Exportando dados para a Contabilidade
Veja também os Itens:
- Emitindo Planilha Contábil
- Exportando dados para a Contabilidade
- Cadastrando Contas Contábeis de CFOP, Clientes e Fornecedores
- Cadastro de Contas Contábeis das Despesas
- Cadastro das Contas Contábeis dos Fornecedores
- Notificação de Recebimento com Retenção de Impostos - Exportação para o Sistema Financeiro e Contabilidade
- Geração de Duplicata a Pagar no Sistema Financeiro referente aos Impostos Retidos na Notificação de Recebimento
Para que a integração ocorra é necessário que esteja assinalado na tela de Parâmetros da Empresa que irá ocorrer integração com o Sistema de Contabilidade.
No caso de transferência, a empresa deve estar inicializada no Sistema de Contabilidade, tendo seu plano de contas criado no ano que será transferido.
Além disso, o código fiscal esteja integrado ao sistema Sistema de Contabilidade (ver item Cadastrando Plano Fiscal).
Para cada código fiscal integrado com a contabilidade, deverão estar cadastradas, também, as contas contábeis para o valor principal e os impostos.
Ao ser acessado o menu Utilitários>Exportação de Dados>Contabilidade, serão apresentadas duas opções
- por Arquivo - A transferência para a Contabilidade também pode ser efetuada por arquivo. Deste modo, será gerado um arquivo texto contendo os lançamentos contábeis, que pode ser importado posteriormente utilizando o próprio Sistema de Contabilidade.
- por Transferência - irá realizar a transferência dos lançamentos contábeis para o Sistema de Contabilidade (para isso os dois Sistema devem estar no mesmo Banco de Dados)
Em seguida será apresentada a tela para definição da exportação de dados
Serão exportados os lançamentos contábeis referentes às notificações de recebimento cujas datas de entrada estiverem dentro do período definido para a exportação.
O sistema irá gerar lançamento contábil para o valor principal e seus respectivos impostos (IPI, ICMS, ICMS retido na fonte ou substituição tributária, INSS retido na fonte, COFINS e PIS para os códigos fiscais que não se referirem a serviços e ISS retido na fonte, IRRF e INSS retido na fonte, COFINS, PIS COFINS RF, PIS RF, CSL RF para os códigos fiscais de serviço).
A exportação pode ser feita detalhada ou totalizada (diária ou mensalmente), ou seja, o sistema irá agrupar da forma solicitada todos os lançamentos contábeis com mesma data, histórico e contas contábeis. Também poderá ser informado um lote para ser enviado para o Sistema de Contabilidade.
O rateio das despesas acessórias será feito por código fiscal e valor total do produto.
No caso de sua empresa utilizar desdobramentos por Centros de Custo, os valores totais e dos impostos serão rateados de acordo com os códigos fiscais de cada documento.
DICA: a informação de um lote específico para os lançamentos gerados pelo Sistema Controle de Compras, para cada mês, facilita a conferência dos lançamentos gerados no Sistema de Contabilidade, pois nele você conseguir realizar um filtro informando o lote definido no momento da exportação e desta forma o Sistema de Contabilidade irá apresentar apenas os lançamentos gerados através da exportação com este lote.
Por Exemplo: você poderá definir que o lote é CC09 (controle de compras referente o mês 09)
No Sistema de Contabilidade, ao acessar Movimentação>Lançamentos Contábeis>Manutenção, faça o filtro digitando o Lote utilizado no momento da Exportação para a Contabilidade