Exportando dados para a Contabilidade
Veja também os Itens:
- Emitindo Planilha Contábil
- Exportando dados para a Contabilidade
- Cadastrando Contas Contábeis de CFOP, Clientes e Fornecedores
- Cadastro de Contas Contábeis das Despesas
- Cadastro das Contas Contábeis dos Fornecedores
- Notificação de Recebimento com Retenção de Impostos - Exportação para o Sistema Financeiro e Contabilidade
- Geração de Duplicata a Pagar no Sistema Financeiro referente aos Impostos Retidos na Notificação de Recebimento
Para que a integração ocorra é necessário que esteja assinalado na tela de Parâmetros da Empresa que irá ocorrer integração com o Sistema de Contabilidade.
Para que a exportação seja realizada, verifique os itens:
- Cadastrando Contas Contábeis para Fornecedores e CFOP
- Cadastrando Contas Contábeis para Despesas
- Cadastrando Contas Contábeis de Fornecedores
- Emitindo Planilha Contábil
- Notificação de recebimento com impostos retidos - exportação para a contabilidade
No caso de transferência, a empresa deve estar inicializada no Sistema de Contabilidade, tendo seu plano de contas criado no ano que será transferido.
Além disso, o código fiscal esteja integrado ao sistema Sistema de Contabilidade (ver item Cadastrando Plano Fiscal).
Para cada código fiscal integrado com a contabilidade, deverão estar cadastradas, também, as contas contábeis para o valor principal e os impostos.
Ao ser acessado o menu Utilitários>Exportação de Dados>Contabilidade, serão apresentadas duas opções
- por Arquivo - A transferência para a Contabilidade também pode ser efetuada por arquivo. Deste modo, será gerado um arquivo texto contendo os lançamentos contábeis, que pode ser importado posteriormente utilizando o próprio Sistema de Contabilidade.
- por Transferência - irá realizar a transferência dos lançamentos contábeis para o Sistema de Contabilidade (para isso os dois Sistema devem estar no mesmo Banco de Dados)
Em seguida será apresentada a tela para definição da exportação de dados
Serão exportados os lançamentos contábeis referentes às notificações de recebimento cujas datas de entrada estiverem dentro do período definido para a exportação.
O sistema irá gerar lançamento contábil para o valor principal e seus respectivos impostos (IPI, ICMS, ICMS retido na fonte ou substituição tributária, INSS retido na fonte, COFINS e PIS para os códigos fiscais que não se referirem a serviços e ISS retido na fonte, IRRF e INSS retido na fonte, COFINS, PIS COFINS RF, PIS RF, CSL RF para os códigos fiscais de serviço).
A exportação pode ser feita detalhada ou totalizada (diária ou mensalmente), ou seja, o sistema irá agrupar da forma solicitada todos os lançamentos contábeis com mesma data, histórico e contas contábeis. Também poderá ser informado um lote para ser enviado para o Sistema de Contabilidade.
O rateio das despesas acessórias será feito por código fiscal e valor total do produto.
No caso de sua empresa utilizar desdobramentos por Centros de Custo, os valores totais e dos impostos serão rateados de acordo com os códigos fiscais de cada documento.
DICA: a informação de um lote específico para os lançamentos gerados pelo Sistema de Compras, para cada mês, facilita na conferência dos lançamentos gerados no Sistema de Contabilidade, pois nele você conseguir realizar um filtro informando o lote definido no momento da exportação e desta forma o Sistema de Contabilidade irá apresentar apenas os lançamentos gerados através da exportação com este lote.
Por Exemplo: você poderá definir que o lote é CC09 (controle de compras referente o mês 09)