Encerrando Ordens de Produção
Veja também:
- Cadastrando Ordens de Produção
- Cadastrando Tipos de Ordem de Produção
- Apontamento de Mão de Obra Direta por Ordem de Produção
- Relatórios Gerais de ordem de produção
- Relatório de Acompanhamento de Ordem de Produção
- Relatório Extrato da Ordem de Produção
- Relatório de Ordem de Produção
- Agregando Outros Custos à Ordem de Produção
- Relatório de Rastreabilidade de Ordem de Produção por Demanda de Venda
- Estornando Componentes de uma Ordem de Produção
- Cadastrando Notificações de Recebimento proveniente de ordem de Beneficiamento Externo
- Outros Custos da Ordem de Produção gerado no PPCP
- Ordem de Produção de Retrabalho para OP ainda em Produção
- Ordem de Produção de Retrabalho para OP Encerrada
- Cadastrando Atividades
- Cadastrando Perdas de Produção
- Cadastrando Situações da Ordens de Produção
- Verificando as Ordens de Produção Planejadas
- Alterando o Status de várias Ordens de Produção
- Verificando a Hierarquia das Ordens de Produção sob Encomenda
- Requisitando Materiais para Ordens de Produção
- Agregando Custos às Ordens de Produção
- Encerrando Ordens de Produção
- Gerenciando Ordens de Produção
- Relatório Comparativo de OP's Atrasadas
- Listagem de Ordens de Produção
- Relatórios Gerais de Ordem de Produção
- Relatório de Apontamento de Mão de Obra Direta
- Relatório de Engenharia das Ordens de Produção X Posição do Estoque
Para realizar Apontamentos de Ordens de Produção, acesse o menu Movimentação/Encerramento de Ordens de Produção .
Você deverá selecionar se o apontamento será para uma Ordem de Produção ou para uma Lista de Embarque.
Se o apontamento for de uma Ordem de Produção você deverá informar o Tipo e o Número da OP que será apontada.
Se o apontamento for de uma Lista de Embarque, então você deverá informar qual a Lista e o Número de Documento.
O apontamento pode ser Parcial ou Total.
Você deverá informar:
- a Data de Encerramento
- a Quantidade de Peças Perfeitas
- a Quantidade de Refugo.
- a Quantidade Restante será calculada automaticamente.
Essas quantidades serão exigidas somente quando a Ordem de Produção gerar produto acabado.
Você deverá informar:
- a Data de Encerramento
- e se o apontamento é Parcial ou Total.
- Na grade Lotes você deverá informar a quantidade de peças perfeitas que foram produzidas,
- sua localização,
- o lote
- o técnico / operador.
Se você parametrizou o sistema para considerar o saldo dos acabados em estoque na geração da Ordem de Produção sob encomenda não é recomendado que utilize a localização "Disponível para Venda" neste encerramento, para que o sistema não considere o saldo da mesma no próximo pedido.
Se você assinalou nos Parâmetros de Produtos que gera numeração automática de lotes para os produtos manufaturados o sistema irá gerar os lotes no momento da gravação do encerramento, portanto a coluna lote não ficará disponível.
Na grade Refugos você deverá informar a quantidade das peças que tiverem defeito durante a fabricação e código da perda de produção. A medida que esses dados vão sendo preenchidos, a Quantidade Perfeita e a Quantidade em Refugo são atualizadas automaticamente.
Controle de Série: Se sua empresa utiliza o Controle de Série dos Produtos Manufaturados, ao informar na grade de lotes as quantidades que estão sendo encerradas o sistema irá exibir a tela de Controle de Séries para gerar as séries para os produtos. Caso este apontamento se refira a um produto remanufaturado, as séries exibidas serão as mesmas que foram remetidas para a ordem de produção no momento da efetivação da Ordem. Séries estas que retornaram a empresa para o processo de Remanufatura. Veja mais informações em Trabalhando com Beneficiamento Interno/Remanufatura.
Se sua seleção for por Ordens de Produção e se nos Parâmetros Adicionais da Empresa você assinalou que Baixa Componentes na Entrada do Produto Acabado, então ao fazer uma apontamento o sistema gerará automaticamente a baixa das matérias-primas. Para essa geração será utilizado o Tipo de Documento de Remessa de Matéria-Prima para OP (Baixa Estoque) informado no cadastro de Tipos de Ordem de Produção. O número de documento de remessa será calculado automaticamente e ficará disponível para visualização no campo Nr. Doc. Remessa na caixa Informações Adicionais para Movimentação Simples. Ao clicar em gravar, aparecerá a tela de Conferência de Matéria Prima onde você poderá alterar as quantidades de matérias-primas a serem remetidas, se desejar.
Se você alterar a quantidade e ela for maior que a calculada, então o sistema criará um outro registro contendo o mesmo produto, com a localização sendo o principal local de armazenamento do produto e com a quantidade sendo a quantidade que você informou menos a quantidade calculada. O lote desse novo registro ficará habilitado para que você possa alterar de acordo com o desejado.
Se você assinalou nos Parâmetros da empresa que Baixa Componentes na Entrada do Produto Acabado e se sua seleção for por Ordem de Produção e o Tipo de OP informado for um tipo de Beneficiamento ou se você selecionou por Lista de Embarque, após preencher essas informações aparecerá a tela de Baixa da Lista de Embarque, onde você poderá selecionar quais os componentes e quais lotes serão baixados e também alterar a quantidade a ser baixada.
Você deverá informar o tipo e o número da OS que está sendo encerrada e o Número do Documento.
As informações:
- do Código Fiscal,
- Cód. Entrada/Saída,
- Nr. Livro e
- Folha somente serão solicitadas se você escriturar o Livro Fiscal Mod. 3
- e o Centro de Custo será solicitado quando você utilizar Centro de Custo .
As Informações Adicionais serão utilizadas na geração automática de Movimentação Simples que é realizada a cada Encerramento de OPs que for cadastrado. Para essa geração será utilizado o Tipo de Documento de Encerramento informado no cadastro de Tipos de Ordem de Produção / Serviço. Essa movimentação será sempre de Entrada, representando a entrada dos produtos acabados no estoque. A quantidade gerada será sempre a de peças perfeitas.
O sistema controlará a quantidade necessária para o encerramento total de acordo com a parametrização: se Considera refugo como parte integrante da OP (veja o ítem Parametrizando a Empresa), Quantidade Perfeita e Quantidade Refugo serão somadas para determinação da quantidade efetivamente produzida. Caso contrário, somente a Quantidade Perfeita será considerada para determinar se a Ordem de Produção está completamente encerrada.
Somente estará totalmente encerrada se a soma das quantidades efetivamente produzidas for exatamente igual à quantidade lançada no cadastro da Ordem de .
Caso seja necessário encerrar a ordem de produção com a quantidade menor que a quantidade original da ordem de produção, então aparecerá um questionamento se deseja realmente encerrar a Ordem de Produção.
Clicando em sim, o sistema gerará automaticamente o estorno das matérias-primas, as transferindo do Local de Produção para o Principal Local de Armazenamento de cada uma. O tipo de documento utilizado será o tipo de documento de Transferência entre Locais de Estoque informado no cadastro de Tipos de Ordem de Produção.
Se acontecer o contrário, você precisar encerrar a ordem de produção com a quantidade maior que a quantidade original da ordem de produção, então aparecerá mensagem questionando se realmente será encerrada uma quantidade maior do que a cadastrada para aquela ordem de produção.
OBSERVAÇÃO: Uma Ordem de Produção somente poderá ser encerrada com data posterior à última movimentação ocorrida para o documento.