Cadastrando Bens
CADASTRANDO BENS
Você deverá utilizar a opção de menu Manutenção/Bens, que apresenta três abas de Cadastro:
Identificação do Bem
Na Identificação do bem você deve indicar a Chapa (até oito caracteres alfanuméricos) que distingue o bem.
Na seqüência, opcionalmente, você poderá indicar a identificação do componente (até três caracteres alfanuméricos). Esta alternativa possibilita a movimentação dos diversos componentes através da chapa principal. O campo Denominação é destinado à descrição do bem.
Preencha os Dados da Aquisição do Bem. O Valor Original é usado pelo sistema para calcular automaticamente o valor do bem expresso nos indexadores de acordo com a data de aquisição. Quando informado o Valor Depreciável o sistema passa a considera-lo para o calculo da depreciação. O Valor Depreciável é para atender a CPC 27.
Para o bem que foi reavaliado informe a chapa e componente que corresponde a reavaliação.
Informações Contábeis
No grupo Dados Contábeis, o campo Lançamento Contábil deve conter o número que identifica o lançamento de aquisição do bem nos registros contábeis da empresa, porém esta informação é opcional. A Conta Contábil deve ser informada obrigatoriamente, e através do seu cadastro no item Manutenção/Tabelas/Contas Contábeis será possível determinar as taxas de depreciação para os bens pertencentes àquela conta. A Forma de Depreciação na Aquisição deve ser assinalada de acordo com o critério escolhido. O Centro de Custo será obrigatório para as empresas que utilizarem a contabilização por centro de custo.
O grupo Índices Econômicos compreende os campos que indicam a cotação dos indexadores na data de aquisição do bem e o valor deste expresso pelo indexador. O preenchimento é automático e obrigatório. As Taxas de Depreciação são preenchidas automaticamente conforme foram configuradas nas conta contábeis (veja procedimento próprio), mas podem registrar percentuais específicos para cada bem inclusive para calcular a "depreciação acelerada" prevista na legislação fiscal.
Valores Acumulados
Esta aba deve ser preenchida exclusivamente quando a empresa possui um controle patrimonial em uso que apresenta uma posição dos valores em uma determinada data; e você precisa iniciar o uso do SSAtivo a partir desta posição. Devem ser cadastrados os valores para o Índice Nacional e para o Índice Estrangeiro. O mês e o ano a ser indicado deve ser o imediatamente anterior àquele que será calculado pelo sistema, e os demais campos devem ser preenchidos com os valores acumulados até o mês indicado. O percentual de depreciação acumulada é o resultado da comparação entre o Valor da Depreciação Acumulada e o Valor do Bem Corrigido.
Importante: É fundamental que todos os bens cadastrados para uma empresa tenham os Valores Acumulados informados para o mesmo mês para que dessa forma o sistema possa iniciar os cálculos no mesmo mês para todos eles, de acordo com os dados informados nos Parâmetros da Empresa.
O botão Valores Acumulados quando acionado mostra uma janela com os valores da posição do último mês calculado pelo sistema.