Parametrizando a Empresa
Veja também os Itens:
Essas informações são referentes somente à empresa que você está trabalhando ou inicializando agora. São estas configurações que determinarão a forma que o sistema funcionará com relação a essa empresa, inclusive disponibilizando ou não alguns campos e recursos do sistema. Portanto, se você observar que determinada opção não está disponível pode ser porque, de acordo com suas informações, a empresa não precisará dela. Para melhor funcionamento do sistema, não é recomendado alterar estas opções depois do início do uso, a não ser que esteja especificado o contrário na descrição do recurso.
O sistema Sistema de Custos e Formação de Preços exige a instalação do Sistema Folha de Pagamento, Sistema Controle de Estoque SSPPCP e Sistema Financeiro e será opcional a utilização do Sistema Controle de Compras e Sistema de Vendas e Sistema Livros Fiscais para o seu funcionamento devido as informações de custos dos produtos que estes sistemas controlam. Os elementos para cálculo dos custos vem da definição de:
- Estrutura de Produtos ou Lista de Componentes
- Roteiro de Fabricação ou Sequencia Operacional
O sistema de custos tem dois momentos:
1) Auxiliar na verificação do custo de um produto através da engenharia cadastrada para ele mais impostos, comissão e lucro para chegar ao Custo Padrão do produto que será praticado no setor de Vendas da empresa. Esta verificação é feita através dos orçamentos/formação de preços em conjunto com a análise da variação de custo deste produto no decorrer de um determinado período.
2) Acompanhar mês a mês a variação dos gastos envolvidos na composição do custo de um produto calculando sua variação e comparar com o Custo Padrão definido.
Com estas duas informações, você terá parâmetros para reestruturar a engenharia de um produto, verificar o layout de produção da fábrica ou necessidade da definição de um novo custo padrão para o produto.
Parâmetros Adicionais da Empresa
Informações Gerais
- Orçamento e Formação do Preço de Venda: Aqui você deverá informar as porcentagens que irão compor o custo dos produtos manufaturados a partir do Custo Direto de Produção apurado, levando em conta a Engenharia do Produto.
- Porcentagem de lucro – Você deverá informar a porcentagem de lucro que será praticada pela empresa nos orçamentos.
- Empresa Organizada em: Neste item você poderá selecionar se a empresa é organizada em Unidades de Negócio (mais de um departamento produtivo) ou Células ou Setores (mais de um setor contendo diversas máquinas).
- Número de dígitos utilizados : Informe quantos dígitos serão utilizados de acordo com a parametrização informada acima. Por exemplo:
- se informar que utiliza apenas 1 nível para departamento, será possível cadastrar até 9 departamentos diferentes;
- se informar que utiliza 2 níveis para células/setores, será possível cadastrar até 99 células/setores diferentes.
Esta configuração varia de acordo com a estrutura organizacional de cada empresa (a empresa pode ter apenas 1 departamento, 3 células, e diversas máquinas em cada uma destas células).
Valorização dos Produtos/Tempo de Preparação
- Número de últimas compras a serem consideradas para a valorização: Informe quantidade de documentos que deverão ser considerados para a verificação do preço de compra que deverá ser eleito na valorização.
- Das últimas compras selecionadas considerar: Informe se dentre os documentos selecionados conforme o item anterior, deverá ser considerado o maior Custo ou a Média entre os Custos selecionados. -
- Documentos que devem ser considerados para seleção das últimas compras: Você poderá definir quais documentos do Sistema Controle de Compras deverão ser considerados – A notificação de Recebimento, a Ordem de Compra ou ambos. No caso de ambos o sistema irá ordená-los por data e considerar o número de documentos indicado.
- Critério para Cálculo do Tempo de Preparação: De acordo com a organização de sua empresa, informe se o Tempo de Preparação do roteiro de fabricação deverá ser considerado. Se sim, informe ainda de que forma ele deverá integrar o cálculo : Dividido pelo lote mínimo do produto principal ou Dividido pela produção horária a cada operação.
Impostos
Nesta aba você deverá informar a carga tributária de responsabilidade da empresa. Estas alíquotas serão utilizadas na aba de Formação do Preço de Venda dos produtos manufaturados.
Se a empresa estiver inicializada no Sistema Livros Fiscais, a primeira vez que você estiver cadastrando os parâmetros do Sistema de Custos e Formação de Preços, o sistema irá buscar as alíquotas dos impostos configuradas no Sistema Livros Fiscais.
Informe:
- Se a empresa é Optante do Simples Nacional
- Alíquota dos Impostos de Serviço (ISS e INSS)
- Alíquota da Contribuição Social (Alíquota Base e Alíquota do Imposto)
- Alíquota do IRPJ (Alíquota Base e Alíquota do Imposto)
- PIS (Regime de Apuração e Alíquota)
- COFINS (Regime de Apuração e Alíquota)
- Percentual da Comissão
Formação de Preços
Nesta aba você poderá informar 3 novos campos cujo valor poderá influenciar antes ou depois da apuração dos impostos. Informando a descrição de cada campo automaticamente será habilitado o campo na tela de orçamento/formação de preços.
Se a alíquota for informada nessa tela automaticamente será considerada no cadastro do orçamento/formação de preços.
Ainda você poderá optar por calcular os valores dos campos adicionais 2 e 3 sobre o campo adicional 1, ou seja, selecionando esta opção o valor do campo adicional 1 será somado ao Sub Total e sobre esse valor será aplicada a alíquota do campo adicional 2.
Integração
Se a sua empresa estiver inicializada no Sistema de Vendas e no Sistema Controle de Estoque, você deverá informar na aba Valorização dos Produtos/Tempo de Preparação os critérios para integração das informações entre o Sistema Custos e Formação de Preços e a tabela de preços do Sistema de Vendas ou o Orçamento.
- Você deverá informar se quando o Custo Padrão do Produto for alterado, se o preço da tabela de Preços do Sistema de Vendas também deverá ser alterado.
- Informe também qual dos valores da Formação de Preços deverá ser exportado e qual Preço no Sistema de Vendas receberá este valor.
Dessa forma a tabela de preços do Sistema de Vendas será recalculada a partir do novo Custo Padrão definido.
Se você utilizar o Sistema Financeiro, poderá definir:
- se o valor das despesas rateado por Centro de Custo informado nos lançamentos de Contas a Pagar deverão ser considerados para compor o cálculo do Custo da Estrutura da Organização.
- Os documentos com vencimento dentro do mês/ano serão alimentados no Sistema de Custos e Formação de Preços como por analogia aos documentos de provisão do Contas a Pagar do mês/ano, ou seja, esses valores que compõe o Sistema Custos e Formação de Preços são baseados sempre no mês/ano anterior.
Na integração com os orçamentos você também poderá definir qual dos valores da formação de Preços (Protótipos) deverá ser assumido no orçamento, lembrando que, apenas as Formações de Preços de Protótipos poderão ser importadas para os Orçamentos no Sistema de Vendas.
Também poderá informar os tipos de documento de saída de material utilizado no Sistema Controle de Estoque e que deverão ser considerados no cálculo da Composição do Custo da Estrutura da Organização.