Gerador de Relatórios - Tabelas
O Gerador de relatórios encontrado no Menu Relatórios- Gerador. Nessa opção você irá editar pu elaborar relatórios , sejam eles documentos, etiquetas ou consultas, incluindo dados, condições e fórmulas para que atendam suas necessidades individuais.
Esta ferramenta será útil para você elaborar listagens ou consultas mais simplificada que podem envolver uma ou mais tabelas do Sistema, desde que tenham relação entre si. Outras listagens ou consultas mais complexas que envolvam rateios de valores, quebras com totalizações mais elaboradas, estarão disponíveis dentro do próprio sistema, já que o Gerador de relatórios é limitado a auxiliar você em extrair informações simplificadas que possam surgir durante a utilização do Sistema ou relatórios eventuais que possam se fazer necessários. Mesmo assim, essa ferramenta será muito útil lhe dará total liberdade em criar novos relatórios dependendo do tipo de informação que você tem necessidade.
TABELAS
Para entendermos melhor o funcionamento do gerador de relatórios, precisamos terde alguns conhecimentos básicos sobre bancosbanco de dados como Tabelas, Campos, Registros.
As Tabelastabelas possuem um conjuntoconjuntos de campos e dentro destes campos estarão armazenadas as informações digitadas por você. Podemos comparar um Banco de Dados a um Arquivoarquivo Fichário (Como aqueles de aço que são utilizados nos escritórios),. O Arquivoarquivo que seria ( que seria o banco de dados) possui várias Gavetasgavetas (que seriam as tabelas), dentro das Gavetas estãgavetasestarão as Pastas(pastas (que seriam oscampos) campos), e dentro das Pastaspastas estãestarão os Documentosdocumentos (Queque sãserão os registros de informações armazenadas).
Dentro de um banco de dados existem várias tabelas dependendo dosdo tipostipo de informações que estarão sendo armazenadas. Vejamos o exemplo a seguir:
A Tabelatabela se chama FORNECLANC2003 e possui os Campos:campos: Número,Código, NomeData de Lançamento, Histórico e DataValor do CadastroLançamento que são as colunas. Cada registro de informação armazenada corresponde a uma linha, entenda como registro de informação o conteúdo dos campos desta linha. Por exemplo,exemplo o primeiro registro armazenado na tabela é o Númerocódigo 111.222.333-44, Nome Maria Cristina,1, Data do Cadastro 10/02/2003.2003, Histórico Compra de matéria prima, Valor R$ 850,00.
Quando no relatório selecionarmos estes campos para impressão, o sistema irá imprimir o conteúdo de cada um deles, em linhas de acordo com os registros apresentados.
Se um novo registro for inserido nestana tabela, ele será uma nova linha, com os 3quatro campos disponíveis para que se possa preencher seus conteúdos.
Se o registro for eliminado, toda a linha éserá apagada da tabela.
Nos relatóriorios você poderá escolher também o campo para ordenação.o Conformeconforme a tabela acima se escolhermos a ordem pelo campo Nome,Histórico, o relatório seria impresso da seguinte forma:
O relacionamento entre as tabelas é outro ponto muito importante para o funcionamento correto dos relatórios. Mesmo que você tente unir dados de tabelas que não tenham relacionamento entre si, o próprio geradorgerado irá lhe informar. O relacionamento existe quando um campo de uma determinada tabela tem correspondência com o campo em outra tabela do sistema, isto é, o conteúdo destes campos contémcontpem os mesmos tipos de informações. Por exemplo as tabelas FORNECCENCUST e CONTAFORLANC2003 estão relacionadas pelospelo camposcampo NumeroAbrev e Cod da tabela FORNECCENCUST e NumeroAbrev e CCustoDebito ou CCustoCredito da Tabelatabela CONTAFOR.LANC2003. Estes doisOs campos Abrev armazenam o nome do abreviado da empresa e os campos Cod da tabela CENCUST e CCustoDebito e CCustoCredito da tabela LANC2003 armazenam o código do Fornecedor.
Centro de Custo.
Para que a idéia de relacionamento fique clara vejamos o seguinte exemplo dade montagem de um novo relatório:
Nela você deverá selecionar a aba Consultas/Relatórios para que o gerador entenda que você deseja criar um novo relatório. Mesmo que você pretenda gerar uma etiqueta ougerar documento,uma etiqueta um documento será necessário antes, gerar um relatório para selecionar os campos a serem utilizados, as quebras e as condições que irãoirá delimitar os dados no relatório como datas, NúmerosCódigos de Fornecedores,Lançamentos, etc.ect. E depois destadessa etapa, você conseguirá montar a sua etiqueta ou documento apenas posicionando os campos a partir desta consulta. Veja mais informações em Gerando Etiquetas/Documentos.
Na tela inicial do gerador de relatórios você encontrará alguns botões específicos como:
NOVO :NOVO: Cria um novo relatório para que você possa informar suas especificações.
EDITA: Edita um relatório gerado para que você possa alterar suas especificações.
VISUALIZA DADOS: Mostra numa grade os dados selecionados pelo relatóriorio.
FORMATA ETIQUETA: Permite que você crie um modelo de etiqueta informando as dimensões e medidas do formulário.
Os botões Imprime e Preview já foram explicados conforme item Imprimindo Relatóriosrios.