Plano de Contas Referencial ref. ECD e ECF, no sistema de Contabilidade
- 
Plano de Contas Referencial ref. ECD e ECF 1 – Para utilização do Plano de Contas Referencial, primeiramente será necessário que a tabela de Instituição Responsável esteja corretamente cadastrada. Observação: na atualização do sistema essa tabela já estará cadastrada. . 
- Primeiramente que seja instalado no computador o validador a ser utilizado (ECD e/ou FCONT), disponível para download no site da Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br) 
 - 
Após instalado o programa ECD/FCONT, no diretório onde foi instalado o programa do SPED, terá a pasta “Tabelas Externas”, onde tem disponível o Plano de Contas Referencial: Caso aconteça de alguma Instituição Responsável ser excluída indevidamente, ela poderá ser novamente importada clicando no botão Função Extra 1 – “Importar Instituição Responsável pela Manutenção do Plano de Contas Referencial”. .2 – Em seguida será necessário que a empresa tenha cadastrado o Plano de Contas Referencial. Isso poderá ser feito através de Importação ou Cópia do Plano de Contas Referencial. Importação: Para que seja utilizado o Plano de Contas Referencial através de Importaç aoão será necessário:.rio (esse procedimento será executado se você possuir o Plano de contas Referencial gravado em sua máquina)
- 
O Sistema abrirá a tela para que seja definido o local onde está salvo o Plano de Contas Referencial Defina o local citado anteriormente (gerado quando da instalação do validador), C:\Program Files\Programas_SPED (escolha o Plano de Contas Referencial que deverá ser importado) Observação: Não esqueça de definir também a Entidade responsável Cópia (esse procedimento será executado se você não tiver o Plano de Contas Referencial gravado em sua máquina e preferir importar o Plano de Contas Referencial que está internamente gravado no Sistema) O Sistema possui os Planos de Contas internamente cadastrados, desta forma não será necessário fazer a importação do mesmo. Para isso acesse o menu Manutenção/Plano de Contas/Referencial/Plano Referencial da RF/Manutenção – clique na seta avança Em seguida clique no botão “Função Extra2 – Copia plano de contas referencial” 
- Defina qual o Tipo de Plano Referencial que deseja copiar e clique em OK - .- .- O Plano de Contas Referencial selecionado será copiado corretamente para o Sistema. - .- .- 3 – Em seguida será necessário realizar o vínculo entre as contas do Plano de Contas da empresa com o Plano de Contas Referencial. - Para isso acesse o menu Manutenção/Plano de Contas/Referencial/Referencial/Cadastra - .- .- Será apresentada a Tela para definição: - a – Instituição responsável - b – Conta Contábil do Plano de Contas da Empresa - c – Conta Referencial - Clique em Grava - Observação: Esse procedimento deverá ser feito para todas as contas contábeis do Plano de Contas da Empresa - .- Cadastro do Plano Referencial em Lote - Caso no Plano de Contas da Empresa existam várias contas que terão vínculo com uma mesma Conta - Referencial,Referencial, esse cadastro poderá ser realizado em Lote.- Para isso acesse o Menu Manutenção/Plano de contas/Referencial/Manutenção e em seguida clique no botão “Função Extra 2 – Cadastrar Plano de Contas Referencial em Lote” - . - .- Será apresentada a tela para que seja definido: - a – Código da Instituição - b – Conta Referencial - c – Intervalo de Contas que terão vínculo com a Conta Referencial cadastrada - Obs: Caso as contas a serem selecionada não estejam em sequência, clique em Seleciona Contas Alternadas, em seguida clique no botão Pesquisa e segurando a tecla Ctrl (do teclado) acionada selecione as contas desejadas. 
 - Em seguida acesse o menu Manutenção/Plano de Contas/Referencial/Plano Referencial da RF/Manutenção e clique no botão “Função Extra 1 – Importar Plano de Contas Referencial” 
 
                















