Base de Conhecimento

Utilizando Ajuda Sensível ao Contexto

Existe nos sistemas uma forma para se ter acesso ao help rapidamente sem a necessidade de sair da tela onde está trabalhando chamada Ajuda Sensível ao Contexto.

image.png

Basta clicar no botão image.png  ou teclar F1 para acionar a tela de ajuda com o help correspondente.

Por exemplo:

Ao clicar no botão ajuda do Cadastro da Empresa, será apresentado a seguinte tela com as explicações do help para o Cadastro de Empresas:

Cadastrando Empresas | AutoAtendimento (supersoft.com.br)

Obs: A tela do help completo será acionada normalmente através do menu \Ajuda\Conteúdo.

Fazendo a Manutenção das Informações

Quando você acessar o menu Manutenção de cada item do menu principal, por exemplo, Manutenção/Empresas/Dados Cadastrais/Manutenção, será exibida uma tela nos padrões da figura acima, onde você poderá visualizar as informações já cadastradas no sistema e através dos botões da barra de ferramentas poderão ser acionadas várias funções:

image.png

image-1683146437908.png - PRIMEIRO: Acessa o primeiro registro.

image-1683146448765.png -  ANTERIOR: Acessa o registro anterior.

image-1683146460940.png - PRÓXIMO: Acessa o próximo registro.

image-1683146473147.png - ÚLTIMO: Acessa o último registro.

image-1683146485149.png - NOVO: Abre a tela para o cadastro de um novo registro.

image-1683146498333.png -  EDITA: Permite a edição (alteração) dos registros já cadastrados.

image-1683146510541.png - ELIMINA: Elimina o registro assinalado.

image-1683146521836.png - VISUALIZA: Abre uma tela para a visualização das informações do registro assinalado.

image-1683146533078.png - FECHA: Fecha a tela.

image-1683146543276.png -  FUNÇÃO EXTRA 1- Elimina empresa de todos os sistemas.

image-1683146557989.png - FUNÇÃO EXTRA 2- Gerar XML do eSocial

image-1683146567407.png -  AUDITORIA- Ativa a Auditoria

image-1683146578079.png - Gerar arquivo em PDF

image-1683146592645.png -  Exportar para Excel

 Esta aba contém campos para auxiliá-lo pois, informando conteúdos para esses campos, você conseguirá delimitar sua pesquisa.

image.png

Clicando no botão Avança, o sistema apresentará a tela de manutenção, com os registros que correspondem às informações que você digitou nos campos desta aba.

Por exemplo, se no campo Razão Social você digitar a letra "A", e clicar no botão avança, na próxima tela estarão disponíveis todas as empresas cuja razão social começa com a letra "A".
Se na tela forem apresentados campos com as descrições "Inicial" e "Final" você poderá indicar um intervalo de pesquisa. Por exemplo, você poderá informar no campo Número Inicial "1" e no campo Número Final "3", e lhe serão apresentados todos os registros cujo campo "Número" esteja neste intervalo.
Não informando nada, em nenhum desses campos, o sistema mostrará todas as empresas.
Para retornar à aba de seleção, basta clicar no botão .

Atalhos do Sistema

Para agilizar o manuseio das informações foram criadas diversas teclas de atalho cuja utilização otimiza em muito o tempo de digitação e por diversas vezes substitui a utilização do mouse. São elas:

Em todas as Telas do Sistema:

image-1683146877558.png -  Tecla F4 - Aciona o botão de pesquisa

image-1683146889747.png Ctrl + Enter - Aciona a pesquisa de descrições com início da palavra digitada no campo. Caso utilize o símbolo % no início da palavra, ela será pesquisada em qualquer parte da descrição. Quando o início não é informado, ao pressionar essas teclas o sistema apresenta as últimas descrições utilizadas. Com a lista aberta, você poderá digitar a palavra que procura e o sistema irá posicionando o cursor sobre a descrição desejada.

image-1683146904675.png - Tecla F5 - Aciona o botão OK.

image-1683146914188.png - Tecla F5 - Aciona o botão Grava.

Nas telas de Manutenção:

Aba Seleção

image-1683146932635.png image-1683146941796.png - Tecla F5 - Aciona os Botões Avança e Retrocede que alternam entre as abas de seleção e da grade de registros.

Grade de Registros.

image-1683146986035.png - Tecla F8 - Aciona o botão Avança para o próximo registro.

image-1683146996243.png - Tecla F9 - Aciona o botão Anterior.

image-1683147007452.png - Tecla F3 - Aciona o botão Novo.

image-1683147019203.png -  Tecla F6 - Aciona o botão Edita.

image-1683147029893.png - Tecla F7 - Aciona o botão Visualiza.

image-1683147057342.png - Tecla F12 - Aciona o botão Elimina.

 Nos Relatórios:

image-1683147070550.png - Tecla F5 - Aciona o botão Preview.

image-1683147079861.png - Tecla F6 Aciona o botão Imprime.

 

Entendendo a lógica do Sistema

Considerações Gerais do Sistema Análise e Formação de Preços

O sistema Análise e Formação de Preços exige a instalação do Sistema Controle de Compras e do Sistema Controle de Estoque  e/ou Sistema de Programação e Controle de Produção para o seu funcionamento devido as informações de custos dos produtos que estes sistemas controlam.

Os elementos para cálculo dos custos vem da definição de:

a) Estrutura de Produtos ou Lista de Componentes

image.png

b) Roteiro de Fabricação ou Sequência Operacional

image.png

Sem estas informações não é possível compor o custo direto de fabricação de um produto.

Informações Gerenciais do Sistema Sistema de Análise de Preços

O sistema de Análise e Formação de Preços tem dois momentos:

1) Auxiliar na verificação do custo de um produto através da engenharia cadastrada para ele mais impostos, comissão e lucro para chegar ao Custo Padrão do produto que será praticado no setor de Vendas da empresa. Esta verificação é feita através dos orçamentos/formação de preços em conjunto com a análise da variação de custo deste produto no decorrer de um determinado período.

2) Acompanhar mês a mês a variação dos gastos envolvidos na composição do custo de um produto calculando sua variação e comparar com o Custo Padrão definido.

Com estas duas informações, você terá parâmetros para reestruturar a engenharia de um produto, verificar o layout de produção da fábrica, necessidade da definição de um novo custo padrão para o produto.

Valorização de Produtos

A valorização dos produtos consiste em mês a mês o sistema atualizar o custo real dos produtos da empresa para:

a) Uma análise gerencial da variação dos custos das matérias primas.

b) Atualizar o Custo Real dos produtos manufaturados através da valorização do custo das matérias primas.

c) O resultado da valorização irá determinar os custos dos produtos comprados que estarão sendo praticados dentro daquele mês para a confecção das Formações de Preços.

O sistema possui três tipos de valorização para os produtos comprados:

image.png

Custo Médio – Onde o sistema irá buscar o custo médio do produto no sistema Sistema Controle de Estoque no mês imediatamente anterior ao definido no sistema de Análise e Formação de Preços. Para isto é necessário que a empresa tenha o Sistema Controle de Estoque. Logo o Custeio de Produtos deve ser realizado para que o sistema de Análise e Formação de Preços tenha este valor atualizado.

Últimas Compras – Essa valorização consiste em verificar as últimas compras efetuadas para o produto e considerar a maior delas ou a média entre elas para o novo custo do produto. Será informado nos parâmetros adicionais da empresa a quantidade de últimas compras e a forma de eleger a última compra que está registrada no Sistema Controle de Compras.

image.png

Reposição a valor presente – estes produtos sempre deverão ter seus custos verificados no mercado, isto é, através de uma consulta ao seu fornecedor é que estes produtos terão um novo custo, sem esta cotação o sistema apenas irá repetir de um mês para outro a última atualização feita. Lembrando que o sistema irá levar para os meses seguintes a data em que foi feita esta consulta, até que uma nova informação ou atualização do custo seja inserida no sistema.

Formação do Custo e Preço de Venda dos Manufaturados

Para o custo dos produtos manufaturados nos orçamentos os valores são obtidos a partir dos seguintes valores:

Custo Direto – é obtido através do custo da Engenharia do Produto o que significa somar o custo dos componentes (Matérias primas) mais o custo do roteiro do produto.

Custo de Fabricação – é a soma do Custo Direto mais o percentual de custo Indireto de Fabricação. Este custo indireto representa todos os custos com departamento ou pessoas que apoiam a produção da empresa.

image.png

Custo Geral de Fabricação – é a soma do Custo de Fabricação mais a Margem de Contribuição (A margem de contribuição significa o quanto os Custos Administrativos - que não estão ligados a produção - representam sobre os Custos Produtivos).

image.png

Preço de Venda – resultante da aplicação dos impostos, lucro e comissão sobre o Custo Geral de Fabricação.

Custo Padrão - é o Custo que a empresa assume para fins comerciais do produto e através dele é que são gerados os preços de venda para o produto e outras negociações. O custo padrão pode ser reavaliado de tempo em tempo em relação ao custo real do produto que muda mês a mês. O custo padrão é alterado quando se percebe uma diferença significativa entre ele e o real. É este custo que será considerado na Formação de Preços quando um manufaturado estiver contido na engenharia de outro produto. Neste custo não está contido a margem de contribuição, os impostos ou a comissão. Essas alíquotas sempre deverão ser calculadas quando o usuário desejar compor o preço de venda do produto final. O custo padrão representa o Custo de Fabricação de um produto (Custo Direto + percentual de Custo Indireto)

image.png

A Formação de Preços permite que você calcule o custo de um produto em Linha ou mesmo de um produto que ainda não está em produção isto é, que ainda está sendo desenvolvido pela empresa. Chamamos estes produtos de Protótipos, eles podem ter a engenharia importada de um produto em linha e modificada na Formação de Preços para se estimar o quanto custaria este novo produto para a empresa.

Custo Hora Homem/ Hora Máquina do Departamento ou Célula:

De acordo com a estrutura organizacional da empresa, você irá definir o custo Hora Homem/ Hora Máquina do nível mais analítico de sua organização. Essa informação irá compor o valor do Roteiro de Fabricação do seu produto.

Cálculo dos Custos e Formação de Preços.

Para Formação de Preços precisamos das seguintes informações:

1) Componentes da Engenharia do Produto Manufaturado = Cadastrado na Engenharia de Produtos.

image.png

2) Custo de cada Componente da Engenharia = Obtido no processo de valorização dos produtos no mês que está definido o período ativo da empresa.

image.png

3) Roteiro de fabricação = Cadastrado na Engenharia de Produtos.

image.png

4) Custo do Roteiro de Fabricação = De acordo com o tipo de valorização do roteiro que foi cadastrado na Estrutura da Organização mais o Custo hora cadastrado na tabela de Custos da Estrutura da Organização.

image.png

5) Formação de Custos = Aplicando ao custo direto obtido, os percentuais de custo indireto e margem de contribuição.

image.png

Imprimindo Relatórios

As telas de impressão dos relatórios são compostas pelos botões:

image-1682685350768.png  AJUDA (f1) - Apresenta a tela com ajuda sensível ao contexto

image-1682685418558.png  IMPRIME - Permite que você imprima o relatório, ou seja, o envie pra a impressora

image-1682685482390.png  PREVIEW/VISUALIZA - Permite que você visualize o relatório no vídeo

image-1682685525149.png  GE3RA ARQUIVO - Permite que você gere um arquivo contendo o relatório

image-1682685559165.png  ENVIA DOCUMENTO POR EMAIL - Permite que você envie o Relatório por email

image-1682685636237.png  FECHA (ESC) - Permite que você saia da tela do Relatório


SELECIONANDO CAMPOS PARA OS RELATÓRIOS

Alguns relatórios possuem o botão image.png, que pode ser utilizado para definir quais campos serão impressos, a partir de uma lista de campos apresentada, incluindo a sequência que eles estarão. Poderão ser impressos qualquer número de campos, desde que a largura do relatório não seja excedida.

image.png

Para selecionar um dos campos, dê clique duplo sobre ele na caixa Campos disponíveis ou selecione o campo desejado e pressione o botão image.png

image.png

Para selecionar todos os campos disponíveis, pressione o botão image.png . O mesmo procedimento também funciona para desfazer a seleção de qualquer campo, utilizando as setas à esquerda image.png

Os botões image.png  image.png permitem alterar a ordem do campo selecionado, movendo-o para baixo ou para cima. Você também pode utilizar o recurso de "arrastar e soltar" para alterar a ordem dos campos, conforme a sequência seguinte:

Alguns campos apresentarão a tela para que você defina o Tamanho que este campo ocupará no relatório que será visualizado ou impresso, como por exemplo Razão Social

O campo Razão Social, por exemplo, tem 55 caracteres. Você poderá definir quantos caracteres deseja que sejam impressos, desprezando os restantes.

image.png

Dessa forma, você terá mais espaço disponível para seleção de outros campos, caso seja necessário. O limite de impressão do relatório é de 130 colunas.

FUNCIONAMENTO DAS QUEBRAS DOS RELATÓRIOS

Quando você definir no campo Quebra, uma das descritas abaixo, o sistema irá agrupar as informações de acordo com os campos definidos nas quebras. Um relatório analítico com quebra por Cliente por exemplo, irá listar todas as movimentação para todos os clientes

image.png

As informações saem agrupadas de acordo com o conteúdo das quebras.

Já no relatório sintético com a mesma quebra, as informações serão listadas de forma a sintetizar a informação, por exemplo um relatório sintético com quebra por Cliente, irá listar a soma das movimentações de cada cliente.

image.png

As informações são totalizadas de acordo com o conteúdo das quebras.

Alguns exemplos de quebras disponíveis nos relatórios:

Quebra Geral: Lista todos os registros cujas datas do documento pertençam ao período especificado.

Quebra por Cliente/Fornecedor: Lista todos os documentos cujas datas pertençam ao período especificado agrupados por cliente ou fornecedor caso a especificação da quebra não seja definida. Se for definido um cliente ou fornecedor específico, serão listados apenas os documentos desta especificação.

Quebra por Vendedor: Lista todos os documentos cujas datas pertençam ao período especificado agrupados por vendedor caso a especificação da quebra não seja definida. Se for definido um vendedor específico, serão listados apenas os documentos do vendedor indicado.

Quebra por Cidade: Lista todos os documentos cujas datas pertençam ao período especificado agrupados pela cidade do destinatário caso a especificação da quebra não seja definida. Se for definida uma cidade específica, serão listados apenas os documentos da cidade indicada.

Quebra Banco/Agencia: Lista todos os documentos cujas datas pertençam ao período especificado agrupados por banco/agencia caso a especificação da quebra não seja definida. Se for definido um banco/agencia específico, serão listados apenas os documentos do banco/agencia indicados.

Outras quebras poderão estar disponíveis, dependendo do tipo do relatório.

Definindo Período Ativo

Ao abrir o sistema, se você tiver configurado para utilizar definição automática de empresas

image.png

E efetuar lançamentos agrupados por mês e checar mês e ano nos lançamentos, automaticamente, será aberta a tela abaixo para que você defina o período ativo, dentro do qual você efetuará suas movimentações.

Ao abrir o sistema, será exibida a tela abaixo para que você defina o período ativo, dentro do qual você efetuará suas movimentações.

image.png

Você somente poderá cadastrar e editar documentos cujas datas estejam dentro do período definido. Você só poderá trabalhar no sistema com datas que correspondam ao período ativo definido.Se você não configurou para utilizar definição automática de empresas, quando você definir a empresa na qual deseja trabalhar, a tela para definição do período também será aberta.

A definição do período será solicitada cada vez que você for definir uma empresa e poderá ser alterada a qualquer momento através do menu de acesso rápido, clicando com o botão direito do mouse:

A definição do período poderá ser alterada a qualquer momento através do menu de acesso rápido, clicando com o botão direito do mouse:

Você poderá controlar o Mês e Ano, ou somente do Ano, conforme definido nos Parâmetros da Empresa (ver item Parametrizando a Empresa)

Caso você tenha assinalado que não deseja controlar o mês

Caso você não efetue lançamentos agrupados por mês

 

Cadastrando Despesas

Conforme as configurações do sistema as despesas serão cadastradas com seus respectivos níveis e subníveis utilizando-se o menu Manutenção/Tabelas/Despesas.

image.png

Você deverá cadastrar todos os níveis da Despesa, começando pelo Sintético

image.png

Em seguida cadastre o próximo nível da estrutura de sua despesa

image.png

Em seguida cadastre o próximo nível

image.png

Se você tentar cadastrar um nível da estrutura da despesa que não tenha nível anterior cadastrado, o Sistema irá pedir o cadastro anterior

image.png

Cadastrando Informações das Ordens de Produção

1) Cadastrando Atividades

Para cadastrar Atividades você deve acessar o menu Manutenção/Tabelas//Atividades.

image.png

Deverão ser informados:

image.png

Se você assinalou nos Parâmetros Adicionais da Empresa do Sistema PPCP que Controla Operações, então a opção Atividade Fronteira ficará disponível.

As atividades fronteiras determinarão quais são as operações que serão controladas dentro da fábrica, independente do produto. Sempre que um produto passar por uma operação fronteira haverá apontamento da Operação.

Se você assinalou nos Parâmetros Adicionais da Empresa que Controla Operações, então a opção Atividade Fronteira ficará disponível.
As atividades fronteiras determinarão quais são as operações que serão controladas dentro da fábrica, independente do produto. Sempre que um produto passar por uma operação fronteira haverá apontamento da Operação.

iorjmuimage.png

image.png

2) Para cadastrar Perdas de Produção (através do Sistema PPCP) você deve acessar o menu Manutenção/Ordens de Produção/Perdas de Produção

image.png

Você deverá informar o Código e a Descrição da perda de produção.

Nessa tela você cadastrará os motivos de perdas de produção. Ao realizar um apontamento de produção, se a OP tiver gerado refugo, você deverá informar qual o motivo da perda de produção. Isso possibilitará emitir gráficos que comparam quais desses motivos geram mais perda de produção.

image.png

image.png

image.png

4) Para cadastrar as Situações das OP's (através do Sistema PPCP) você deve acessar o menu Manutenção/Ordens de Produção/Tabelas/Situações das Ordens de Produção.

image.png

image.png

Você deverá informar o código e a descrição para a situação.

image.png

Além disso, deverá informar o tipo da situação. Existem cinco tipos disponíveis: AndamentoEm esperaAgendamentoCancelamento e Parada de Produção.
A situação Andamento indica que a produção está transcorrendo normalmente

image.png

A a situação Em espera indica que a OP está parada por algum motivoimage.png

A a situação Agendamento deve ser usada quando algum procedimento relacionado à OP deve ser agendado

image.png

A a situação Cancelamento indica que a ordem de produção foi cancelada

image.png

A a situação Parada de Produção indica que a ordem de produção ficou parada devido a um determinado motivo.

image.png

5) Através do menu (do Sistema PPCP) Manutenção/Tabelas/Ordens de Produção/Tipos de Ordem de Produção 

image.png

Você deverá cadastrar os tipos de OP que farão a diferenciação entre seus documentos.

image.png

Deverão ser informados um Código e uma Descrição para o Tipo da OP.

image.png

No caso de tipos de OP que serão usados no cadastro das Ordens de Produção, o Tipo deve ser Ordem de Produção ou Retrabalho de OP. No caso de OP's que serão enviadas para terceiros, o Tipo deve ser Ordem de Beneficiamento Externo. Se você trabalha com industrialização sob encomenda recebendo matéria-prima de terceiros para beneficiamento, o tipo da ordem deverá ser Beneficiamento Interno / Remanufatura.

No caso de assinalar que o Tipo é Ordem de Produção ou Retrabalho de OP, ficará disponível a opção Gera produto acabado, que deve ser assinalada quando, depois de encerrado o documento, será dada a entrada do produto fabricado no estoque (veja mais detalhes em Cadastrando Ordens de Produção). Assinalando esta opção, também será disponibilizado o Tipo de Documento de Encerramento, que será utilizado na geração do registro de entrada do produto acabado no estoque. Este tipo de documento deve ser de entrada de produto acabado.

Se assinalar que o Tipo da ordem de Produção é Beneficiamento Interno/ Remanufatura, você deverá informar também o Documento para transferência entre os locais do estoque para produtos de terceiros. Isso para que o sistema transfira a matéria-prima vinda de terceiros para os locais de produção sem perder o controle do saldo de cada terceiro. Veja mais informações em Trabalhando com Beneficiamento Interno / Remanufatura.

image.png

Para entender mais sobre o cadastro de tipos de documento, acesse Definindo os Tipos de Documentos.

image.png

COPIA DE TIPOS DE ORDEM DE PRODUÇÃO Este botão estará disponível no menu Manutenção/Tabelas/Ordens de Produção/Tipos de Ordem de Produção/Manutenção. Através dele você poderá copiar os tipos de Ordem de Produção de outra empresa.

Trabalhando com Grade

Veja também os Itens:

O Trabalho através do Sistema de Grade deve ser definido quando for feita a Parametrização do Produto, pois o Sistema irá desabilitar a utilização por Grade após salvar esses Parâmetros.

É importante salientar que a partir do momento que você definir que irá utilizar o Sistema de Grade, o Sistema irá obrigar a utilização em TODOS os produtos cadastrados no Sistema.

Quando você possuir o Sistema Controle de Estoque e a empresa definida estiver inicializada nele, na tela de parâmetros adicionais do produto

image.png

Ficará disponível a opção Controla Estoque por sistema de grade

Você poderá controlar os produtos através de definições de duas grades, no nosso exemplo iremos utilizar uma grade (Cor)

image.png

Assinalando esta opção, na hora de cadastrar o produto, você deverá informar uma ou duas características pelas quais os produtos serão subdivididos. A partir desse momento, cada registro da grade será considerado como um produto separado, com saldos controlados individualmente.

Por exemplo, se você irá utilizar produtos subdivididos pela característica "Cor", deverá seguir os seguintes passos:

Após a definição nos parâmetros dos produtos você deverá acessar o menu Manutenção/Produtos/Tabelas + Nome que você deu para a Grade (nos parâmetros dos produtos)

image.png

Em nosso exemplo será disponibilizada a manutenção de "Cor", onde você cadastrará as cores que os produtos poderão estar associados.

image.png

Para o cadastro informe um Código de até 3 caracteres alfanuméricos e a Descrição

image.png

Na Manutenção dos Produtos, na caixa Detalhamento do Produto, indique as cores disponíveis para cada produto.

A tela abaixo indica como ficaria o cadastro do produto Caneta Esferográfica (ver item Cadastrando Produtos) controlado pela característica cor. Podemos ver que são vendidas canetas com cores 1 e 2 (Azul e Vermelha, respectivamente), bem como nas cores 3 e 4, de acordo com o cadastro de cores

image.png

A partir daí, ao inserir o produto nos documentos, será necessário informar também sua cor.

Por exemplo:

Notificação de Recebimento no Sistema Controle de Compras

Em nosso exemplo estamos adquirindo Canetas e deveremos indicar qual a cor das canetas adquiridas. e a quantidade para cada cor

image.png

Nota Fiscal Eletrônica - No Sistema NE ou Vendas

Em nosso exemplo estamos vendendo caneta e deveremos indicar qual a cor das canetas vendidas e a quantidade para cada cor.

image.png

Nas Movimentações Simples do Sistema Controle de Estoque

Se você realizar movimentação simples diretamente no Sistema de Controle de Estoque deverá, também, indicar a cor e quantidade do produto movimentado. Em nosso exemplo Nota Fiscal de Compra.

image.png

Os relatórios que eram divididos por produtos também poderão ser divididos por cor.
Relatório de Acompanhamento de Estoque

image.png

Relatório de Conferência

image.png

Relatório Posição do Estoque

image.png

Relatório de Engenharia de Produto

image.png

Relatório Gerencial/Relatório de Margem Líquida

image.png

É recomendável o controle do estoque por sistema de grade quando todos os produtos da empresa possam ser classificados pelas mesmas características definidas nos Parâmetros do Produto.

Análise e Apuração de Preços

Processos realizados no Sistema de Análise e Apuração de Preços
.
a) Necessário a utilização do Sistema Controle de Compras e Sistema Controle de Estoque
b) Se for utilizado também o Sistema de Vendas, ele conseguirá solicitar a Formação de Preços de Protótipos no Sistema de Análise e Apuração de Preços
.
Através do Sistema Análise e Apuração de Preços, será possível:
.
OPERACIONAL
- Cadastrar orçamentos e formação de preço de venda dos produtos
- Formação de Preços de Protótipos e Produtos em linha ou sob encomenda e de outros Serviços, através de variações na forma de Apuração dos Custos de Componentes, podendo ser calculado pelo Custo Médio dos itens em Estoque, ´-Ultimas Compras ou nova Cotação a Valor Presente
- Manutenção dos dados da Engenharia de Produtos.
- Inserir a foto no Cadastro de Produtos
- Realizar o processo de formação de custo de um protótipo, analisar se alterações na engenharia ou roteiro de produtos em linha ou sob encomenda  trariam uma possível redução de custos.
- Oferece tratamento para as diversas situações fiscais e tributárias na formação de preços.
- Realizar a Atualização do Custo Padrão dos produtos manufaturados.
- Definir a Forma de valorização do roteiro de fabricação (por célula ou departamento), conforme o seu arranjo físico.

GERENCIAL

- Visualizar a variação mensal do custo dos produtos manufaturados em função da valorização do material aplicado.
- Definir novo custo padrão para os produtos manufaturados a partir de análise e com histórico.
- Emitir Relatório do Orçamento e da Formação de Preços.
Para que o Sistema de Análise e Apuração de Preços consiga calcular corretamente as informações e caso você utilize outros Sistemas se serão integrados a este Sistema deverá realizar a Parametrização dos mesmos.
.

1) PARAMETRIZAÇÃO DO SISTEMA CONTROLE DE COMPRAS

Observação:

Não será obrigatória a utilização do Sistema de Compras, pois poderá ser utilizada as movimentações que foram cadastradas diretamente no Sistema Controle de Estoque.

Nos Parâmetros da Empresa deve estar cadastrado que utiliza centro de custo e em seguida qual será a estrutura de Centro de Custos utilizada pela Empresa.

Assim que for definido a estrutura de Centro de Custo em um dos Sistema, quando informar em outro sistema que também utilizará Centro de Custo, automaticamente a estrutura ficará definida.

image.png

Integração com Sistema Controle de Estoque

image.png

O Sistema possui 3 formas de apuração de custos

image.png

a) PARA GERAÇÃO DO CUSTO BASEADO NO CUSTO MÉDIO

Deverá ser cadastrado produtos comprados para produção (matéria prima ou componente do produto manufaturado)
Observação 1:

No cadastro desses produtos, na primeira aba, deverá ser informado a que grupo o mesmo pertence, e nesse grupo deverá estar assinalado qual a forma de valorização de produtos (Custo Médio, Custo de Reposição a Valor Presente ou Últimas Compras).
É extremamente importante a definição da forma de valorização dentro do grupo de produto; só assim o sistema entenderá como deve ser apurado o custo para aquele produto.

Onde o sistema irá buscar o custo médio do produto no sistema Sistema Controle de Estoque no mês imediatamente anterior ao definido no sistema de Custos.

Para isto é necessário que a empresa tenha o Sistema Controle de Estoque instalado no mesmo Banco de Dados do Sistema Análise e Apuração de Preços.

O Custeio de Produtos deve ser realizado para que o sistema de custos tenha este valor atualizado.

O Grupo de Produtos para apuração de acordo com o Custo Médio deverá ser cadastrado conforme tela abaixo

image.png

Cadastro do Produto

image.png

Ao cadastrar a notificação de recebimento (entrada de um produto comprado), o sistema através da integração com o CFOP alimentará o saldo do produto no estoque.

image.png

image.png

image.png

image.png

O Sistema de Controle de Estoque após o Custeio dos Produtos irá calcular o Custo Médio do Produto

image.png

Cadastramos uma segunda notificação de recebimento para o mesmo produto em 15/07/2024

image.png

image.png

E esse cadastro fez com que alterasse o valor do custo do produto

image.png

b) PARA GERAÇÃO DO CUSTO BASEADO NA REPOSIÇÃO A VALOR PRESENTE

Estes produtos sempre deverão ter seus custos verificados no mercado, isto é, através de uma consulta ao seu fornecedor é que estes produtos terão um novo custo; sem esta cotação o sistema apenas irá repetir de um mês para outro a última atualização feita.

Lembrando que o sistema irá levar para os meses seguintes a data em que foi feita esta consulta, até que uma nova informação ou atualização do custo seja inserida no sistema. 
Observação:

Esta opção de valorização tem uma particularidade; informando o Custo do Produto no Mercado você poderá definir também quais créditos de impostos que serão recuperados para que o sistema já calcule o valor a ser praticado no mês

image.png

Cadastro do Produto

image.png

Da mesma forma que o produto de custo médio recebe o cadastro de uma notificação de recebimento, no Sistema de Compras ou diretamente na movimentação simples do Sistema de Estoque, os produtos com valorização por Valor Presente também precisarão do cadastro de um documento (Cotação ou Notificação de Recebimento), para isso acesse o menu do Sistema de compras, Movimentação>Cotações ou Notificação de Recebimento

image.png

image.png

OU

image.png

image.png

image.png

image.png

c) PARA GERAÇÃO DO CUSTO BASEADO NAS ÚLTIMAS COMPRAS

Estes produtos sempre deverão ter seus custos verificados de acordo com as últimas compras cadastradas, isto é, através do cadastro das notificações de recebimento.

Lembrando que o sistema irá levar para os meses seguintes a data em que foi feita a notificação de recebimento. 
Observação:

image.png

Cadastro do Produto

Só serão valorizados os produtos que possuam a informação do Grupo de Produtos

image.png

Da mesma forma que o produto de custo médio ou de reposição a valor presente recebe o cadastro de uma notificação de recebimento, no Sistema de Compras ou diretamente na movimentação simples do Sistema de Controle de Estoque, os produtos com Custo de Últimas Compras também precisará do cadastro de uma entrada do produto na empresa, para isso acesse o menu do Sistema de compras, Movimentação>Notificação de Recebimento

image.png

Penúltima Compras

image.png

image.png

image.png

Última Compra

image.png

image.png

image.png

Essa valorização consiste em verificar as últimas compras efetuadas para o produto e considerar a maior delas ou a média entre elas para o novo custo do produto.

Será informado nos parâmetros adicionais da empresa do Sistema de Análise e Apuração de Preços, a quantidade de últimas compras e a forma de eleger a última compra que está registrada no Sistema Controle de  Compras. 

image.png


2) PARAMETRIZAÇÃO DO SISTEMA CONTROLE DE ESTOQUE

Nos Parâmetros Adicionais da Empresa do Sistema de Estoque deve estar cadastrado que controla Ordens de Produção. 

image.png

image.png

Assim que assinalar que utiliza centro de custo, sistema acatará a mesma estrutura dos demais sistemas.

image.png

Deverão ser cadastrados os Produtos Manufaturados.
Observação 1: O Cadastro do Grupo do Produto e o tipo de valorização já foi demonstrado no Sistema de Compras, a descrição do grupo não influencia nos cálculos
Observação 2: No cadastro desses produtos, na primeira aba, deverá ser informado a que grupo o mesmo pertence, e nesse grupo deverá estar assinalado qual a forma de valorização de produtos.

image.png

Observação 3: a forma de valorização geralmente será valorização por custo médio, pois não haverá compra para o mesmo e também não haverá valorização por valor presente.

Deverá ser Cadastrada a Engenharia do Produto.

image.png

image.png

Além do produto principal e dos componentes, poderá ser informado o roteiro de fabricação; basta informar uma atividade e o tempo necessário de execução da mesma.

image.png

Quando foi cadastrada a Notificação de Recebimento no Sistema Controle de Compras, devido a integração com Sistema Controle de Estoque (através do tipo de documento cadastrado no CFOP utilizado), automaticamente foi realizado a entrada do produto comprado (matéria prima ou componente) no estoque.

Matéria Prima de Custo Médio

image.png

Matéria Prima de Reposição a Valor Presente

image.png

Matéria Prima de Últimas Compras

image.png

Deverá ser cadastrada uma OP para o produto manufaturado.
Observação: Na apuração do custo serão consideradas as Ordens de Produção com remessas de matéria prima cadastradas no mês anterior à apuração do custo. Neste exemplo, como iremos apurar o custo de setembro, a Ordem de Produção e a remessa de matéria-prima serão do mês de outubro.

image.png

image.png

image.png

image.png

Se você utiliza o Sistema de Planejamento e Controle de Produção e não houver produto disponível na empresa para a Ordem de produção será gerada uma Lista de Materiais para os produtos que não tenham estoque

A tela abaixo é apenas para exemplificar a Lista de Materiais gerada pelo Sistema PPCP

image.png

Em seguida deverá ser feita a remessa da matéria Prima para a ordem de produção (documento tem de ser de saída); serão levadas em consideração as remessas feitas no mês anterior ao da apuração do custo.

Para o cadastro da Remessa de Matéria Prima, acesse no Sistema Controle de Estoque o menu Movimentação>Movimentação Simples

image.png

Como iremos apurar o custo do mês de setembro/2024, a remessa de matéria-prima será no mês de outubro/2024.
A Remessa será feita do produto (comprado) cadastrado na Notificação de Recebimento e que foi realizado entrada automaticamente no estoque.

Observação: Se você fizer a remessa de matéria prima no PPCP o tipo de movimentação será gerado automaticamente

Se você estiver fazendo o processo no Sistema Controle de Estoque a remessa da matéria prima deverá ser feita manualmente

image.png

Será obrigatório o preenchimento do campo Centro de Custo, que deverá ser Direto de Produção.

image.png

IMPORTANTE

Se a empresa precisar remeter para a ordem de produção material de consumo (materiais que não fazem parte da engenharia do produto), como por exemplo, ferramentas de usinagem utilizadas nas máquinas) este produto deverá estar cadastrado na tabela de produtos, e também com um grupo de produtos vinculado. 

Será necessário dar a entrada desses produtos no Sistema Controle de Estoque

Também poderá ser feito o apontamento de mão de obra da ordem de produção, definindo qual o técnico que trabalhou na OP e o horário trabalhado; como no cadastro deste técnico temos a informação do valor da hora do mesmo, o sistema conseguirá apurar o valor da mão de obra utilizada na OP.

Para cadastro do Operador acesse no Sistema Controle de Estoque, o menu Manutenção>Tabela>Ordens de Produção>Técnicos Operadores

image.png

Defina corretamente o Centro de Custo ao qual o Operador está vinculado e o valor da Hora do mesmo

image.png

Para realizar o Apontamento de Mão de Obra, acesse o menu Movimentação>Apontamento de Mão de Obra

image.png

image.png

Informe:

Para o cadastro da Atividade você deverá informar se o Tipo é Produtiva ou Improdutiva e informar também o Valor do Custo daquela Atividade

image.png

Após estes processos, a ordem de produção poderá ser encerrada; neste exemplo, o encerramento será no mês de OUTUBRO/2024 

Acesse o menu Movimentação>Encerramento de Ordem de Produção

image.png

informe:

image.png

image.png

Além dos custos diretos, provavelmente existirão produtos que geram custos indiretos na produção, como por exemplo, lubrificante, ou óleo para os equipamentos.
O produto deverá ser cadastrado da mesma forma que nos exemplos anteriores e antes do encerramento da OP esses produtos também deverão ser remetidos para a Ordem de Produção.

Poderá também ser cadastrado um centro de custo do tipo indireto de produção. Neste caso, poderá ser utilizado um centro de custo indireto, que não possui rateio com centro de custos diretos.

image.png

 

Em seguida poderá ser cadastrada a aquisição dos produtos indiretos de produção, pode ser diretamente no Sistema Controle de Estoque ou no Sistema Controle de Compras.
Não esquecer de cadastrar o centro de custo do produto.

3) PARAMETRIZAÇÃO DO SISTEMA DE ANÁLISE E APURAÇÃO DE PREÇOS

O Sistema de Análise e Apuração de preços poderá ser utilizado com integração do Sistema Controle de Compras e Sistema Controle de Estoque

Parâmetros Adicionais da Empresa
Informações Gerais

image.png

image.png

image.png

Valorização dos Produtos/Tempo de Preparação

image.png

image.png

Impostos
Nesta aba você deverá informar a carga tributária de responsabilidade da empresa. Estas alíquotas serão utilizadas na aba de Formação do Preço de Venda dos produtos manufaturados.

Se a empresa estiver inicializada no Sistema Livros Fiscais, a primeira vez que você estiver cadastrando os parâmetros do Sistema de Análise e Apuração de Preços, o sistema irá buscar as alíquotas dos impostos configuradas no Sistema Livros Fiscais. 

Informe:

image.png

Formação de Preços
Nesta aba você poderá informar 3 novos campos cujo valor poderá influenciar antes ou depois da apuração dos impostos. Informando a descrição de cada campo automaticamente será habilitado o campo na tela de orçamento/formação de preços.

Se a alíquota for informada nessa tela automaticamente será considerada no cadastro do orçamento/formação de preços.

Ainda você poderá optar por calcular os valores dos campos adicionais 2 e 3 sobre o campo adicional 1, ou seja, selecionando esta opção o valor do campo adicional 1 será somado ao Sub Total e sobre esse valor será aplicada a alíquota do campo adicional 2. 

image.png

Integração
Na aba Integração, informe se o Sistema de Análise e Apuração de Preços será integrado ao Sistema de Vendas.

Em caso afirmativo informe qual é o Custo que deverá ser enviado ao Sistema de Vendas

image.png

Em seguida defina qual é o Preço Destino no Sistema de Vendas

image.png

Informe também o valor da formação de preços que o item do orçamento deverá assumir

image.png

4) UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE ANÁLISE E APURAÇÃO DE PREÇOS

Depois das informações parametrizadas e cadastradas corretamente, acesse o menu Movimentação>Valorização dos Produtos>Geração Automática

image.png

- Quando for realizada a Valorização pela Geração Automática, o Sistema irá preencher automaticamente a Valorização por Custo Médio, Ultimas Compras, Reposição a Valor Presente e Manufaturados

image.png

Defina o período em que você fez o cadastro das informações no Sistema de Compras (para valorização de últimas compras e reposição a valor presente) e no Sistema Controle de Estoque (para valorização de custo médio e manufaturados)

image.png

image.png

A valorização dos produtos consiste em mês a mês o sistema atualizar o custo real dos produtos da empresa para:

A geração automática da valorização dos produtos consiste em atribuir um custo atualizado para o produto respeitando o tipo de valorização que foi informado no Grupo deste produto. Lembrando que, para o Custo Médio e Últimas Compras o sistema irá sempre verificar os períodos anteriores ao definido no sistema de custos.

No Caso do Custo Médio caso o Sistema Controle de Estoque tenha iniciado suas operações no mesmo mês do Sistema Custos e Formação de Preços, os produtos receberão como custo o valor zero, já que não existe movimentações anteriores ao período definido.

Para a Valorização de Reposição ao valor presente o sistema irá repetir a última informação registrada no mês anterior para o produto até que no mês ativo o usuário informe um novo valor.

Os produtos que não tem grupo informado ou que no grupo não tenha sido informado a valorização, serão considerados como Custo de Reposição a Valor Presente.

Sempre que for definido um período ativo será questionado se deseja executar o processo de valorização caso não tenha sido feita antes. Não será possível fazer orçamentos sem que esta rotina tenha sido executada. Para executar esta rotina acesse o menu Movimentação/Valorização de Produtos/Geração Automática.

image.png

Depois das informações cadastradas no Compras, Estoque podemos gerar a valorização dos produtos da empresa.
Para isso é necessário que:

image.png

image.png

image.png

Observação: Lembrando que serão levadas em consideração as informações do mês anterior aquele que está sendo valorizado (desta forma como as informações são do mês de julho, faremos a valorização em agosto)

IMPORTANTE

A) Valorização de Produtos Automática (este processo irá calcular automaticamente o Custo dos Produtos que tenham grupo de Custo Médio, Custo das Últimas Compras e Custo de Valor Presente)

Quando você acessa o menu de Valorização de Produtos é apresentada a tela seguinte, defina o mês e clique em OK

image.png

image.png

B) Valorização Custo Médio - gerado automaticamente no momento que você fez a geração automática

Se acessarmos o menu Movimentação/Valorização de Produtos/Custo Médio, conseguiremos visualizar o custo de todos os produtos que cadastramos como sendo de valorização por custo médio.

image.png

image.png

image.png

Observação: temos 1 produtos cadastrados como sendo de valorização por custo médio

image.png

IMPORTANTE
Sendo que todos os produtos manufaturados serão mostrados em outro menu

C) Valorização Ultimas Compras (no exemplo temos duas ultimas compras com preço unitário de R$ 60,00) - gerado automaticamente no momento que você fez a geração automática

Se acessarmos o menu Movimentação/Valorização de Produtos/Últimas Compras, conseguiremos visualizar o custo de todos os produtos que cadastramos como sendo de valorização por últimas compras

image.png

image.png

image.png

image.png

Referente as Notas Fiscais 125 e 126 do produto UC (Matéria Prima de Últimas Compras)

image.png

D) Valorização Reposição a Valor Presente - gerado automaticamente no momento que você fez a geração automática

image.png

image.png

Se acessarmos o menu Movimentação/Valorização de Produtos/Reposição a Valor Presente, conseguiremos visualizar todos os produtos que cadastramos como sendo de valorização por Reposição a Valor presente.

Tenho cadastrado a Matéria Prima de Reposição a Valor Presente do protótipo que foi cadastrado com Valorização por Reposição a Valor Presente.

image.png

Você deverá informar o Custo de Reposição Manualmente de acordo com pesquisa feita em seu Fornecedor

image.png

Para que o Sistema busque a Cotação cadastrada no momento de gerar a Valorização, depois de ter sido feita a Valorização automática acesse o menu Movimentação/Valorização dos Produtos/Reposição a Valor Presente/Manutenção e clique no botão “copia cotação Sistema Controle de Compras”

image.png

image.png

Será apresentada a Tela para copiar a Cotação, clique no DLG e procure pela Cotação, em seguida clique em OK

image.png

image.png

image.png

O Sistema trará para a Valorização o valor da Cotação escolhida, no mês em que estou realizando a análise e apuração de preços (mesmo mês do cadastro da Cotação)

E) Valorização de Produtos > Manufaturados

Se acessarmos o menu Movimentação/Valorização de Produtos/Manufaturado

image.png

image.png

image.png

E.1 - Custo Direto R$ 816,65

Observação - Para chegar no valor do Custo Hora, o Sistema primeira leva em conta o cadastro do Centro de Custo Direto/Critério para Cálculo do Custo Hora (acessando manutenção/tabelas/centro de custo e pesquisando os centro de custo DIRETO de produção), em seguida o sistema irá verificar o valor total das Despesas Diretas do menu Movimentação>Composição dos Custos, em seguida o sistema levará em conta a quantidade de horas diárias trabalhadas pelos operadores, de acordo com o turno de cada um e em seguirá irá multiplicar a quantidade de horas diárias do técnico pela quantidade de dias do mês , para finalmente Somar o valor das despesas Diretas e dividir pelo total de horas mensais, chegando no resultado do Custo de Hora Homem

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

E.2) Custo do Roteiro = (Custo Homem * (Tempo Homem *  Tempo Preparo Homem) * Número de Funcionários 

Roteiro cadastrado na Ordem de Produção

image.png

No nosso exemplo, para essa OP não existe cadastro de roteiro

image.png

Para saber o Valor do custo Hora do Técnico Operador, acesse o menu Manutenção>Tabelas>Ordem de Produção>Técnicos Operadores

image.png

E.3) % Custo Indireto, que nos Parâmetros Adicionais da Empresa foi definido 10%

816,65 * 10% = 81,65 + 816,65 = 898,30

image.png

image.png

E.4) % Margem de Contribuição, que nos Parâmetros Adicionais da Empresa foi definido em 15%

898,31 * 15% = 134,75 + 898,31 = 1.033,06

image.png

image.png

E.5) Preço de Venda - 1.391,29

(Valor do Produto com Lucro / (1 - (Totalimp/100))

Valor do Produto com Lucro = (1033,06 * 15% = 154,96 + 1033,06 = 1188,02

Total de percentual de Impostos /100

(1188,02 / (1 - 14,61/100))

(1188,02/ (1 - 0,1461)

1188,02 / 0,8539  = 1.391,29

OSERVAÇÃO - TOTAL DE PERCENTUAL DE IMPOSTOS + COMISSÃO (14,61)

Contribuição Social - 32% para cálculo da Alíquota Base - 3% de Alíquota do Imposto = (32 * 3 / 100) = 0,,96

PIS - Alíquota de 0,65% 

COFINS - Alíquota de 3% 

Comissão - 10%

image.png

CUSTO DA ESTRUTURA DA ORGANIZAÇÃO (Forma de valorização do roteiro)

Para verificar os Custos da Estrutura da Organização, acesse o menu menu Movimentação/custos da estrutura da Organização,

image.png

image.png

Você deverá informar o custo Hora Homem e o custo Hora Máquina da Estrutura da Organização definida e que irá compor o custo do Roteiro dos produtos dentro do orçamento.

O valor será atribuído sempre para o nível mais analítico da organização, desprezando sempre o nível máquina, caso ele exista. 

Lembre-se que este custo deve conter os encargos dos funcionários, o custo dos materiais de consumo necessários ao funcionamento da célula ou departamento produtivo.

image.png

Outra opção para utilização desse item, consiste em você utilizar e parametrizar a empresa no Sistema de Custos e Formação de Preços ativando o cálculo dos valores que compõe os custos da estrutura da organização, para isso, acesse o item
Parâmetros Adicionais da Empresa, na aba Informações Gerais, assinale a opção Utiliza Cálculo da Composição do Custo, que estará habilitada somente se a empresa utilizar Sistema Folha de Pagamento, Sistema Financeiro e Sistema Controle de Estoque. 

Por exemplo:

Custo da Estrutura da Organização = R$ 28,41 (utilizando o Sistema de Custos e Formação de Preços)

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

Observação:
Algumas considerações para o Item Cálculo Custo Horas Peças Produzidas:


1.) Considera o departamento e será rateado entre as subdivisões que compõe o mesmo, todas as subdivisões deverão conter o mesmo critério de cálculo definido no Centro de Custos relacionado, nesse caso, o sistema irá alertar o usuário na manutenção da estrutura da organização ao informar o Centro de Custo.


2.) O departamento considerado será o informado no Produto, e toda a relação com Centro de Custo atrelada a esse departamento, e não o informado na Ordem de Produção.


3.) As divisões da estrutura da organização serão consideradas no rateio final dos valores, se tiverem Custo Hora informado no mês / ano. 


Lembre-se que este custo deve conter:


O cadastro de Departamento deverá ser realizado no cadastro do próprio produto manufaturado quando a empresa utilizar o Sistema de Programação e Controle de Produção (PPCP)

image.png

Custo da Atividade (Montagem) = R$ 0,00 - desta forma não irá agregar custo à ordem de produção

image.png

image.png

image.png

image.png

CUSTO PADRÃO DOS MANUFATURADOS

Acessando o menu Movimentação/Custo Padrão dos Manufaturados, poderá ser informado manualmente ou após orçamento

image.png

image.png

Você poderá informar o Custo Padrão do produto manufaturado (manualmente) para que este seja considerado nos orçamentos de formação do preço dos produtos ou para formação do preço de venda pelo departamento de Vendas da empresa.


Este valor não precisa ser informado mês a mês apenas quando existir a necessidade de ser alterado.


Essa atualização poderá ser feita manualmente ou após um orçamento realizado para nova avaliação do Custo Padrão do Manufaturado.

Lembrando que neste custo padrão NÃO DEVE ESTAR A MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO nem os IMPOSTOS para que os cálculos fiquem corretos e não dupliquem a incidência das alíquotas. Estas alíquotas estão relacionadas a formação do preço de venda do produto.

image.png

Lembrando que:

a) Caso você tenha informado Custo Padrão do Produto Manufaturado manualmente e calcular automaticamente a Valorização de Produtos, o sistema irá ignorar o Custo Padrão e irá levar para o Orçamento, Pedido ou Nota Fiscal o valor calculado automaticamente pelo Sistema.

b) Se nos Parâmetros Adicionais da Empresa do Sistema Custos e Formação de Preços você definiu que Quando o Custo Padrão do Produto for alterado, deverá ser atualizado o Preço de Custo da Tabela de preços do Sistema de Vendas, o Sistema irá considerar o preço padrão para o Documento que você informar no campo Custo que deverá ser enviado ao Sistema de Vendas

image.png

ORCAMENTO / FORMAÇÃO DE PREÇOS

Para que você consiga realizar o Orçamento/Formação de Preço, o Sistema Controle de Estoque não poderá ter o campo Atualiza preço de custo após o custeio, dos Parâmetros Adicionais da Empresa selecionado, pois este campo desabilita a integração do Sistema de Análise e Apuração de Preços com o Sistema de Vendas.

image.png

Para cadastrar um Orçamento/Formação de Preços de um Protótipo (Produto ainda não existente na empresa e que seja necessário gerar um orçamento para apresentação ao Cliente/Interessado), acesse o menu Movimentação>Orçamento/Formação de Preços>Protótipo

image.png

O orçamento prevê três formas de cálculo de Orçamento e Formação de Preços dos Produtos de acordo com a sua concepção:


1. PROTÓTIPO


Representa um produto que ainda não existe na empresa, isto é, não tem uma engenharia de produtos previamente cadastrada, é apenas um projeto e se deseja definir quanto ele custaria se fosse fabricado ou vendido.

O Protótipo também auxilia a verificação de custos da produção sob encomenda quando a empresa atende as necessidades de cada cliente em particular.

Para este caso é possível copiar a engenharia de um produto existente, incluir itens novos ou alterar qualquer informação do Roteiro ou Engenharia do produto dentro do orçamento.

Na engenharia de um protótipo ainda, é possível incluir um componente protótipo informando apenas número do orçamento em que ele foi criado.

O Produto manufaturado (protótipo) NÃO deverá estar cadastrado no sistema

Para que o Sistema permita que você cadastre o Orçamento de um Produto (Sistema de Vendas), que não esteja cadastrado no Sistema, acesse o menu Manutenção>Empresas>Parâmetros Adicionais da Empresa - aba Informações Nota Fiscal e não selecione a opção Bloqueia utilização de produtos não cadastrados ?

image.png


a) Para geração do custo/análise e apuração de preços de um protótipo é necessário que os componentes que farão parte da engenharia do produto do protótipo estejam cadastrados no Sistema Controle de Estoque.

b) Para geração do protótipo é necessário utilizar o Sistema de Vendas e cadastrar um orçamento (verifique o cadastro do Orçamento no link) para esse protótipo 

Acesse no Sistema de Venda, o menu Manutenção/Tabelas/Adicionais Orçamentos -Pedidos/Situação e cadastre a Situação Interna do sistema.

Observação: Para que este menu seja habilitado, nos Parâmetros Adicionais da Empresa deverá estar definido que utiliza Orçamento ou Pedido.

image.png

image.png

Em seguida deverá ser cadastrado um Orçamento no sistema de vendas, para o Protótipo

image.png

image.png

Na aba itens não deve ser colocado código do produto (pois o protótipo ainda não estará cadastrado), e no campo Formação de Preços deverá ser definido “Solicitou”

image.png

Observação:
Existem 4 status para o campo Formação de Preços

image.png

Na aba Ocorrências do Orçamento, será criada uma ocorrência para o Cadastro do Orçamento do Protótipo

image.png

No Sistema de Análise e Apuração de Preços acesse Movimentação/Orçamento - Formação de Preços/Protótipo/Cadastra,

image.png

Na aba Identificação, informe o cliente

image.png

Clique no DLG do campo Orçamento no Sistema de Vendas para buscar o orçamento cadastrado anteriormente, ao encontrar o orçamento selecione o item e clique em OK

image.png

Observação:

Não esqueça de colocar a Data de Validade da Formação, Análise e Apuração de Preços

image.png

Na aba Engenharia do Produto defina o item e procure pelos componentes para fabricação do protótipo

O Sistema trará na coluna Valor, o valor do custo apurado pelo Sistema, no nosso caso o valor do custo médio desse componente que pertence a engenharia de produtos, pois ele é um produto que possui um grupo de valorização pelo custo médio.

Observação
Não trará automaticamente a engenharia do produto porque o protótipo (manufaturado) ainda não está cadastrado no sistema não tendo portando engenharia de produto para o mesmo

image.png

Na aba Roteiro, se houver coloque o roteiro de fabricação para compor o custo e formação de preço do produto 

image.png

Na aba Formação do Preço de Custo o sistema trará os valores que compõe o custo do protótipo

image.png

Na aba Formação do Preço de Venda o Sistema trará o preço de venda do protótipo, obedecendo as informações cadastradas nos parâmetros da empresa.

image.png

Valores Adicionais - Percentual da Comissão 10%

image.png

Se você não definiu as informações de valores adicionais, percentual da base de imposto, valor base de imposto, percentual do imposto nos Parâmetros Adicionais da Empresa, poderá definir nesta tela

Valores Adicionais - definidos nos Parâmetros Adicionais da Empresa

Custo 1 - 2% = 10,56

Custo 2 - 4% = 21,12

Custo 3 - 10% = 52,81

image.png

image.png

Preço de Venda =  (Custo com Lucro 450,96 + Comissão 52,81  + Valores Adicionais 84,49 + Impostos 24,34 ) = 612,61

image.png

Após realizada a Formação de Preços, se voltar no sistema de vendas e:

O sistema trará a tela de simulação, defina o preço a ser considerado no produto e clique em ok, desta forma o orçamento ficará com o preço de venda apurado pelo sistema de custo.

image.png

image.png

image.png

Quando você clicar em OK, o O Sistema irá cadastrar na aba Ocorrências do Orçamento, uma ocorrência informando que foi Solicitado Aprovação da Formação de Preços para o item 1 Formação de Preços número 6 e o nome do usuário que fez a solicitação

Salve o Orçamento

image.png

Se você tentar importar o Orçamento para o Pedido no Sistema de Vendas,

image.png

Será apresentada mensagem informando que  Protótipos não podem ser importados, eles devem ser efetivados antes no Sistema de Análise e Apuração de Preços

image.png

Ao editar o Orçamento/Formação de Preços do Protótipo no Sistema de Análise e Apuração de Preços será apresentada a mensagem informando que será necessário efetivar o protótipo

image.png

No Grid de Manutenção dos Orçamentos e Formação de Preços dos Protótipos clique no Orçamento e em seguida no botão Efetivação de Protótipo

image.png

Será aberta a tela de cadastro do Produto que será feito de acordo com o Protótipo cadastrado anteriormente

Defina as informações

image.png

Em seguida acesse o Sistema de Vendas e importe o Orçamento cadastrado de acordo com o Protótipo do Sistema de Análise e Apuração de Preços de Preços para o Pedido ou para a Nota Fiscal

image.png

image.png

2 - PRODUTO EM LINHA SOB ENCOMENDA

Para que você faça o Orçamento/Formação de Preços dos Produtos em Linha/Sob Encomenda, primeiramente será necessário que você possua informações cadastradas para o Custo da Estrutura da Organização

image.png

image.png

Em seguida será necessário que informe o Roteiro na Engenharia do Produto

image.png

Para cadastrar no Sistema de Análise e Apuração de Preços um Orçamento/Formação de Preços para um Produto sob Linha/Encomenda, acesse o menu Movimentação>Orçamentos/Formação de Preços>Produtos em Linha/Sob Encomenda

image.png

Quando for gerada a Valorização dos produtos no Sistema, foi criada a informação neste menu

image.png

Você poderá clicar no botão Novo para cadastrar um novo Orçamento/Formação de Preços

image.png

Aba Identificação

Informe a data do Cadastro e os dados do Cliente, em Seguida defina o Código do Produto

image.png

Aba Engenharia do Produto

O Sistema trará os componentes da Engenharia de Produto, do produto informado na aba Identificação, já com os valores calculados automaticamente, essa informação não poderá alterar itens do Roteiro ou da Engenharia, apenas no que diz respeito a custo dos componentes ou custo da hora homem/máquina

image.png

Aba Roteiro

Se foi cadastrado um roteiro na Engenharia de produtos, essa informação virá automaticamente cadastrada e você não poderá alterar itens do Roteiro ou da Engenharia, apenas no que diz respeito a custo dos componentes ou custo da hora homem/máquina

image.png

Aba Formação do Preço de Custo

O Sistema irá gerar automaticamente, os valores da Formação do Preço de Custo, de acordo com as informações cadastradas anteriormente.

Componentes da Engenharia

image.png

% Custo Indireto

image.png

% da Margem de Contribuição

image.png

image.png

Aba Formação do Preço de Venda

Nesta aba você conseguirá informar outros valores que irão compor o Preço de Venda do Produto, como:

image.png

Esse cadastro consiste em avaliar ou reavaliar os custos dos produtos produzidos pela empresa.

Nele você não poderá alterar itens do Roteiro ou da Engenharia, apenas no que diz respeito a custo dos componentes ou custo da hora homem/máquina.

Você poderá, ainda, utilizar os recursos RECARREGA ENGENHARIA e COPIA ROTEIRO DE PRODUTO EM LINHA

Neste caso o orçamento poderá também definir um novo custo padrão para o produto caso seja conveniente para a empresa.

O processo é semelhante ao descrito acima

Na aba Identificação cadastre o novo orçamento/formação de preço:

Selecione o Campo "Atualiza custo padrão dos produtos manufaturados", desta forma, as alterações que você fizer na engenharia de produto ou ao copiar roteiro de produto em linha, serão consideradas para formar o novo custo padrão dos produtos manufaturados.

image.png

Temos 2 botões, o primeiro para recarregar a engenharia de produto (caso a engenharia desse produto tenha sido alterada após o cadastro deste orçamento) 

image.png

O segundo para copiar roteiro de outro produto em linha.

image.png

A segunda aba Engenharia de Produto conterá a engenharia já cadastrada para o produto selecionado na aba anterior, neste caso o sistema trouxe automaticamente o custo de 576,65 para os produtos comprados

image.png

Iremos alterar o preço do item 2, que está R$ 00,00 e foi alterado para R$ 200,00, alterando desta forma, também o Valor Total

image.png

Particularidades:
1. Os Componentes da engenharia cuja valorização seja Reposição a Valor Presente terão a sua data de atualização na cor Verde,

image.png

Isto para que você verifique se será necessário refazer a consulta a seu fornecedor para atualizar o custo deste componente.
Se isso for necessário, você poderá clicar no campo de valor deste produto e o sistema automaticamente irá chamar um atalho para a tela de Reposição a Valor Presente para que você efetue a atualização do custo deste componente.

image.png

2. Os componentes da engenharia que são manufaturados estarão representados pela cor Azul.

Neste momento você não conseguirá visualizar a estrutura deste produto, apenas o seu custo padrão que foi definido na tabela de Custo Padrão dos Manufaturados.

O custo utilizado é o mais atual com data inferior ou igual ao orçamento que está sendo feito.

Caso seja necessário rever o custo deste produto você poderá dar duplo clique sobre ele e o sistema irá apresentar uma tela com os últimos custos deste produto sendo:

A aba Roteiro contém a sequência operacional para a fabricação do produto principal.

E em cada atividade você tem o tempo necessário para o preparo da máquina e o tempo que a máquina levará para realizar essa atividade, o tempo necessário do funcionário para preparar o equipamento e o tempo que o funcionário levará para realizar essa atividade e o número de operadores necessários.

image.png

Com essas informações o Sistema irá somar os tempos necessários para execução de cada atividade sendo que:

CUIDADO se você esquecer de definir o número de operadores na atividade, o valor do custo homem ficará igual a zero, mesmo com horas e valores cadastrados.

O custo hora homem e hora máquina para se chegar no custo final desta atividade o sistema irá obter da tabela de Custos da Estrutura da Organização que já deverá ter sido cadastrada anteriormente.

Caso a empresa utilize o Sistema de Planejamento e Controle da Produção e seu roteiro for até o nível de máquina, esta informação estará disponível no Roteiro do Orçamento, porém o custo correspondente a esta máquina estará no nível anterior definido na Estrutura da Organização, como por exemplo na célula a qual pertence esta máquina, pois o sistema de Custos não terá informações para o nível de máquina

Na aba Formação de Preço de Custo representa a formação do preço de custo do produto, onde após as informações de Custo da Engenharia de Custo de Roteiro para se obter o Custo Direto do produto, o sistema terá duas formas distintas de cálculo:

image.png


1.) O sistema irá considerar os percentuais informados nos Parâmetros Adicionais da Empresa para compor as seguintes custos:

image.png

2.) Se assinalado a opção Utiliza Cálculo da Composição do Custo, em  Parâmetros Adicionais da Empresa

O sistema irá considerar os valores gerados na Composição do Custo da Estrutura da Organização para compor o Custo de Fabricação, já trazendo do valor do custo Indireto embutido no Custo da fabricação, e também irá buscar o % da Margem de Contribuição no período na Manutenção de Margem de Contribuição, nesse caso, não serão considerados os percentuais dos Parâmetros Adicionais da Empresa.

image.png

Na aba Formação do Preço de Venda será demonstrado:

Informe os valores que deverão ser agregados ao cálculo do Preço de Venda e o Sistema irá calcular o Preço de Venda automaticamente.

image.png

Observação:

Sub Total:

3 - OUTROS SERVIÇOS

Para o cadastro de Orçamento/Formação de Preços de Outros Serviços, acesse o menu Movimentação>Orçamento/Formação de Preços>Outros Serviços

image.png

A tela apresentada será idêntica a tela para o Orçamento/Formação de Preços de Protótipo e de Produtos em Linha/Sob Encomenda e nessa tela você poderá cadastrar os Orçamentos que não são relativos aos protótipos e sob encomenda, da mesma forma que fez para esses

image.png

VARIAÇÃO DE PREÇOS DOS MANUFATURADOS 

Para verificar a Variação de Preços dos Produtos Manufaturados, acesse o menu Movimentação>Variação de Preço dos Manufaturados

image.png

Informe o Código do Produto Manufaturado que deseja analisar e acione a tecla enter

Neste menu será demostrado:

image.png

RELATÓRIO/EMISSÃO DE ORÇAMENTO/FORMAÇÃO DE PREÇO

Para verificação dos Orçamento/Formação de Preço acesse o menu Relatórios>Emissão de Orçamentos/Formação de Preços

image.png

Protótipo

Defina o número do orçamento e a configuração com as informações que deseja visualizar

image.png

image.png

Produtos em Linha/ Sob Encomenda

image.png

image.png

RELATÓRIO DE ÚLTIMAS COMPRAS

Para visualizar o Relatório com as últimas compras realizadas pela empresa, acesse o menu Relatórios>Últimas Compras

image.png

Defina a configuração do relatório, de acordo com o objetivo

image.png

image.png

RELATÓRIO ORÇAMENTOS DO SISTEMA DE VENDAS

Para visualizar os Orçamentos cadastrados no Sistema de Vendas, acesse o menu Relatórios>Orçamentos (Vendas)

image.png

image.png

image.png