Exportando dados para o Demonstrativo de Notas Fiscais - DNF
EXPORTANDOCadastro
(Demonstrativo de Notas Fiscais)
DADOSdas PARAInformações Ode DEMONSTRATIVOProdutos DEpara NOTAS FISCAIS -a DNF
A DNF é de entrega obrigatória à Receita Federal do Brasil pelas pessoas jurídicas que possuírem estabelecimentos:
- Fabricantes
- Distribuidores Atacadistas
- Importadores dos produtos como material de embalagem nas indústrias de cigarros, de bebidas e outras;
- Matéria-prima nas indústrias de bebidas e outras.
- Fabricantes ou Importadores de compostos orgânicos usados como produto intermediário ou final nas indústrias químicas, petroquímicas, de combustíveis e outras.
AAtravés exportaçda Instrução deNormativa DadosRFB para1.221/2011, a Receita Federal extinguiu o DNF pode ser feita acessando o menu Utilitários/Exportação de Dados/Demonstrativo de Notas Fiscais - DNF(DNF)..
Para que você realize a exportação de Dadosdados possados serprodutos realizada,pra éa necessárioDNF (Demonstrativo de Notas Fiscais), acesse o menu Manutenção>Empresas>Parâmetros Adicionais da Empresa - aba Informações Gerais (Parte 1) e defina que nos parâmetros da empresa esteja assinalado que Exporta dados para o DNF (verINSRF item359 DE 15/09/2003)
A partir da parametrização realizada o Sistema habilitará o menu Manutenção>Produtos>Tabelas>Informações de Produtos para DNF>Cadastra
Neste menu você encontrará a Empresa).tabela de Códigos DNF cadastrada
Observação:
Através dos botões de atalho será possível cadastrar um novo código, editar um código existente e excluir um código.
Agora, acesse o menu Manutenção>Produtos>Manutenção
Edite o cadastro de seus produtos e acesse a aba Informações Fiscais e informe o Código DNS para seus Produtos.
É importante dizer que, se você está gerando o arquivo noatravés SSComprasdo Sistema de Controle de Compras e também possui o SSVendas,Sistema de Vendas instalado no mesmo banco de dados, o arquivo gerado conterá registros de ambos os sistemas.
A exportação será feita de acordo com a instrução normativa INSRF 359,359 de 15/09/2003. O layout e o validador podem ser encontrados no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).
Ao tentar realizar a exportação, observe os seguintes detalhes:
-No cadastro de produtos, na aba Informações Fiscais, é necessário que o campo Código da caixa DNF esteja devidamente preenchido. É necessário, ainda, que a taxa de conversão estatística também sejainformada.informada (O sistema irá apresentar a taxa de conversão estatística de acordo com a informação cadastrada na aba Unidade de Medida/Informações NF do cadastro do produto)Ao inserir o produto na notificação, se o código fiscal for iniciado por "3", será pedido o número do registro da Declaração de Importação.
Caso o grupo seja um serviço prestado ou tomado pela empresa, significa que não possui saldo em estoque, logo mesmo que o Sistema de Controle de Compras integre o Sistema Controle de Estoque, os dados referentes aos produtos deste grupo não serão transferidos para o Sistema de Controle de Estoque. Além disso, as seguintes informações serão desabilitadas da tela de cadastro dos produtos pelo fato de não possuírem relação com serviços:
1. Campos de Informações para Nota Fiscal;
2. Campos relacionados às Unidades de Medida;
3. NCM;
4. DNF;
5. Impostos;
6. Informações da Grade;
Após o cadastros das notas fiscais de Compras de mercadorias, será necessário acessar o menu Utilitários>Exportação de Dados>Demonstrativo de Notas Fiscais - DNF (Sistema de Vendas)
Definir o Mês e Ano de geração do arquivo e informar se o tipo do demonstrativo será:
- normal
- retificadora
- sem movimento
Salve o arquivo em sua máquina e importe no validador da DNF