Skip to main content

Calculando Composição do Custo para Estrutura da Organização

Os valores calculados nessa rotina serão utilizadas para compor o Custo da Estrutura da Organização e Margem de Contribuição mensal, lembrando que, será de extrema importância a empresa estar definida no Sistema Folha de Pagamento, Sistema Financeiro e Sistema Controle de Estoque, opcionalmente no Sistema Planejamento e Controle da Produção, todos configurados para utilizar Centro de Custo, para que o sistema Sistema Custos e Formação de Preços considere automaticamente os valores referentes ao custo da Estrutura da Organização.

Em primeiro lugar, você deverá parametrizar a empresa no Sistema de Custos e Formação de Preços ativando o cálculo dos valores que  compõe os custos da estrutura da organização,
Para isso, acesse o item Parâmetros Adicionais da Empresa, na aba Informações Gerais, assinale a opção Utiliza Cálculo da Composição do Custo, que estará habilitada somente se a empresa utilizar Sistema Folha de Pagamento, Sistema Financeiro e Sistema Controle de Estoque. Essa opção irá desabilitar os % Margem de Contribuição e % Custo Indireto.
não habilitou a opção utiliza calculo da composição do custo


Em seguida, vá em \Movimentação\Composição dos Custos, onde você poderá informar os valores manualmente através do item Cadastra

image.png

image.png

Ou gerar automaticamente através do botão Cálculo Automático dos valores no item Manutenção:


image.png

image.png

image.png


Ao clicar no botão, você deverá informar o mês / ano de referência para o cálculo:

image.png



Mas para que o sistema calcule os valores automaticamente você terá que configurar / gerar algumas opções nos sistemas SSCustos, SSFolha, SSFinanc e SSEstoque ou SSPPCP:

Primeiramente, você deverá utilizar Centro de Custos e configurar o tipo do Critério de Cálculo para Centros de Custos para a composição do Custo da Estrutura da Organização, que deverá ser adotado para os cálculos dos valores, ou se o Centro de Custo for Indireto de Produção, informar todos os Centros de Custo Direto relacionados.

Ou seja, por exemplo:

Centro de Custo 5.01 -> Indireto de Produção -> Gerência
Centro de Custo 2.10 -> Direto de Produção -> Auxiliares 1
Centro de Custo 3.10 -> Direto de Produção -> Auxiliares 2

O Centro de Custo 5.01, gerencia os Centros de Custo 2.10 e 3.10, mas na entra na produção dos Centros de Custos 002 e 003. Relacionando esses Centros de Custos, os custos provenientes do SSFolha, SSFinanc e SSEstoq do Centro de Custo 5.01, será rateado de maneira proporcional para os Centros de Custos relacionados: 2.10 e 3.10.




 Ao passo que os Centros de Custo Diretos (2.10 e 3.10) exigem uma configuração para determinar o Critério de Cálculo para a Composição do Custo da Estrutura da Organização:




Observação:

1. As opções Critério para o Cálculo do Custo Hora e Centros de Custo Direto que compõe o Indireto só ficarão habilitadas no SSCustos.
2. Os itens Total Horas Máquina e Total Qtde Peças Produzidas do item Critério para o Cálculo do Custo Hora só serão habilitadas se a empresa utilizar o SSPPCP.


Em seguida, você deverá incluir no nível mais analítico da Estrutura da Organização, o Centro de Custo que será relacionado:




A informação referente a Centros de Custo será habilitada apenas no SSCustos e através dela o sistema fará o relacionamento dos valores gerados no SSFolha, SSFinanc e SSEstoque com a Estrutura da Organização definida.

O segundo passo será gerar no SSFolha, o Total Hora da Mão de Obra através da definição das Taxas de Leis Sociais e Riscos de Trabalho para o mês / ano anterior ao solicitado no SSCustos, ou seja, se o SSCustos estiver definido em Março / 2009, o cálculo dos valores da composição do Custo da Estrutura da Organização considerará o Custo / Hora da Mão de Obra gerado no mês de Fevereiro / 2009.


Essa informação irá compor o campo Hora:


 

Logo em seguida, você deverá definir no SSFinanc, quais despesas integrarão a Composição do Custo da Estrutura da Organização através de uma opção localizada no Cadastro de Despesas:




Realizado essa configuração das Despesas, os valores rateados por Centro de Custo e por Despesas nas Contas a Pagar cadastradas, por data de vencimento, serão considerados no campo Despesa, lembrando que os documentos considerados não estarão verificando as movimentações dos mesmos.




O próximo passo consiste, em realizar o Custeio no SSEstoque e a Valorização no SSCustos, para que o sistema gere os valores no campo Material de Consumo,  pois através dessas ações, será gerado a somatória das saídas referente às quantidades de Material de Consumo dos produtos no SSEstoque, conforme tipos de documentos informados em Paramêtros Adicionais da Empresa na aba Integração (veja detalhes em Parâmetros Adicionais da Empresa), para o Centro de Custo,  multiplicado pelo valor do custo calculado na Valorização do produto no SSCustos.




O campo Custo Indireto será calculado apenas para os Centros de Custos do tipo Direto de Produção, pois conterá a soma dos valores dos campos Hora, Despesa e Material de Consumo provenientes dos Centro de Custo Indiretos de Produção (veja o exemplo dos Centros de Custos acima) relacionados ao Centro de Custo do tipo Direto de Produção, rateados por todos os Centros de Custo Diretos que estão relacionados ao Centro de Custo Indireto em questão.



A soma dos campos Hora, Despesa, Material de Consumo e Custo Indireto será demonstrada no campo Total.

O último campo a ser calculado será o Custo Hora, lembrando que esse campo também somente será calculado se o Centro de Custo for do tipo Direto de Produção. Nele será somado os valores dos campos Hora, Despesa, Material de Consumo e Custo Indireto.



Ao chegar no Custo Hora, será verificado o Centro de Custo relacionado ao nível da Estrutura da Organização, e a partir do Critério de Cálculo definido para os Centros de Custo do tipo Direto de Produção será calculado automaticamente os valores dos Custos da Estrutura da Organização em \Movimentação\Custos da Estrutura da Organização, veja item Custos da Estrutura da Organização

Também será gerado a partir dos valores Hora, Despesa, Material de Consumo do Centros de Custo do tipo Adminstrativo o % para Margem de Contribuição no período, veja o item Margem de Contribuição para maiores detalhes.

Exemplicando os cálculos da Composição dos Custos da Estrutura da Organização:

1.) Centros de Custo Indireto de Produção:
001 -> Gerência
Custos: Hora: 500,00
            Despesa: 200,00
            Material de Consumo: 50,00
            Total do Custo Bruto: 750,00

002 -> Qualidade
Custos: Hora: 200,00
            Despesa: 100,00
            Material de Consumo: 30,00

            Total do Custo Bruto: 330,00


2.) Centros de Custo Direto de Produção relacionado ao Centro de Custo Indireto 002:
003 -> Produção
Custos: Hora: 100,00
            Despesa: 50,00
            Material de Consumo: 10,00
            Custo Indireto: 375,00
           
 Total do Custo Bruto: 535,00

            Custo Hora: 535,00

004 -> Vendas
Custos: Hora: 120,00
            Despesa: 80,00
            Material de Consumo: 20,00
            Custo Indireto: 375,00
            
Total do Custo Bruto: 595,00 
            Custo Hora: 595,00

1.) Para chegarmos ao Valor do Custo Indireto consideramos:

Valores Centro de Custo 001 / Número de Centros de Custos Diretos relacionados ao Custo Indireto 001, ou seja, 003 e 004

Trocando por valores:

(500,00 + 200,00 + 50,00) / 2   =  750,00 / 2  = 375,00

2.) Para chegarmos ao Valor do Custo Hora de cada Centro de custo, somamos os valores dos campo Hora, Despesa, Material de Consumo e Custo Indireto:

Centro de Custo 003: 100,00 + 50,00 + 10,00 + 375,00 = 353,00
Centro de Custo 004: 120,00 + 80,00 + 20,00 + 375,00 = 395,00

Observação:


Se um determinado Centro de Custo do tipo Direto de Produção estiver relacionado a dois Centros de Custo do tipo Indireto, os valores serão somados, ou seja, suponhamos que o Centro de Custo Direto de Produção 003 esteja relacionado aos Centros de Custos Indiretos 001 e 002, sendo que o 002, contém mais 3 outros Centros de Custos relacionados além do 003, totalizando 4 Centros de Custos relacionados, lembrando da fórmula:

Custo Hora + Despesa + Material de Consumo do Centro de Custo Indireto / Número de Centros de Custos Diretos relacionados

O cálculo do Custo Indireto ficaria da seguinte forma:

1.) Calculando valores considerando o Centro de Custo Indireto 001:

(500,00 + 200,00 + 50,00)  / 2    =  750,00 / 2  = 375,00

2.) Calculando valores considerando o Centro de Custo Indireto 002:

(200,00 + 100,00 + 30,00) / 4     =  330,00 / 4 = 82,50

O valor para o Custo Indireto do Centro de Custo 003 será a soma do valor calculado do Centro de Custo 001 e 002, ou seja, 375,00 + 82,50, totalizando 457,50.