Parametrizando a Empresa
Essas informações são referentes somente à empresa que você está trabalhando ou inicializando agora. Preste muita atenção porque são elas que determinarão a forma que o sistema funcionará com relação a essa empresa, inclusive, disponibilizando ou não alguns campos e recursos do sistema. Portanto, se você observar que determinada opção não está disponível pode ser porque, de acordo com suas informações, a empresa não precisará dela. Para melhor funcionamento do sistema, não é recomendado alterar estas opções depois do início do uso, a não ser que esteja especificado o contrário na descrição do recurso.
Orçamento e Formação do Preço de Venda: Aqui você deverá informar as porcentagens que irão compor o custo dos produtos manufaturados a partir do Custo Direto de Produção apurado levando em conta a Engenharia do Produto.
Porcentagem de lucro – Você deverá informar a porcentagem de lucro que será praticada pela empresa nos orçamentos.
Empresa Organizada em: Neste item você poderá informar os níveis de organização da sua empresa.
Unidades de Negócio: Assinale este item se sua empresa está organizada em Unidades de Negócio.
Células ou Setores: Assinale este item se sua empresa está organizada em Células ou Setores.
Número de dígitos utilizados : Informe quantos dígitos serão utilizados para os códigos de unidades de negócios, departamentos, células ou setores e máquinas. Por exemplo, se sua empresa utilizar 1 dígito para unidades de negócios, 2 dígitos para departamentos, 1 dígito para células ou setores e 3 dígitos para máquinas, o código de unidades de negócios seria da forma 9, o de departamentos 9.99, o de células ou setores seria 9.99.9 e o de máquinas seria 9.99.9.999.
Número de casas decimais para os campos de valor : Informe o número de casas decimais que o sistema deverá apresentar para as informações de Valor.
Número de últimas compras a serem consideradas para a valorização: Informe quantidade de documentos que deverão ser considerados para a verificação do preço de compra que deverá ser eleito na valorização.
Das últimas compras selecionadas considerar: Informe se dentre os documentos selecionados conforme o item anterior, deverá ser considerado o maior Custo ou a Média entre os Custos selecionados.
Documentos que devem ser considerados para seleção das últimas compras: Você poderá definir quais documentos do SSCompras deverão ser considerados – A noficiação de Recebimento, a Ordem de Compra ou ambos. No caso de ambos o sistema irá ordená-los por data e considerar o número de documentos indicado.
Critério para Cálculo do Tempo de Preparação: De acordo com a organização de sua empresa, informe se o Tempo de Preparação do roteiro de fabricação deverá ser considerado. Se sim, informe ainda de que forma ele deverá integrar o cáculo : Dividido pelo lote mínimo do produto principal ou Dividido pela produção horária a cada operação.
Nesta aba você deverá informar a carga tributária de responsabilidade da empresa. Estas alíquotas serão utilizadas na aba de Formação do Preço de Venda dos produtos manufaturados. Se a empresa estiver inicializada no SSFiscal, a primeira vez que você estiver cadastrando os parâmetros do SSCustos, o sistema irá buscar as alíquotas dos impostos configuradas no SSFiscal.
Nesta aba você poderá informar 3 novos campos cujo valor poderá influenciar antes ou depois da apuração dos impostos. Informando a descrição de cada campo automaticamente será habilitado o campo na tela de orçamento/formação de preços. Se a alíquota for informada nessa tela automaticamente será considerada no cadastro do orçamento/formação de preços. Ainda você poderá optar por calcular os valores dos campos adicionais 2 e 3 sobre o campo adicional 1, ou seja, selecionando esta opção o valor do campo adicional 1 será somado ao SubTotal e sobre esse valor será aplicada a alíquota do campo adicional 2.
Se a sua empresa estiver inicializada no SSVendas e no SSEstoque, você deverá informar nesta aba os critérios para integração das informações entre o SSCustos e a tabela de preços do SSVendas ou o Orçamento.
Você deverá informar se quando o Custo Padrão do Produto for alterado, se o preço da tabela de Preços do SSVendas também deverá ser alterado.
Informe também qual dos valores da Formação de Preços deverá ser exportado e qual Preço no SSVendas receberá este valor.
Dessa forma a tabela de preços do SSVendas será recalculada a partir do novo Custo Padrão definido.
Se você utilizar o SSFinanc, poderá definir se o valor das despesas rateado por Centro de Custo informado nos lançamentos de Contas a Pagar deverão ser considerados para compor o cálculo do Custo da Estrutura da Organização.
Os documentos com vencimento dentro do mês/ano serão alimentados no SSCustos como por analogia aos documentos de provisão do Contas a Pagar do mês/ano, ou seja, esses valores que compõe o SSCustos são baseados sempre no mês/ano anterior.
Também poderá informar os tipos de documento de saída de material utilizados no SSEstoque e que deverão ser considerados no cálculo da Composição do Custo da Estrutura da Organização, veja item Calculando Composição do Custo da Estrutura da Organização para maiores detalhes.