Skip to main content

Cadastrando Históricos para Movimentos Padrões, Movimentos dos Clientes e Conta Corrente

Para fazer a manutenção dos históricos utilizados no sistema acesse o menu Manutenção/Tabelas/Históricos/Cadastra ou Manutenção/Tabelas/Históricos/Manutenção.

image.png

Esses históricos serão utilizados nos Movimentos Padrões (ver item Criando Movimentos Padrões para as Empresas), Movimentos dos Clientes (ver item Controlando os Movimentos dos Clientes do Escritório) e Conta Corrente (ver item Controlando os Movimentos do Escritório).

Se você possuir os Sistemas Folha de Pagamento e Sistema de Livros Fiscais, é importante que sejam informados nos históricos o Código da Receita e principalmente, o Tipo da Origem do Histórico. Essas informações permitem que o sistema, no momento da Geração Automática através do menu Movimentação/Movimentos dos Clientes/Geração Automática

image.png

Acesse os Sistemas Folha de Pagamento e Livros Fiscais, de acordo com os históricos lançados no Movimento Padrão (ver item Criando Movimentos Padrões para as Empresas), e capture os valores apurados para os tributos para cada uma das empresas.

Quando o Tipo da Origem do Histórico for "Outros" é possível cadastrar um valor unitário fixo que será utilizado nos Movimentos dos Clientes para cálculo do valor devido (ver item Controlando os Movimentos dos Clientes do Escritório)Existe ainda a possibilidade de criar Históricos Fixos por empresa para o período, que juntamente com valor unitário permitem ao sistema calcular os valores devidos no momento da Geração Automática. Para isso acesse o menu Manutenção/Tabelas/Históricos Fixos.

image.png

Informe a empresa para qual deseja cadastrar um Histórico Fixo.

image.png

Informe, também, o Histórico e o período. Se para o Histórico estiver cadastrado um valor unitário fixo, você deve informar a quantidade, caso contrário o valor deve ser informado.

image.png

image.png

Outra informação muito importante no Cadastro do Histórico (Não fixo) é o Tipo do Histórico. Através dele é que o sistema terá condições de apurar os saldos de cada cliente e, consequentemente, os saldos do escritório. Os tipo poderão ser Tributo, Receita ou Despesa/Reembolso, como seguem:

a) Tributo:

 representam os tributos devidos pelas empresas e que serão pagos pelo escritório para posterior reembolso (como IPI, ICMS, etc.). Observação: nos casos em que a própria empresa devedora do tributo efetuar o pagamento esse histórico não deverá ser lançado para a mesma.

b) Receita:

representam as receitas do escritório, provenientes da sua atividade ou de outros recursos (como o recebimento do aluguel de um imóvel de propriedade do escritório).

c) Despesa:

representam as despesas dos clientes (como xerox, impressos, etc.) e do próprio escritório (como aluguel, salário dos funcionários, etc.).

d) Adiantamento de clientes:

representam os adiantamentos fornecidos pelo cliente do Escritório Contábil

image.png