiamento Interno sob Encomenda", e "Ordem de Produção Padrão
Deve ser cadastrada também um Localização do Tipo Local: Disponível para Produção, para a finalização das operações com a matéria prima própria
Deve ser cadastrada também um Localização do Tipo Local: Produção
assinalado que Utiliza Beneficiamento Interno.
O Tipo de Compra deverá ser: “Matéria-prima de terceiros recebida para beneficiamento”.
O Principal local de Armazenamento deste produto deverá ser Disponível para Produção.
Deverá ter também cadastrado as matérias-primas pertencentes a sua empresa que farão parte da engenharia de produto. O Principal local de armazenamento deste Produto deverá ser Disponível para Produção.
Cadastrar o produto resultante do Beneficiamento Interno (Manufaturado), sob demanda de venda (sob encomenda). O Principal local de Armazenamento deste Produto deverá ser Disponível para Venda.
Deverá cadastrar um Tipo de Documento para transferência para produção, dos produtos pertencentes ao terceiro.
Deverá cadastrar um Tipo de Documento para transferência para produção, dos produtos de matérias primas próprios.
Em Seguida deverá ser cadastrado no Estoque, menu Manutenção/Tabelas/Tipos de Documentos, 2 tipos de movimentação para os produtos de terceiros, sendo:
1 – Entrada de Terceiro com Origem na entrada (será utilizado na integração do CFOP utilizado no recebimento do produto do terceiro)
2 – Saída de Terceiro com Origem na entrada (será utilizado na integração do CFOP utilizado na devolução simbólica do produto de terceiros)
Processo de Beneficiamento Interno (Industrialização sob encomenda) Sistema Controle de Compras
Para que você consiga cadastrar o CFOP integrando com o Sistema de Estoque, no menu Manutenção/Empresas/Parâmetros Adicionais da Empresa - aba Integração deve estar assinalado que integra com o Sistema de Estoque. No Menu Manutenção/Tabelas/Plano Fiscal você deverá editar o CFOP que será utilizado na entrada da matéria-prima de terceiro, com tipo de documento de Entrada de terceiro com origem na Entrada integrando o Estoque.
Recebimento do Material dos Clientes: O processo se inicia no recebimento da matéria prima dos clientes para beneficiamento. Este recebimento ocorrerá pelo Sistema Controle de Compras onde o tipo de documento do Código Fiscal de integração com o Sistema Controle de Estoque será “Entrada de Terceiros com Origem na Entrada”. Dessa forma o saldo da matéria prima pertencente a seu cliente será atualizado e poderá ser iniciada a produção.
Em seguida deverá ser verificado se a empresa possui o produto próprio que será utilizado na fabricação do manufaturado, caso não tenha esse produto em estoque deverá proceder a aquisição do mesmo. Em seguida deverá ser cadastrado um Pedido, no Sistema de Vendas, para aquela produção.
Ao salvar o pedido, o sistema irá identificar que o produto manufaturado (cadastrado no item do produto) tem em sua engenharia de produto, produtos de terceiros utilizados para beneficiamento interno, e abrirá automaticamente a ordem de beneficiamento interno no Sistema de Estoque.
Em seguida você deverá gerar duas Movimentação Simples no Estoque.
Um transferindo as matérias primas próprias da sua empresa com um documento de “Transferência” com o tipo de operação “Entrada/Saídas de produção”
E um segundo movimento transferindo as matérias primas do cliente com um documento de “Transferência” onde o tipo de operação será “Movimento de terceiros para produção”.
Lembre-se que, para uma ordem de beneficiamento interno nunca será possível sua efetivação sem que exista saldo suficiente para os produtos dos clientes, mesmo que a empresa esteja parametrizada para efetivar ordens de produção sem saldo para todos os componentes.
Depois de realizados os apontamentos de Ordem de Produção e Outros Custos você deverá encerrar a Ordem de Produção.
Esse encerramento irá gerar automaticamente a entrada do Produto Manufaturado no Estoque.
A partir deste momento você poderá emitir a nota fiscal no Sistema de Vendas, realizando uma devolução do Produto pertencente ao Cliente e vendendo o Produto Manufaturado pela sua empresa.
Nota Fiscal de Retorno de Industrialização: Ao emitir a nota fiscal no Sistema de Vendas de retorno de industrialização (com CFOP que integre o Estoque, tipo saída de terceiro com origem na entrada) o sistema irá dar baixa nas matérias primas recebidas do cliente que estão no local virtual de terceiros encerrando a movimentação deste produto dentro da empresa.
Se após as movimentações de estoque for visualizado o Relatório de Estoque Envolvendo Terceiros sem que seja selecionado para imprimir detalhadamente as transferências de matéria-prima de beneficiamento interno.
O relatório será visualizado sem apresentação das movimentações feitas para o Local Virtual de Terceiro.