Realizando Apontamento de Mão de Obra Direta na Ordem de Serviço
1) Realizando Apontamento de Mão-de-Obra Direta
Para realizar Apontamentos de Mão-de-Obra Direta, acesse o menu Movimentação/Apontamentos de Mão-de-Obra Direta.
Neste item serão lançadas todas as atividades realizadas pelo técnico durante o dia para cada Ordem de Serviço. O mesmo técnico pode trabalhar em diversas Ordens de Serviço diferentes dentro do mesmo dia.
A quantidade de horas apontadas para cada técnico será multiplicada pelo seu Valor Hora para chegar nos valores de custo e de venda da mão-de-obra aplicada (ver item Cadastrando Técnicos/Operadores).
Somente poderá ser informado o Tipo OP/OS e o Número OP/OS se o tipo da atividade informada for Produtiva. Caso a atividade informada envolva deslocamento, você tem a opção de informar o código do veículo utilizado e a quilometragem percorrida. O custo deste deslocamento será agregado ao custo total da Ordem de Serviço.
No SSEstoq poderão ser feitos apontamentos tanto para ordens de produção quanto para ordens de serviço. Já no SSSac, somente poderão ser feitos lançamentos para as ordens de serviço e no SSPPCP somente poderão ser feitos lançamentos para as ordens de produção.
As atividades improdutivas podem ser lançadas no SSSac, SSEstoq e SSPPCP.
Um clique no botão exibirá a tela abaixo:
Você deverá fazer o lançamento como se estivesse fazendo-o na tela de Apontamentos de Mão-de-Obra.
Ao clicar em OK será exibida a tela:
O sistema irá questionar se o usário deseja que os intervalos sejam calculados (esse intervalos são cadastrados no turno de cada operador, para maiores informações acesse o item Cadastrando Turnos), Caso sim, o sistema irá quebrar o período apontado de acordo com o primeiro intervalo apenas, permitindo a edição dos registros, caso seja necessário.
Obs.: Caso seja marcado a opção Considerar excedente do turno como hora extra, tanto as horas anteriores como as posteriores ao período do turno serão quebradas em horas extras, independente da escolha na mensagem acima.