Cadastrando Orçamento/Formação de Preços
O orçamento prevê duas formas de cálculo da formação de preço dos produtos de acordo com a sua concepção:
Acesse Movimentação>Orçamento/Formação de Preços
1) Protótipo:
Que representa um produto que ainda não existe na empresa, isto é, não tem uma engenharia de produtos previamente cadastrada, é apenas um projeto e se deseja definir quanto ele custaria se fosse fabricado ou vendido. Ele também auxilia a verificação de custos da produção sob encomenda quando a empresa atende as necessidades de cada cliente em particular.
Para este caso é possível copiar a engenharia de um produto existente, incluir itens novos ou alterar qualquer informação do Roteiro ou Engenharia do produto dentro do orçamento.
Na engenharia de um protótipo ainda, é possível incluir um componente protótipo informando apenas número do orçamento em que ele foi criado.
2) Linha de Produção:
Consiste em avaliar ou reavaliar os custos dos produtos produzidos pela empresa. Nele você não poderá alterar itens do Roteiro ou da Engenharia, apenas no que diz respeito a custo dos componentes ou custo da hora homem/máquina.
Neste caso o orçamento poderá também definir um novo custo padrão para o produto caso seja conveniente para a empresa.
Aba Engenharia de Produtos
Esta aba apresenta os componentes do produto que esta sendo orçado e suas respectivas quantidades. De acordo com o tipo de valorização que foi informado no Grupo de Produtos um custo será atribuido a cada um destes itens. Este custo vem da tabela de valorização de produtos referente o período definido.
Particularidades:
1. Os Componentes da Engenharia cuja valorização seja Reposição a Valor Presente terão a sua data de atualização na cor Verde, isto para que você verifique se será necessário refazer a consulta a seu fornecedor para atualizar o custo deste componente.
Se isso for necessário, você poderá clicar no campo de valor deste produto e o sistema automaticamente irá chamar um atalho para a tela de Reposição a Valor Presente para que você efetue a atualização do custo deste componente.
2. Os componentes da engenharia que são manufaturados estarão representados pela cor Azul. Neste momento você não conseguirá visualizar a estrutura deste produto, apenas o seu custo padrão que foi definido na tabela de Custo Padrão dos Manufaturados. O custo utilizado é o mais atual com data inferior ou igual ao orçamento que está sendo feito.
Caso seja necessário rever o custo deste produto você poderá dar duplo clique sobre ele e o sistema irá apresentar uma tela com os últimos custos deste produto sendo:
Custo Real Variação Mensal - Apresenta as últimas valorizações deste produto.
Orçamentos - O sistema irá apresentar os últimos orçamentos deste produto sendo que você poderá visualizar qualquer um deles na integra ou mesmo neste momento já cadastrar um novo orçamento para este componente no intuito de atualizar o seu custo padrão que será utilizado dentro do orçamento.
Aba Roteiro
A aba Roteiro contém a sequência operacional para a fabricação do produto principal. E em cada atividade você tem o tempo necessário para o preparo da máquina e o tempo que a máquina levará para realizar essa atividade, o tempo necessário do funcionário para preparar o equipamento e o tempo que o funcionário levará para realizar essa atividade e o número de operadores necessários.
Com essas informações o sistema irá somar os tempos necessários para execuçaõ de cada atividade sendo que, primeiro irá verificar o tempo máquina e multiplicar pelo custo hora máquina, depois o tempo homem multiplicando pelo número de funcionários e multiplicar pelo custo homem. CUIDADO se você esquecer de definir o número de operadores na atividade, o valor do custo homem ficará igual a zero, mesmo com horas e valores cadastrados.
O custo hora homem e hora máquina para se chegar no custo final desta atividade o sistema irá obter da tabela de Custos da Estrutura da Organização que já deverá ter sido cadastrada anteriormente.
Caso a empresa utilize o sistema SSPPCP e seu roteiro for até o nível de máquina, esta informação estará disponível no Roteiro do Orçamento, porém o custo correspondente a esta máquina estará no nível anterior definido na Estrutura da Organização, como por exemplo na célula a qual pertence esta máquina, pois o sistema de Custos não terá informações para o nível de máquina.
Aba Formação do Preço de Custo
Esta aba representa a formação do preço de custo do produto, onde após as informações de Custo da Engenharia de Custo de Roteiro para se obter o Custo Direto do produto, o sistema terá duas formas distintas de cálculo:
O sistema irá considerar os percentuais informados nos Parâmetros Adicionais da Empresa para compor as seguintes custos:
Custo de Fabricação: O sistema irá aplicar no Custo Direto a porcentagem de Custo Indireto definida, e assim, somando-a ao Custo Direto vamos obter o Custo de Fabricação. Este custo representa o quanto a empresa gasta para fabricar o produto. Quando um produto manufaturado compõe a engenharia de um outro produto, este valor é que deverá ser considerado para composição do custo deste produto.
Custo Geral de Fabricação: Aplicando o percentual de Margem de Contribuição definida no Custo de Fabricação e somando-a ao Custo de Fabricação, obtemos o Custo Geral de Fabricação que representa o quanto o produto deve custar para suprir os gastos administrativos da Empresa em relação a ele.
Aba Formação do Preço de Venda
Custo com Lucro: Aqui você poderá informar a porcentagem de lucro que será considerada neste orçamento. Este custo significa a aplicação da Porcentagem de Lucro sobre o Custo Geral de Fabricação.
Comissão: Informe a porcentagem de comissão que será considerada na venda deste produto para que ela também seja recuperada no momento da Venda.
Campos Adicionais: Informe a alíquota referente a cada campo adicional que de acordo com o que foi assinalado nos Parâmetros Adicionais da Empresa será considerado na base de cálculo dos impostos.
SubTotal : Custo com Lucro / (1 - (TotaldasAlíquotas/100)).
Para cálcular o TotaldasAlíquotas some as alíquotas referente aos Valores Adicionais que são considerados na base de cálculo dos impostos, as alíquotas dos impostos.
Atenção: Para os impostos IRPJ e CSLL deve-se fazer ( Alíquota Base * Alíquota) / 100, o resultado deverá ser somado em TotaldasAlíquotas.
O resultado da fórmula (1 - (TotaldasAlíquotas/100)) deverá ser considerado com suas casas decimais, não devendo ser arredondado.
Impostos: As alíquotas dos impostos disponíveis aqui respeitarão as informações dos Parâmetros Adicionais da Empresa. Esta alíquotas representam os impostos que você deseja recuperar no momento da venda deste produto. O cálculo dos impostos é feito "por dentro", sendo assim, já estarão embutidos no preço de venda do produto.