Parametrizando a Empresa - Informações Gerais
Veja também os Itens:
Cadastrando EmpresasParametrizando a EmpresaRealizando Operações por Grupo de EmpresasCriando Empresas ModeloDefinindo EmpresaImportação/Criação/Cópia do Plano de Contas Padrão ou de Outra EmpresaCadastrando Empresas
Veja também os Itens:
- Cadastrando Empresas
- Parametrizando a Empresa
- Realizando Operações por Grupo de Empresas
- Criando Empresas Modelo
- Definindo Empresa
- Importação/Criação/Cópia do Plano de Contas Padrão ou de Outra Empresa
- Cadastrando Empresas
INFORMAÇÕES GERAIS
Essas informações são referentes somente à empresa que você está trabalhando ou inicializando agora.
Preste muita atenção porque são elas que determinarão a forma que o sistema funcionará com relação a essa empresa, inclusive, disponibilizando, ou não, alguns campos e recursos do sistema.
Portanto, se você observar que determinada opção não está disponível é porque, de acordo com suas informações, a empresa não precisará dela.
Para realizar a Parametrização da Empresa cadastrada anteriormente, acesse o menu Manutenção>Empresas>Parâmetros Adicionais da Empresa
Será apresentada a tela para que você informe os Parâmetros da Empresa Cadastrada anteriormente
Níveis
Indique o número de níveis que utilizará para estruturação do Plano de Contas. O sistema apresentará um valor default que é 5.
Para saber mais informações sobre plano de contas, acesse o link Criando um Plano de contas.
Número de dígitos utilizados no Plano de Contas
De acordo com o número de níveis que você informou no campo Níveis, o sistema disponibilizará esses campos, para que seja informado o número de dígitos a serem utilizados em cada nível.
Com isso, a estrutura das contas está pronta, e o sistema irá obedecer esses parâmetros em todo o sistema.
Importante : O valor informado nestes campos não poderão ser mais alterados após inclusão de qualquer conta contábil no plano, com isso, antes de iniciar o cadastro certifique-se que esta informação está correta.
Referência
Informe o período de referência, ou seja, o período em você estará contabilizando as suas informações, esse será o seu "PERÍODO ATIVO".
Neste momento, estará habilitado apenas o campo Ano, o campo mês apenas estará disponível se você optar em trabalhar com os lançamentos agrupados por mês na seção Informações Gerais.
Nesta mesma tela você fará também a mudança de exercício, ou na entrada do sistema através do menu acessível pelo botão direito do mouse (menu popup).
Na mudança de exercício. aparecerá uma mensagem indicando que as tabelas de Plano de Contas, Plano de Contas por Centro de Custo (se for o caso) e Lançamentos Contábeis não foram encontradas e se deseja criá-las, responda que sim.
O sistema assumirá automaticamente os saldos do exercício anterior.
Importante:
A definição de um exercício incorreto, acarretará em criação de tabelas indevidas no sistema, por isso, tome cuidado no momento da mudança de exercício.
Informações Gerais
- Lançamentos agrupados por mês: assinalando esta opção, nos lançamentos contábeis será apenas necessário informar o dia do lançamento e não a data completa. Do contrário você poderá efetuar os lançamentos em qualquer mês do ano ativo.
- Evite, durante o seu trabalho, definir um período diferente daquele que estiver sendo contabilizado (principalmente se for um período posterior) porque, nesse caso, o sistema criará as tabelas anuais que são Plano de Contas, Plano de Contas por Centro de Custo e Lançamentos Contábeis para o período informado. Assim poderão ocorrer lançamentos fora do período desejado. Mas, se por engano, você informou um período diferente, o sistema o avisará de que as tabelas referidas acima não foram encontradas e perguntará se você deseja criá-las. Nesse momento você pode dizer que "Não" e em seguida "Cancelar" a operação.
- Contabilização por Centro de Custo: Esta opção permite que você efetue contabilização por centro de custo, isto é, permite que você aproprie os valores correspondentes a cada um deles e, caso seu centro de custo ainda não esteja cadastrado, você também poderá cadastrá-lo. Para cadastrar os seus centros de custo antes de iniciar os lançamentos, entre no menu Manutenção/Tabelas/Centro de Custo (Ver item Cadastrando Centros de custo). Se esta opção estiver assinalada, o sistema habilitará também a opção “Rateio dos valores por Centro de Custo” e a opção "Utiliza Centro de Custo p/ Contas Patrimoniais".
- Rateio dos valores por Centro de Custo: Permite que você rateie as contas em mais de um centro de custo, informando a porcentagem que será atribuída a cada um deles (Ver ítem Rateando Contas por Centro de Custo).
- Gera lançamentos de partidas múltiplas após rateio: Assinalando essa opção ao gravar o lançamento rateado por centro de custo será gerado um lançamento de partidas múltiplas (Vários Créditos para um Débito ou um Crédito para vários Débitos).
- Utiliza Centro de Custo p/ Contas Patrimoniais: Assinale esta opção se desejar utilizar Centros de Custo para contas Patrimoniais. Se esta opção estiver assinalada, ao incluir ou alterar uma conta de Ativo ou Passivo de maior nível sintético aparecerá uma opção para informar se o grupo da conta utiliza Centro de Custo (Ver ítem Criando um Plano de Contas).
- Haverá correção monetária no LALUR: Se você estiver escriturando um período anterior a 31/12/1995, a legislação da época permitia que os valores de depreciação, bens, fossem corrigidos de acordo com o valor da UFIR. Ou se você desejar apenas para fins gerenciais que esta correção seja executada atualmente, essa opção poderá ser assinalada.
- Usa moeda estrangeira em lançamentos contábeis: Quando você fizer lançamentos referentes a pagamento de contas ao exterior você poderá informar, além do valor em Reais do lançamento, o valor do lançamento em moeda estrangeira. Caso a conta seja paga em data diferente daquele em que o lançamento foi feito, será possível ver através do relatório "Variação Cambial" a variação, em Reais, do valor do lançamento entre a data em que ele foi efetuado e a data em que ele foi pago.
- Produtor Rural: se a empresa for produtora rural.