DVA - Demonstração do Valor Adicionado
-
DVA – Demonstração do Valor Adicionado
.
A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é o informe contábil que evidencia, de forma sintética, os valores correspondentes à formação da riqueza gerada pela empresa em determinado período e sua respectiva distribuição.
Obviamente, por se tratar de um demonstrativo contábil, suas informações devem ser extraídas da escrituração, com base nas Normas Contábeis vigentes e tendo como base o Princípio Contabil da Competência.
A riqueza gerada pela empresa, medida no conceito de valor adicionado, é calculada a partir da diferença entre o valor de sua produção e o dos bens e serviços produzidos por terceiros utilizados no processo de produção da empresa.
A utilização do DVA como ferramenta gerencial pode ser resumida da seguinte forma:
1) como índice de avaliação do desempenho na geração da riqueza, ao medir a eficiência da empresa na utilização dos fatores de produção, comparando o valor das saídas com o valor das entradas, e
2) como índice de avaliação do desempenho social à medida que demonstra, na distribuição da riqueza gerada, a participação dos empregados, do Governo, dos Agentes Financiadores e dos Acionistas.
O valor adicionado demonstra, ainda, a efetiva contribuição da empresa, dentro de uma visão global de desempenho, para a geração de riqueza da economia na qual está inserida, sendo resultado do esforço conjugado de todos os seus fatores de produção..
A Demonstração do Valor Adicionado, que também pode integrar o Balanço Social, constitui, desse modo, uma importante fonte de informações à medida que apresenta esse conjunto de elementos que permitem a análise do desempenho econômico da empresa, evidenciando a geração de riqueza, assim como dos efeitos sociais produzidos pela distribuição dessa riqueza.
Para Imprimir/visualizar o DVA – Demonstração de Valor Adicionado deverá ser acessado o menu Movimentação/DVA, serão apresentadas todas as descrições de acordo com o layout da DVA, mas a qualquer momento o usuário pode acrescentar ou excluir descrições.
Na Coluna Cabeçalho, defina:
SIM – se aquela descrição irá constar do relatório apenas como cabeçalho , sem valor
NÃO – se aquela descrição irá carregar valores
Na Coluna Código Reduzido
Cadastre a conta contábil reduzida da qual será carregado o valor para o relatório.
Obs: Nesse momento poderá ser feito o cadastro de uma nova descrição que ainda não conste no Relatório, para isso bastará clicar no botão “Novo”
.
.
.
Acessando o menu Relatório/DVA será possível visualizar as informações que serão impressas no Relatório
.
.
.
Ao pedir para Imprimri/Visualizar o Relatório, o mesmo será apresentado de acordo com o que vou cadastrado anteriormente
.
.
.